Brasil
Especialistas destacam caminhos para o futuro do turismo durante debate em embarcação sustentável
O painel Journey Across the Earth, realizado nesta terça-feira (18), no Barco da JAQ movido a hidrogênio, na Estação das Docas, em Belém (PA), reuniu especialistas do Brasil e do exterior para discutir como o turismo pode contribuir de forma efetiva para a agenda climática global. A ação integra a programação paralela do Ministério do Turismo durante a COP30, em Belém.
O encontro contou com a presença da secretária-executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, além de Virginia Fernández-Trapa, coordenadora de Programas de Ação Climática e Circularidade do Departamento de Relações Institucionais, Parcerias e Incidência Política.
João Ricardo Viegas, chefe do Escritório Internacional do Ministério do Turismo, abriu o debate reforçando que o turismo sustentável é hoje uma das alavancas mais eficientes de desenvolvimento econômico. Segundo ele, “o turismo é, acima de tudo, experiência”, destacando que o Pará desponta como um destino cada vez mais procurado por sua autenticidade, diversidade e riqueza ambiental. João também abordou processos regenerativos capazes de reduzir impactos e mitigar os efeitos das mudanças climáticas, ressaltando que inovação e sustentabilidade caminham juntas.
Heitor Kadri, diretor da Organização Mundial do Turismo (UN Tourism), chamou atenção para os transportes, responsáveis por cerca de 50% das emissões globais relacionadas ao setor. Ele detalhou como a dependência de combustíveis fósseis impacta diretamente a atividade turística e defendeu a adoção de tecnologias e soluções sustentáveis para “que o turismo se torne um dos componentes menos poluentes do desenvolvimento econômico mundial”.
Já Narendra Ramgulam, diretor-adjunto de Turismo Sustentável da Caribbean Tourism Organization (CTO), trouxe exemplos práticos de iniciativas corporativas que vêm incentivando o uso de combustíveis limpos, fortalecendo cadeias da bioeconomia e promovendo parcerias com empresas comprometidas com a transição verde. Ele destacou programas que transformam resíduos gerados pelo turismo em novos produtos, criando valor, reduzindo poluição e gerando impactos econômicos positivos nas comunidades locais.
POLÍTICAS PÚBLICAS – Ao final do painel, Ana Carla Lopes agradeceu pela riqueza das informações e experiências compartilhadas ao longo dos dias de Boat Talks, destacando a importância dessas trocas para fortalecer políticas públicas e soluções inovadoras para o turismo sustentável no Brasil. “Em nome do Ministério do Turismo, agradeço imensamente pelas experiências trocadas aqui, que confirmam que a transição para um turismo mais verde é possível, necessária e já está em curso. Levar essas ideias para as políticas públicas é um compromisso nosso”, afirmou.
Apesar dos desafios apresentados, os três painelistas convergiram em uma mensagem otimista: o turismo sustentável tem potencial para impulsionar emprego, renda e desenvolvimento, especialmente em regiões ricas em biodiversidade, como a Amazônia. A aposta no verde, concluíram, não é apenas uma necessidade climática, mas uma oportunidade econômica estratégica para o futuro.
Por Cléo Soares
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
Brasil
MPA participa da Seafood Expo Global 2026 para ampliar mercados e fortalecer a imagem do pescado brasileiro
O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) participa, entre os dias 21 e 23 de abril, da Seafood Expo Global 2026, em Barcelona, na Espanha, considerada a principal feira mundial do setor de pescados e aquicultura. A missão oficial é chefiada pelo ministro Rivetla Edipo Araujo Cruz, acompanhado por representantes técnicos da pasta.
A presença brasileira no evento integra os esforços do Governo Federal para fortalecer a inserção internacional do pescado brasileiro, ampliar oportunidades comerciais e avançar no diálogo com autoridades e lideranças do setor pesqueiro europeu, com foco na retomada das exportações para a União Europeia.
Realizada anualmente, a Seafood Expo Global reúne autoridades governamentais, organismos internacionais, empresários, investidores e compradores de diversos países, consolidando-se como um dos principais espaços mundiais para a promoção de produtos da pesca e da aquicultura.
Durante a abertura do Pavilhão do Brasil, no dia 21 de abril, o ministro destacou o compromisso do Governo Federal com o fortalecimento da cadeia produtiva do pescado e com a competitividade internacional do setor.
“O Brasil tem trabalhado para consolidar sua posição como fornecedor de alimentos aquáticos de alta qualidade, produzidos com responsabilidade e sustentabilidade. Nossa participação nesta feira reafirma o compromisso do país com o desenvolvimento do setor e com a ampliação de novos mercados para o pescado brasileiro”, afirmou.
O ministro também ressaltou a parceria entre o MPA, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o Consulado-Geral do Brasil em Barcelona, a Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (ABIPESCA) e o setor produtivo nacional para fortalecer a presença brasileira no mercado internacional.
Programação institucional
A agenda da missão inclui uma série de reuniões estratégicas com representantes de instituições e governos internacionais. Entre os compromissos previstos estão encontros com:
* representantes da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO);
* dirigentes da INFOPESCA, organismo regional voltado à comercialização de produtos pesqueiros;
* autoridades do governo da Espanha;
* representantes da Noruega;
* membros da Comissão Internacional para a Conservação do Atum do Atlântico (ICCAT).
Além disso, o ministro participa do painel internacional “Scaling Sustainable Blue Foods: Policy, Technology, and Market Insights”, no qual apresentará a visão do Brasil sobre a importância dos alimentos aquáticos sustentáveis para a segurança alimentar global.
Promoção do pescado brasileiro
Ao longo da feira, a delegação brasileira também realizará visitas técnicas e encontros com empresários, importadores e representantes da indústria internacional, reforçando a imagem do Brasil como um país comprometido com:
* a qualidade sanitária dos produtos;
* a rastreabilidade do pescado;
* a sustentabilidade da produção;
* e a geração de emprego e renda no setor aquícola e pesqueiro.
A participação do MPA na Seafood Expo Global 2026 reforça a estratégia do Governo Federal de ampliar a presença do pescado brasileiro no mercado externo e consolidar o país como referência internacional na produção sustentável de alimentos aquáticos.
-
Agro6 dias agoIPCF sobe em março e indica piora no poder de compra de fertilizantes para o produtor rural
-
Esportes5 dias agoCorinthians vence Santa Fe e domina Grupo E da Libertadores
-
Esportes5 dias agoFluminense perde de virada para Independiente Rivadavia e se complica na Libertadores
-
Paraná6 dias agoGaeco de Maringá desarticula organização criminosa que fabricava anabolizantes em laboratório clandestino e simulava grife europeia
-
Paraná5 dias agoNova atualização do Monitor de Secas aponta para continuidade da estiagem no Paraná
-
Agro6 dias agoAbertura da Colheita da Oliva no RS estreia feira focada em negócios e inovação
-
Paraná4 dias agoParaná tem redução de 10% nos homicídios e 22% nos roubos no 1º trimestre de 2026
-
Política Nacional6 dias agoCâmara aprova projeto que autoriza isenção do Imposto sobre Serviços na Copa do Mundo Feminina de 2027
