Paraná
Alunos da rede estadual mostram projetos na Feira Científica Paraná Faz Ciência
Alunos da rede estadual de ensino vão apresentar seus projetos na 1ª edição da Feira de Cultura Científica Paraná Faz Ciência (FECCI), que começa nesta terça-feira (4) e segue até quinta-feira (6), na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), câmpus Neoville, em Curitiba. O evento é gratuito, aberto ao público e tem o objetivo de dar visibilidade a trabalhos científicos desenvolvidos na educação básica do Estado.
Foram ofertadas vagas para equipes de expositores, formadas por no máximo três estudantes, um professor orientador e, se houver, um coorientador. Estes grupos são distribuídos em três níveis de participantes: Kids, Junior e Jovem.
A FECCI Kids é destinada a estudantes do Ensino Fundamental I, de 4º e 5º anos; a Junior é para alunos do Ensino Fundamental II, e a Jovem, para estudantes do Ensino Médio, Educação Profissional Técnica de Nível Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A lista dos projetos participantes foi divulgada no edital publicado no dia 15 de setembro, com mais de 380 expositores selecionados.
A Feira é realizada pelo Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Paraná Faz Ciência, com apoio da Fundação Araucária, da Secretaria de Estado de Educação (Seed-PR) e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI).
RESÍDUOS SÓLIDOS – Um dos projetos é sobre resíduos sólidos e foi produzido pelos alunos do Clube de Ciências STEAM do Colégio Estadual Teotônio Vilela, em Curitiba, que utilizaram a aprendizagem baseada em jogos para abordar o tema com professores. A iniciativa teve início com a aplicação de um questionário à comunidade, incluindo alunos e professores, com o objetivo de compreender hábitos, dúvidas e conhecimentos relacionados ao manejo de resíduos. A partir dos resultados, os alunos desenvolveram um circuito de jogos educativos, que incluía tabuleiros, jogos da memória e quizzes eletrônicos.
“A ideia foi que os professores utilizassem os jogos de uma maneira lúdica e conseguissem tratar melhor o conteúdo do que com uma palestra, por exemplo´. Além disso, a intenção foi que também os professores pudessem aprender um pouco mais sobre resíduos sólidos baseado nas dúvidas que tinham e que foram apontadas no questionário”, explica a professora coordenadora do projeto, Francini Vila dos Santos.
DESAFIOS – A metodologia de educação do Clube STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics) prevê a integração dos alunos com essas disciplinas, através de projetos científicos, possibilitando ao estudante se preparar para desafios como cidadão e no mercado de trabalho.
Para Alice Dziedicz Pereira, aluna participante do Clube e do projeto, o momento mais divertido foi aplicar os jogos e acompanhar o retorno dos professores. “Esse trabalho mostrou para a gente que a educação não precisa ser só maçante, com quadro e giz. Ela pode ser aplicada com jogos. Então jogando e se divertindo, você também pode aprender”, destaca.
NAPI PARANÁ FAZ CIÊNCIA – O Paraná Faz Ciência (PrFC) integra o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) como ferramenta para agregar iniciativas de divulgação científica e educação para a ciência. O objetivo é tornar o Paraná uma referência global em produção e divulgação científica, garantindo investimentos em pesquisa, apoio institucional e valorização da ciência e dos cientistas.
Fonte: Governo PR
Paraná
Ministério Público do Paraná denuncia por corrupção e posse ilegal de armas em delegacia de Bandeirantes três pessoas investigadas na Operação Fim da Trilha
O Núcleo de Londrina do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Paraná ofereceu nesta quarta-feira, 9 de setembro, duas denúncias criminais contra três pessoas investigadas no âmbito da Operação Fim da Trilha. A ação apura o recebimento de vantagens indevidas e outros ilícitos envolvendo servidor lotado na 39ª Delegacia Regional de Polícia Civil, localizada em Bandeirantes, no Norte Pioneiro do estado.
Áudio do Promotor de Justiça Leandro Antunes Meirelles Machado
As apurações que culminaram no oferecimento das denúncias tiveram origem a partir de um relatório encaminhado pelo 18º Batalhão de Polícia Militar. Ao longo das investigações, o Gaeco constatou que um investigador de polícia se valia da atuação de advogados para intermediar o recebimento de propina. Em um dos episódios detalhados pelo MPPR, o servidor teria cobrado e efetivamente recebido R$ 10 mil para franquear o acesso de um advogado a um aparelho celular que havia sido apreendido e estava sob custódia da unidade policial. A manobra ilícita tinha como objetivo permitir a exclusão dos dados probatórios armazenados no dispositivo.
Outros crimes – Além dos crimes contra a administração pública, os fatos denunciados englobam delitos previstos no Estatuto do Desarmamento. No dia 23 de abril deste ano, durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão expedidos no contexto da mesma operação nas cidades de Bandeirantes e Cambará, o investigador foi flagrado mantendo sob sua guarda no interior da delegacia, de forma irregular, um revólver e dezenas de munições de calibres variados, contemplando armamento de uso permitido e de uso restrito.
Os três investigados foram denunciados pela prática dos crimes de corrupção passiva, corrupção ativa, posse irregular de arma de fogo de uso permitido e posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Junto aos pedidos de condenação criminal, o Ministério Público solicitou à Justiça a decretação da perda do cargo público do policial civil. O MPPR requereu ainda o perdimento dos valores ilicitamente auferidos com o esquema criminoso e o arbitramento cumulativo de dano moral coletivo no valor de R$ 100 mil, montante que deverá ser revertido aos cofres do Estado do Paraná.
Notícia anterior:
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4249
Fonte: Ministério Público PR
-
Política Nacional7 dias agoDavi comemora autorização para busca de petróleo na costa do Amapá
-
Paraná7 dias agoMinistério Público do Paraná dá boas-vindas a 11 novos Promotores Substitutos e reforça atuação institucional
-
Brasil6 dias agoPopulação de Piraí (RJ) é atendida por carreta de saúde da mulher do Ministério da Saúde; veja como funciona
-
Brasil6 dias agoPopulações de mais três municípios de Minas Gerais são atendidas por carretas de exames de imagem do Ministério da Saúde; veja como funciona
-
Entretenimento7 dias agoYudi Tamashiro exibe antes e depois de harmonização facial: ‘Muito mais jovem!’
-
Agro6 dias agoAlgodão reúne o setor para discutir preços, produtividade e novos mercados
-
Educação7 dias agoComissão amplia prazo para preenchimento dos dados do Fundeb-VAAR
-
Esportes5 dias agoSantos vence o Inter no Beira-Rio e amplia distância da zona de rebaixamento
