Connect with us


Brasil

MJSP e Prefeitura do Rio de Janeiro anunciam criação de quatro Cais

Publicado em

Rio de Janeiro, 12/09/2025 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), e a Prefeitura do Rio de Janeiro, anunciaram, nessa quinta-feira (11), a criação de quatro Centros de Acesso a Direitos e Inclusão Social (Cais) em comunidades do município. As unidades serão instaladas nos territórios da Providência (Centro), da Maré e da Mangueira (Zona Norte) e de Vila Aliança (Zona Oeste).

A iniciativa foi apresentada durante o lançamento do programa Impacta Rio, realizado pelo governo local, por meio da Secretaria Especial de Economia Solidária do município, no Palácio da Cidade. O evento contou com a participação da secretária nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos, Marta Machado, que destacou a importância do projeto para ampliar a inclusão produtiva e o acesso a direitos em regiões mais vulneráveis.

“Estamos juntos aqui hoje porque compartilhamos do sentimento de que a população merece e precisa de equipamentos públicos que atendam às demandas de acesso a direitos e ofereçam possibilidades reais de reinserção social. É sobre cuidar das pessoas, mas não de forma assistencialista, e sim garantindo inclusão produtiva e desenvolvimento dos territórios”, afirmou a secretária.

Leia mais:  Ministério da Saúde dialoga sobre diagnóstico e monitoramento do cuidado de PVHA

Ela explicou ainda que os Cais têm como missão articular políticas públicas de saúde, assistência social, educação, cultura, trabalho e moradia, sempre a partir das necessidades de cada comunidade. “Na Senad, tudo o que fazemos na perspectiva da reinserção social é articulado aos territórios e com o objetivo de fortalecer as comunidades. Uma política que cuida das pessoas precisa ser intersetorial, com escuta e evidências”, acrescentou.

Geração de renda e economia solidária

Os novos Cais terão foco na geração de renda e no fortalecimento da economia solidária, articulando formação técnica e empreendedora, apoio a empreendimentos comunitários, articulação com políticas públicas locais e estratégias de redução de danos para pessoas com demandas relacionadas ao uso de drogas.

O objetivo é recuperar vínculos sociais e fortalecer dinâmicas produtivas locais, promovendo o desenvolvimento sustentável das comunidades e a inclusão socioeconômica de populações afetadas pela vulnerabilidade social.

Além dos Cais, o evento também marcou o lançamento do Rio Cidade Criativa, projeto que oferece capacitação em atividades de artesanato e economia criativa, como crochê, macramê, sabonetes e velas artesanais.

Leia mais:  Na Bahia, Programa AmpliAR vai modernizar aeroportos das cidades de Lençóis e Paulo Afonso e impulsionar a economia local

O Impacta Rio, que servirá como base para a implementação dos CAIS, prevê capacitar 22 mil pessoas em 24 meses, por meio de dez polos de aprendizagem espalhados pela cidade. Os cursos abrangem áreas como moda, hotelaria e turismo, tecnologia, serviços e beleza, voltados especialmente para jovens, mulheres, artesãos, produtores locais e pequenos empreendedores informais.

A formalização da parceria entre o MJSP e a Prefeitura do Rio ocorrerá por meio de um Protocolo de Intenções, que está em fase final de ajustes e será assinado nas próximas semanas.

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública

Comentários Facebook

Brasil

Ministério da Saúde inicia distribuição emergencial de medicamento oncológico em todo o país

Published

on

O Ministério da Saúde iniciou, nesta quarta-feira (23), a distribuição, de forma excepcional, do medicamento ciclofosfamida para todas as regiões do país, garantindo a continuidade do tratamento de pacientes com câncer no SUS. A aquisição do fármaco é, em geral, realizada diretamente pelos estados e centros de referência oncológicos. No entanto, após o único fornecedor nacional apresentar dificuldades técnicas na produção, o Governo do Brasil interveio e iniciou a compra internacional de 140 mil unidades, sendo 100 mil comprimidos de 50 mg e 40 mil frascos-ampola de 1 g , utilizando o poder de negociação e compra do sistema público de saúde.

