Brasil
Com o apoio do Ministério do Turismo, maior procissão do mundo reúne 2,5 milhões de fiéis nas ruas de Belém
As ruas de Belém amanheceram neste domingo (12.10) tomadas por fé, cores e emoção para celebrar os 233 anos do Círio de Nazaré. Considerada a maior procissão do mundo, a manifestação de devoção do povo paraense reuniu cerca de 2,5 milhões de pessoas, transformando a capital em um imenso santuário a céu aberto que atrai devotos de todas as partes do Brasil e do exterior.
Com cerca de 5h de duração, a imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré chegou à Praça Santuário no final da manhã. A grande romaria partiu da Catedral Metropolitana de Belém em direção à Basílica Santuário, erguida no local onde a imagem da santa foi encontrada em 1700 pelo caboclo Plácido. Em um percurso de 3,6 km, a multidão cruzou o Centro Histórico e passou por marcos emblemáticos como o Ver-o-Peso e a Estação das Docas.
“O Círio é o coração do povo paraense pulsando em comunhão. Ele movimenta não apenas a fé, mas também a economia, o turismo e a cultura. E, neste ano, reforça uma mensagem de cuidado com a nossa casa comum: a Amazônia”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
TRANSMISSÃO – Pela primeira vez, a emoção da maior manifestação católica do país ultrapassou as fronteiras da Amazônia de forma inédita. O Ministério do Turismo, em parceria com a TV Brasil Internacional e o canal GovBR, transmitiu o Círio de Nazaré 2025 ao vivo para todo o Brasil e mais de 140 países, com cobertura simultânea pelo canal do MTur no YouTube. Milhões de pessoas puderam acompanhar cada momento da procissão, da passagem da Berlinda aos carros de promessas.
“Com esta transmissão, o Brasil mostra ao mundo a força da fé, da cultura e do turismo religioso. É uma oportunidade de divulgar Belém e toda a Amazônia como destinos de espiritualidade e sustentabilidade”, afirmou o ministro Celso Sabino.
INCLUSÃO – Para garantir que todos pudessem participar da celebração com conforto e segurança, a Arquibancada do Círio, montada na Avenida Presidente Vargas, se destacou como um símbolo de inclusão. Com 3.500 lugares e áreas reservadas para idosos, gestantes e pessoas com deficiência, a estrutura contou com rampas de acesso e equipe de apoio.
A iniciativa é resultado de parceria entre a Arquidiocese de Belém, o Governo do Estado, a Prefeitura de Belém e o Ministério do Turismo, reforçando o compromisso do Governo Federal com um turismo acessível e inclusivo.
“O Ministério do Turismo acredita no poder do Círio como expressão de fé, cultura e desenvolvimento. Nosso apoio representa não apenas investimento, mas o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao turismo religioso e o compromisso com o desenvolvimento sustentável e inclusivo do Brasil”, destacou Ana Carla Lopes, secretária-executiva do Mtur.
SUSTENTABILIDADE – A fé também caminhou ao lado da preservação ambiental. O projeto EcoCírio, uma iniciativa da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), promoveu a coleta seletiva e o descarte consciente ao longo do percurso. Criado em 2016, o projeto envolve centenas de voluntários e catadores, garantindo a destinação correta dos resíduos e a geração de renda.
“O primeiro desafio é conscientizar os participantes – de vendedores a fiéis – para que o lixo seja separado corretamente”, explicou Sérgio Reis, diretor-secretário da DFN.
Maria do Socorro Ribeiro, presidente da Cooperativa de Trabalho dos Catadores da Coleta Seletiva de Belém (ACCSB), que atua há mais de 20 anos na limpeza das romarias, complementa: “Participar do Círio com esse propósito é um ato de fé e gratidão. A gente cuida da cidade e retribui o que Nossa Senhora faz por nós”.
HISTÓRIA – A história do Círio remonta a 1700, com o achado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Entre os símbolos da procissão estão a Berlinda, a Corda de 400 metros, os 14 carros de promessas e os milhares de fiéis que caminham descalços em agradecimento e devoção.
Em 2014, o Círio de Nazaré foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, consolidando-se como um dos maiores eventos de fé do planeta.
