Agro
Bolsas da China e de Hong Kong têm pior semana desde abril em meio a tensões comerciais e cautela dos investidores
Os principais mercados acionários da Ásia encerraram a semana em forte queda, com destaque para as bolsas da China e de Hong Kong, que registraram o pior desempenho desde o início de abril. A combinação de tensões comerciais entre Pequim e Washington e a realização de lucros em ações ligadas à inteligência artificial pesou sobre o sentimento dos investidores.
Desempenho negativo nas bolsas chinesas e de Hong Kong
Nesta sexta-feira (17), o índice Xangai Composite recuou 1,95%, enquanto o CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, caiu 2,26%. Já o Hang Seng, de Hong Kong, encerrou o pregão com perda de 2,48%.
Na comparação semanal, o CSI300 acumulou baixa superior a 2%, e o Hang Seng recuou cerca de 4%, ambos registrando o pior desempenho em mais de seis meses.
Incertezas políticas e cautela antes de reunião em Pequim
O clima de volatilidade reflete a postura mais conservadora dos investidores, que aguardam a reunião do Comitê Central do Partido Comunista Chinês, marcada para a próxima semana, em Pequim. O encontro deve tratar de estratégias econômicas e do 15º Plano Quinquenal de Desenvolvimento, voltado ao crescimento sustentável do país.
De acordo com analistas do mercado financeiro, o cenário atual indica uma tendência de maior seletividade por parte dos investidores, com foco em setores como tecnologia, materiais básicos e bens de consumo, que ainda apresentam potencial de valorização.
Tensões comerciais reacendem preocupações globais
As tensões entre Estados Unidos e China voltaram a ganhar força nos últimos dias. O governo chinês acusou Washington de “criar pânico” em torno das restrições impostas ao comércio de terras raras, insumo estratégico para a indústria tecnológica. Além disso, ambos os países passaram a adotar novas tarifas portuárias sobre companhias de transporte marítimo, o que elevou a preocupação com impactos nas cadeias globais de suprimentos.
Mercados da Ásia seguem em queda
O movimento de baixa também foi observado em outras bolsas da região Ásia-Pacífico:
- Tóquio (Nikkei 225): queda de 1,44%, a 47.582,15 pontos
- Seul (Kospi): leve alta de 0,01%, a 3.748 pontos
- Taiwan (Taiex): recuo de 1,25%, a 27.302 pontos
- Cingapura (Straits Times): queda de 0,81%, a 4.320 pontos
- Sydney (S&P/ASX 200): baixa de 0,81%, a 8.995 pontos
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio
Agro
Hambúrguer e pescado de Ribeirão Preto podem ser comercializados em todo o Brasil
Duas agroindústrias de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, passaram a ter autorização para comercializar seus produtos em todo o território nacional após o reconhecimento do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) do município pelo Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). A equivalência foi reconhecida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio de portaria publicada no dia 8 de setembro.
As empresas produzem pescado pronto para preparo em fritadeiras elétricas e hambúrgueres. Para os empreendimentos, a mudança permite buscar clientes fora do mercado atendido anteriormente pelo serviço municipal.
Uma das empresas produz tilápia, surubim, tilápia recheada com provolone, croquete de tilápia e camarão. Os produtos são comercializados por meio de delivery, empórios, lojas de conveniência, boutiques de carne, bares e restaurantes, além de vendas entre empresas.
Com a ampliação da área de comercialização, a empresa pretende desenvolver novos canais de distribuição e, conforme a formalização de contratos, aumentar a produção e o número de funcionários.
Na indústria de hambúrgueres, a integração ao Sisbi-POA também abre a possibilidade de comercialização para estabelecimentos de outros estados. A empresa já atende clientes e recebe demanda de hamburguerias de São Paulo, Minas Gerais e outros estados próximos. A produção é automatizada, e novos investimentos estão previstos para 2027.
As duas empresas autorizadas a utilizar o selo deverão incluir nas embalagens a inscrição Sisbi, do Mapa, indicando que a inspeção foi feita pelo município, mas equivalente àquela feita pelo Mapa.
Informações à imprensa
[email protected]
-
Política Nacional4 dias agoEleições 2026: quem fica, quem sai e quem concorre ao Senado
-
Paraná5 dias agoAtendendo recurso do MPPR, Supremo Tribunal Federal reconhece provas da investigação de homicídios praticados na UTI do Hospital Evangélico de Curitiba
-
Esportes5 dias agoGabigol dá duas assistências, Santos vence Atlético-MG e larga na frente nas quartas
-
Educação6 dias agoUFMT abre seleção para licenciatura intercultural indígena
-
Paraná5 dias agoMinistério Público do Paraná denuncia por corrupção passiva ex-secretário Municipal de Governo e presidente da Câmara de Vereadores de Ortigueira
-
Brasil5 dias agoForça Nacional do SUS recebe base no Rio de Janeiro para enfrentar emergências climáticas
-
Paraná5 dias agoMinistério Público do Paraná empossa nova Promotora Substituta nesta quarta-feira (9/9), em cerimônia marcada para as 17 horas
-
Educação3 dias agoPrazo para escolha dos livros didáticos do PNLD termina nesta sexta (11)
