Paraná
Diretores de hospitais do Norte Pioneiro debatem ajustes do fluxo hospitalar na região
Diretores técnicos e administrativos de 20 hospitais do Norte Pioneiro, da 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho, reuniram-se nesta sexta-feira (19) para aprimorar o atendimento das unidades hospitalares na região. Os profissionais tiveram a oportunidade de alinhar e atualizar os fluxos de atendimentos dos pacientes, rever orientações quanto aos internamentos, faturamento e rotinas pertinentes ao cotidiano hospitalar.
Grande parte dos hospitais são credenciados pelo Estado e por isso a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promoveu este reforço no aperfeiçoamento dos serviços realizados nos hospitais. Além disso, também foi feito o levantamento das necessidades administrativas e a programação de outros treinamentos no decorrer deste ano. Cinquenta e oito profissionais participaram do encontro.
Os representantes dos 20 hospitais presentes na reunião são referência para mais de 300 mil pessoas que se beneficiam do SUS, de 22 municípios de abrangência da 19ª RS.
HOMENAGEM – A diretora do Hospital Regional do Norte Pioneiro, unidade própria do Estado, em Santo Antônio da Platina, foi homenageada durante a reunião. Marcia Villas Boas representou o hospital pela experiência bem-sucedida em seus atendimentos que conferiu, no fim do ano passado, a classificação de Alta Conformidade (concedida pela Anvisa) e este ano a certificação de Adesão Plena às Práticas de Segurança do Paciente (concedida pela Sesa).
“Recebemos essa certificação que nos deu respaldo de que estamos no caminho certo, prestando melhor atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Priorizamos a segurança do paciente e agora repassamos o que dá certo aos demais hospitais, para a melhoria da qualidade dos atendimentos”, enfatizou.
ESTRATÉGIAS – As certificações e classificações são estratégias nacional e estaduais para a promoção da cultura da segurança, com análise na gestão de riscos, o aprimoramento da qualidade e a aplicação das boas práticas em serviços de saúde. As práticas podem evitar erros e acidentes.
O Hospital Nossa Senhora da Saúde, na mesma região, também apresentou a experiência da implantação do núcleo de segurança do paciente. “Esse encontro é muito importante para o alinhamento entre os profissionais que atuam diretamente nos hospitais, pois trata diretamente de serviços essenciais ofertados à população”, ressaltou João Luccas Venturini, diretor da 19 ª Regional de Jacarezinho.
Fonte: Governo PR
Paraná
Ministério Público do Paraná em Londrina emite nota orientativa para garantir segurança jurídica na doação de alimentos e incentivar o combate à fome
O Ministério Público do Paraná, por meio da 24ª Promotoria de Justiça de Londrina, no Norte Central do estado, expediu ofício circular e nota orientativa voltados a esclarecer e incentivar a doação de alimentos por estabelecimentos comerciais no município. A iniciativa tem como base a Lei Federal 15.224/2025, que instituiu a Política Nacional de Combate à Perda e ao Desperdício de Alimentos, e busca demonstrar as garantias legais asseguradas aos doadores de boa-fé.
Áudio da Promotora de Justiça Susana Broglia Feitosa de Lacerda
A atuação do MPPR foi motivada por relatos recebidos de organizações da sociedade civil e de bancos de alimentos que manifestaram que o receio de eventual responsabilização jurídica tem desestimulado os estabelecimentos comerciais a doar os alimentos excedentes ainda próprios para o consumo humano, resultando no descarte desses produtos.
Doações incentivadas – Para combater esse cenário de insegurança alimentar, o MPPR esclarece que a legislação federal não apenas permite, mas incentiva expressamente a doação. A nota orientativa destaca que o ato de doar constitui uma exceção ao regime de responsabilidade objetiva previsto no Código Civil e no Código de Defesa do Consumidor, não configurando relação de consumo em nenhuma hipótese. Com a nova lei, o doador e o intermediário somente poderão ser responsabilizados civilmente por danos se houver comprovação de dolo.
O documento detalha que é permitida a doação de alimentos embalados, perecíveis ou não, que estejam dentro do prazo de validade, assim como alimentos in natura ou preparados, desde que as normas sanitárias e as propriedades nutricionais sejam mantidas. Além da segurança jurídica, a lei federal prevê mecanismos de reconhecimento, como o Selo Doador de Alimentos, conferido com validade de dois anos, e a possibilidade de instituição de incentivos fiscais.
Ampla divulgação – A fim de garantir que as informações cheguem ao setor produtivo e à sociedade, o MPPR solicitou ampla divulgação do documento a entidades do comércio local, a exemplo da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), do Sindicato do Comércio Varejista (Sincoval), da Associação Paranaense de Supermercados (Apras) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
Os poderes Executivo e Legislativo municipais também foram notificados sobre o conteúdo da orientação: foram expedidos ofícios ao prefeito de Londrina e aos secretários municipais, bem como ao presidente da Câmara de Vereadores e demais parlamentares, requerendo que seja dada ampla publicidade aos documentos em seus respectivos âmbitos de atuação. Por fim, a Promotoria de Justiça informou que não há nenhuma lei municipal em Londrina que proíba ou restrinja a doação de alimentos por estabelecimentos comerciais.
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4249
Fonte: Ministério Público PR
-
Política Nacional7 dias agoBrasil terá quase 2 milhões de mesários nas eleições de 2026
-
Esportes7 dias agoRayan salva Brasil no fim e Seleção empata com a Austrália em estreia após a Copa
-
Agro5 dias agoCAR e GTA podem acelerar controle da origem do gado
-
Agro5 dias agoFestival do agro projeta R$ 2,2 bilhões em negócios
-
Brasil6 dias agoInaep aprova guia para orientar uso de inteligência artificial em estudos científicos
-
Política Nacional6 dias agoPoder Executivo anuncia MPs contra bets e endividamento das famílias
-
Política Nacional6 dias agoSessão destaca excelência do ensino da Escola Superior de Ciências da Saúde
-
Brasil6 dias agoPresidente Lula assina Medida Provisória que proíbe as bets no Brasil