TURISMO RELIGIOSO – Atualmente, o Círio representa o ápice do turismo religioso brasileiro – um segmento que movimenta destinos, conecta comunidades e revela o poder transformador da fé. Eventos como o Círio, a Romaria de Nossa Senhora Aparecida (SP) e as celebrações em Juazeiro do Norte (CE) fazem do Brasil um dos países com maior potencial mundial para o turismo de fé.
De acordo com o Plano Nacional de Turismo 2024–2027, o segmento é considerado estratégico para o desenvolvimento regional e a geração de empregos. O Ministério do Turismo atua para estruturar rotas religiosas, qualificar profissionais, modernizar espaços de peregrinação e ampliar a divulgação nacional e internacional dessas celebrações.
“O turismo religioso é uma força que une o Brasil. É fé que gera oportunidades, movimenta cidades e reforça nossa identidade como um país acolhedor, solidário e cheio de esperança. Esse segmento movimenta cerca de R$ 15 bilhões por ano no país.”, concluiu o ministro Celso Sabino.
Por Cíntia Luna
Assessora de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
Brasil
Ministro dos Transportes debate avanços em infraestrutura e liderança em agendas no Sudeste e no Sul
O ministro dos Transportes, George Santoro, cumpriu, nesta quarta-feira (29), agendas em São Paulo e no Rio Grande do Sul com foco em infraestrutura, desenvolvimento econômico e gestão pública. Pela manhã, participou do evento “Inteligência em Foco: Brasil, Tendências de um Mercado Dinâmico”, promovido pela S&P Global Market Intelligence, na capital paulista.
“O Brasil está diante de uma janela de oportunidades muito importante. Temos estabilidade institucional, previsibilidade e uma agenda forte de infraestrutura. Construímos hoje a maior carteira de concessões do mundo, tanto em rodovias quanto em ferrovias, com regras estáveis, matriz de risco clara e mecanismos de solução de conflitos que dão segurança ao investidor”, afirmou o ministro.
No encontro, ao tratar dos desafios logísticos, Santoro destacou a integração entre os modais como prioridade para aumentar a eficiência do transporte nacional.
“O país se consolidou como um grande exportador de commodities, mas precisa ganhar produtividade e isso passa por melhorar a logística. Estamos integrando modais, conectando portos, ampliando a malha ferroviária e criando condições para reduzir custos e aumentar a competitividade”, declarou.
Estratégias de liderança
À noite, em Porto Alegre (RS), o ministro participou do evento “Novos Líderes para um Novo Mundo”. Na ocasião, integrou a master class “Negociação, decisão e liderança em cenários complexos”, ao lado de especialistas e representantes de instituições nacionais.
“A experiência na gestão pública mostra que decisões mais eficazes são construídas com diálogo, escuta ativa e confiança entre as instituições. Quando há disposição para ouvir e construir consensos, os resultados chegam de forma mais sólida. No setor público, isso é essencial para transformar projetos em entregas reais para a sociedade”, destacou George Santoro.
Promovido pela CMI Interser Brasil, em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola do Rio Grande do Sul, o encontro reuniu representantes dos setores público e privado para debater estratégias de negociação e tomada de decisão em ambientes desafiadores.
A programação também marcou a abertura da etapa classificatória brasileira da International Negotiation Competition, considerada a maior competição universitária internacional da área. A etapa final será realizada em julho de 2026, no Canadá.
Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes
Fonte: Ministério dos Transportes
-
Esportes4 dias agoInter empata com Botafogo em duelo movimentado no Beira‑Rio
-
Agro6 dias agoPreço do leite sobe em 2026 e pressiona mercado lácteo no Brasil, aponta Cepea
-
Esportes6 dias agoPalmeiras goleia o Jacuipense e encaminha vaga às oitavas da Copa do Brasil
-
Agro5 dias agoPreço do suíno cai no Brasil mesmo com exportações recordes e pressiona margens do produtor
-
Brasil6 dias agoMinistério da Saúde inicia distribuição emergencial de medicamento oncológico em todo o país
-
Paraná7 dias agoGaeco cumpre mandados de busca e apreensão em Bandeirantes e Cambará na Operação Fim da Trilha, que investiga possíveis crimes cometidos por policial civil
-
Agro6 dias agoConsumo de diesel no Brasil deve bater recorde em 2026 com 70,8 milhões de m³, impulsionado pelo agronegócio
-
Política Nacional6 dias agoComissão aprova obrigatoriedade de caixa eletrônico acessível para pessoa com deficiência visual
