Educação
Semana Nacional da EPT recebeu 30 mil visitantes
30 mil pessoas visitaram a 5ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, evento que aconteceu no período de 7 a 9 de outubro, em conjunto com o Festival Curicaca, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília. A edição teve como tema “Juventudes que inovam, Brasil que avança”.
Ao longo dos três dias de programação gratuita, o público teve acesso a 400 projetos desenvolvidos por 63 instituições ofertantes de educação profissional e tecnológica (EPT), com representantes de todos os estados e do Distrito Federal. Um total de 1.434 expositores expuseram na Mostra Tecnológica projetos de robótica, gastronomia, foguetes, jogos, inteligência artificial, aplicativos digitais, tecnologias inclusivas e sustentabilidade.
Além da Mostra, a Semana Nacional da EPT também reuniu estandes especiais com projetos fomentados pelo MEC, como espaços de degustação de café e queijo, produzidos pelo Instituto Federal Sul de Minas Gerais e Instituto Federal de Minas Gerais, respectivamente. Foram servidas 7 mil doses de café e 500 peças de queijo.
Eventos – A premiação do concurso Educação Profissional para a Economia Verde, o lançamento da série audiovisual Indicações Geográficas nos Institutos Federais e da coleção Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: quase dois séculos mudando o Brasil (editora IFG) foram eventos que também integraram a Semana Nacional e contaram com a participação de estudantes, técnicos, professores e outros profissionais.
- Leia mais: MEC premia projetos inovadores em economia verde
- Leia mais: MEC apresenta série audiovisual sobre Indicações Geográficas
- Leia mais: MEC apresenta coletânea da história da Rede Federal
No último dia, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli, participou de um painel sobre educação e formação no Festival Curicaca, discutindo a importância do diploma e da formação técnica para os jovens.
“O estudante, jovem ou adulto, que ingressa na qualificação profissional, nos cursos técnicos e superiores de tecnologia, tem mais oportunidades de emprego, maior renda e, consequentemente, melhora da qualidade de vida, além de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico do Brasil. A Semana Nacional é a síntese do que de melhor acontece na EPT brasileira”, resumiu Bregagnoli.
Semana de EPT – A Semana Nacional de EPT é uma iniciativa do MEC, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), e este ano foi realizada em conjunto com o Festival Curicaca, promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). A partir da edição de 2025, o evento passará a acontecer a cada dois anos.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Setec
Fonte: Ministério da Educação
Educação
PND: publicado edital com prazos e diretrizes da prova
O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 27 de maio, o Edital n° 67, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos da Prova Nacional Docente (PND) 2026. A prova será aplicada no dia 20 de setembro. Os professores interessados em participar devem se inscrever no período de 22 de junho a 3 de julho, exclusivamente pelo Sistema PND.
Podem participar da PND os estudantes concluintes inscritos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) das Licenciaturas, bem como os demais interessados em participar de concursos ou processos seletivos promovidos pela União, estados, Distrito Federal e municípios que adotarem o resultado da avaliação como etapa de seu próprio processo de contratação de professores.
A taxa de inscrição custa R$ 85 e deve ser paga até 8 de julho. O período para solicitar isenção da taxa de inscrição vai de 5 a 10 de junho. Estão isentos do pagamento da taxa estudantes concluintes inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas; cidadãos inscritos no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico); e doadores de medula óssea.
Prova – De acordo com o edital, a prova terá duração de 5h30 e será composta por uma parte de Formação Geral Docente, comum aos cursos de todas as áreas, e uma de Componente Específico, próprio de cada área de avaliação. A primeira, que compreende conteúdos transversais pedagógicos, terá 30 questões de múltipla escolha e uma discursiva. Já a segunda será formada por 50 questões de múltipla escolha. No edital estão dispostas todas as áreas que serão avaliadas na PND deste ano.
Confira o cronograma da PND 2026:
|
Etapa |
Prazo |
|
Solicitação de isenção da taxa de inscrição |
5 a 10 de junho |
|
Inscrição |
22 de junho a 3 de julho |
|
Solicitação de atendimentos especializado e nome social |
22 de junho a 3 de julho |
|
Pagamento da taxa de inscrição |
22 de junho a 8 de julho |
|
Aplicação da prova |
20 de setembro |
|
Gabarito preliminar e padrão de resposta |
24 de setembro |
|
Gabarito definitivo e padrão de resposta da questão discursiva |
15 de dezembro |
|
Resultado final |
15 de dezembro |
Adesão das redes – As redes de ensino interessadas em utilizar a Prova Nacional Docente (PND) como etapa de seus processos seletivos para professores da educação básica têm até este domingo, 31 de maio, para aderir ao exame. A formalização da adesão é realizada pelos secretários de educação, por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec). A PND não é um concurso e não substitui os processos seletivos dos entes, mas pode substituir as etapas de provas objetiva e discursiva. Além disso, a adesão não obriga a utilização da PND nos processos seletivos da rede, mas propicia segurança jurídica caso ela seja utilizada como parte das seleções. Mais informações sobre como utilizar a PND para seleção de professores podem ser encontradas no Guia de Apoio Técnico.
PND – A Prova Nacional Docente é uma iniciativa do MEC que integra o Programa Mais Professores para o Brasil e tem como objetivos melhorar a qualidade da formação e do ingresso de professores nas redes de ensino, bem como estimular a realização de concursos públicos e induzir o aumento de professores qualificados nas redes públicas de ensino.
De acordo com o edital, o exame “não constitui concurso público em si e, como processo independente, visa subsidiar os concursos ou seleções conduzidas pelos entes federativos”. A PND será aplicada anualmente, e as redes públicas de ensino de estados e municípios poderão optar por utilizar a PND como etapa única ou complementar em seus concursos públicos ou processos seletivos simplificados de seleção de professores que venham a realizar.
Mais Professores – Instituído pelo Decreto nº 12.358/2025, o Programa Mais Professores para o Brasil foi construído em reconhecimento ao papel central dos docentes no processo de aprendizagem dos estudantes e no sucesso das políticas educacionais. A iniciativa visa fortalecer a formação docente, incentivar o ingresso de professores no ensino público e valorizar os profissionais do magistério, por meio de recursos e oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo.
O programa visa atender 2,3 milhões de docentes em todo o país e prevê as seguintes iniciativas, além da PND: Pé-de-Meia Licenciaturas, Bolsa Mais Professores, Portal de Formação e ações de valorização em parceria com bancos públicos e outros ministérios.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria Executiva (SE)
Fonte: Ministério da Educação
-
Paraná6 dias agoPrograma de irrigação no Noroeste do Paraná avança com a compra de torres de fluxo
-
Esportes4 dias agoGrêmio vira sobre o Santos, empurra o Peixe para o Z4 e amplia pressão no Brasileirão
-
Economia6 dias agoMDIC firma parceria com Governo do Paraná e Caixa para fortalecer economia de impacto
-
Agro6 dias agoMapa reforça diálogo sobre inovação no campo e segurança regulatória
-
Educação6 dias agoFomento do Fundeb à educação integral é tema de encontro
-
Esportes4 dias agoMirassol vence o Fluminense e interrompe reação tricolor no Brasileirão
-
Brasil5 dias agoMinistério da Saúde debate estratégias para ampliar a gestão democrática no SUS
-
Esportes4 dias agoSão Paulo sai na frente, cede empate ao Botafogo no fim e amplia jejum no Brasileirão