O primeiro lote, com 7 mil ampolas, foi entregue ao almoxarifado do Ministério da Saúde na quinta-feira (22), com investimento federal de mais de R$ 1 milhão. O Instituto Nacional do Câncer (Inca), localizado no Rio de Janeiro, está entre os primeiros contemplados, com 377 frascos-ampola. O envio do medicamento às demais instituições de referência será realizado de forma gradativa, conforme agendamento prévio. Caso necessário, poderão ser adquiridos de forma imediata mais 40 mil comprimidos e 40 mil frascos-ampola, de modo a evitar o desabastecimento da rede pública.

A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, Fernanda De Negri, reforçou que a ação estratégica assegura o abastecimento dos estoques no SUS até julho, prazo estabelecido pela fornecedora brasileira para a regularização da oferta, bem como o cuidado integral e em tempo oportuno às pessoas.

Leia mais:  Senacon, Senasp e PRF combatem aumento abusivo nos preços de combustíveis em rodovias de São Paulo

“Para uma aquisição assertiva, realizamos um estudo com base na necessidade apresentada por cada centro de referência e no uso médio mensal do medicamento. Não há desabastecimento na rede pública. O Ministério da Saúde agiu de forma estratégica para assegurar o estoque diante da dificuldade de produção apresentada pela empresa responsável, reforçando o compromisso com o cuidado de todos os pacientes assistidos no SUS”, disse a secretária.

A intervenção emergencial do Ministério da Saúde foi realizada com máxima agilidade, efetivando-se em menos de um mês, por meio do Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). A necessidade de cada unidade de saúde para o envio de novas remessas será monitorada em parceria com as secretarias estaduais de saúde e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

A ciclofosfamida é um quimioterápico indicado para o tratamento de diversos tipos de câncer, como mama, ovário, linfomas e leucemias. Com a regularização do cenário de oferta, a aquisição e a disponibilização do medicamento voltarão a ser realizadas pelos Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacons) e pelas Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacons), por meio da Autorização de Procedimentos de Alta Complexidade (APAC), conforme pactuação estabelecida entre os entes federativos na Comissão Intergestores Tripartite (CIT).

Priorização de Análise na Anvisa

Em conformidade aos esforços de manter a assistência interrupta no SUS e realizar compras do medicamento no mercado externo, o Ministério da Saúde solicitou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) celeridade na análise nos processos de importação excepcional e a avaliação de mecanismos que garantiram a maior celeridade na liberação de lotes importados. A pasta mantém diálogo semanal com o órgão, apresentando o cenário dos estoques e capacidade de oferta do mercado nacional para atender a necessidade da rede pública de saúde.

Leia mais:  Áreas sob alerta de desmatamento caem 35% na Amazônia e 6% no Cerrado de agosto de 2025 a janeiro de 2026

Reestruturação da assistência oncológica no SUS

O Governo do Brasil vem fortalecendo o cuidado aos pacientes oncológicos por meio de iniciativas estruturantes, com a implementação do Componente da Assistência Farmacêutica em Oncologia (AF-Onco), que representa uma importante atualização no financiamento e no acesso a medicamentos oncológicos no Sistema Único de Saúde (SUS). O novo modelo substitui o repasse fixo por procedimento por três modalidades de financiamento, com foco em mais eficiência, transparência e cuidado integral ao paciente.

Com a nova política, a aquisição dos medicamentos oncológicos incorporados ao SUS, incluindo o ciclofosfamida, passa a ser realizada diretamente pelo Ministério da Saúde, ampliando o investimento federal e permitindo negociações nacionais para melhores preços. Entre os próximos passos estão a regulamentação dos protocolos prioritários e a adaptação dos sistemas de regulação, com previsão de período de transição para garantir a continuidade da assistência aos pacientes.

Ana Freitas
Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262