Paraná
Após estruturação, Centro de Saúde Pública de Precisão começa estudos genéticos em 2024
Formalizado no final de 2022 pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), o Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná) e o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), o Centro de Saúde Pública de Precisão (CSPP), instalado no Parque Tecnológico da Saúde, começou a ganhar corpo ao longo de 2023.
A unidade fará, a partir do segundo semestre de 2024, estudos genéticos que possam trazer respostas mais precisas no diagnóstico e tratamento de doenças, focando na necessidade de cada indivíduo. As três instituições trabalham em conjunto para a estruturação do centro.
O investimento do Tecpar totaliza mais de R$ 7 milhões, entre recursos próprios e do Fundo Paraná, além do apoio financeiro da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
- Paraná fecha o ano com 18.858 pessoas atendidos com remédios gratuitos entregues em casa
-
Paraná recebe 15 ambulâncias do Ministério da Saúde para serviço de emergência
Desse montante, R$ 4,5 milhões foram investidos para a aquisição de equipamentos de TI para compor uma rede de computação de alto desempenho, que dará suporte aos trabalhos realizados na unidade. Outros R$ 990 mil foram destinados à compra de quatro equipamentos, alguns deles fundamentais para a automação dos processos e aumento da processividade, possibilitando resultados mais rápidos e precisos.
UNIÃO DE ESFORÇOS – O Tecpar, a Fiocruz e o IBMP iniciaram as tratativas para a implantação do Centro de Saúde Pública de Precisão visando o fornecimento de novas soluções ao Sistema Único de Saúde (SUS). Com a implantação do centro, especialistas das três instituições farão estudos da população com doenças raras e câncer, por meio do sequenciamento de exomas e genomas completos e pesquisa genômica.
Para o diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss, a plena operação do Centro de Saúde Pública de Precisão é um dos principais objetivos para o instituto no Plano de Governo do Governo do Estado. “Com o apoio do Governo do Estado, mais uma vez essas instituições, que são referência em saúde pública brasileira, se unem para apresentar novas soluções para o país. Ao concretizar iniciativas como essa, o Parque Tecnológico da Saúde coloca o Paraná na vanguarda na área de biotecnologia e em tecnologias para saúde humana”, ressaltou.
O coordenador do centro e pesquisador do ICC/ Fiocruz Paraná, Fabio Passetti, destacou a importância da união de esforços entre as instituições para criar uma instalação de ponta dedicada ao SUS, e, segundo ele, acessível a todos seus usuários a partir do pedido médico de hospitais parceiros.
“Queremos manter o Estado do Paraná na vanguarda do uso das tecnologias mais modernas disponíveis para atender aos pacientes do SUS. O nosso objetivo é estudar as bases genéticas de doenças raras e em oncologia para ajudar as famílias que não tenham o diagnóstico conclusivo de um membro da família. A primeira etapa da implantação do centro será finalizada no início de 2024 para podermos nos preparar para trabalhar na rotina de diagnóstico desses pacientes no menor tempo possível”, ressalta.
O diretor-presidente do IBMP, Pedro Ribeiro Barbosa, por sua vez, destacou que o centro é parte da estratégia que visa novas pesquisas, permitindo ao SUS incorporar a tecnologia do sequenciamento genético para trazer mais qualidade aos diagnósticos, e por consequência, indicar sempre os mais efetivos tratamentos.
“Estamos investindo em desafios para o cuidado de doenças que demandam novas tecnologias, ainda pouco acessíveis a maior parte da população, sobretudo pelos altos preços, e em geral, restritos ao mercado privado. Estamos falando de mais qualidade e mais acesso a população, fortalecendo o SUS”, afirmou.
SEQUENCIAMENTO GENÉTICO – O centro contará com uso de tecnologia de sequenciamento de DNA do tipo Next Generation Sequencing (NGS), além de outros testes moleculares adicionais que possam contribuir no futuro para o diagnóstico de precisão em saúde ofertado à população.
Quando o centro estiver em pleno funcionamento, amostras de material genético de pacientes atendidos nos centros de saúde pública de referência do Paraná serão sequenciadas e analisadas. Com isso, poderão ser identificadas alterações genéticas que estejam associadas aos sintomas, com objetivo de auxiliar no melhor entendimento das bases genéticas de doenças raras e do câncer que acometem pacientes paranaenses do SUS.
O diagnóstico preciso das doenças raras e dos cânceres pode impactar na abordagem clínica, bem-estar do paciente, prevenção de complicações com medidas antecipatórias, prognóstico e aconselhamento genético de indivíduos e suas famílias. Além do benefício para o indivíduo e seus familiares, os resultados possibilitam que o sistema público de saúde planeje melhor suas ações, como a aquisição de medicamentos específicos para as doenças levantadas, otimizando custos.
Fonte: Governo PR
Paraná
Paraná tem a melhor taxa de frequência escolar do ensino médio do Brasil
O Paraná alcançou a maior taxa de frequência escolar líquida do Brasil no ensino médio em 2025, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Educação, divulgados sexta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O indicador mede o percentual de estudantes que frequentam a etapa de ensino adequada para a própria idade, uma das principais referências para avaliar o acesso, a permanência e a progressão escolar.
No ensino médio, a taxa paranaense saltou de 78,7% em 2024 para 86,6% em 2025, crescimento de 7,9 pontos percentuais em apenas um ano. O resultado colocou o Estado na liderança do ranking nacional, superando a média brasileira, de 80,6%. Em 2024, o Paraná ocupava a sétima colocação entre as unidades da federação.
“Nosso objetivo é garantir que o estudante permaneça na escola, aprenda mais e tenha condições de construir um futuro melhor. Por isso investimos em alimentação escolar de qualidade, em escolas mais modernas e confortáveis, em tecnologia, material pedagógico e na melhoria dos ambientes de aprendizagem. O resultado aparece em indicadores como esse, que mostram mais jovens avançando regularmente em sua trajetória educacional”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.
“Esse avanço acompanha outros resultados importantes da educação paranaense nos últimos anos. O Paraná assumiu a liderança nacional no IDEB após sair da sétima colocação, ampliou a oferta de ensino integral e investiu fortemente na modernização das escolas. São indicadores que mostram que estamos criando as condições necessárias para que os estudantes permaneçam na escola, aprendam mais e tenham mais oportunidades no futuro”, acrescentou.
- Paraná chega a 1,8 milhão de adultos com ensino superior completo e amplia escolaridade da população
ENSINO FUNDAMENTAL – O avanço também foi registrado nos anos finais do ensino fundamental, etapa que atende estudantes de 11 a 14 anos e que, no Paraná, tem a gestão do Governo do Estado nas escolas públicas.
Neste segmento, a taxa de frequência escolar líquida do Paraná passou de 88,5% para 90,7% entre 2024 e 2025, aumento de 2,2 pontos percentuais. Com o resultado, o Estado avançou da 14ª para a 8ª colocação nacional e ultrapassou a média brasileira, que ficou em 90,1%.
Os dados indicam que um número cada vez maior de estudantes está frequentando a série adequada para sua idade, reduzindo situações de atraso escolar e fortalecendo as condições para a aprendizagem ao longo da trajetória educacional.
PERMANÊNCIA ESCOLAR – A taxa de frequência escolar líquida mede o percentual de estudantes matriculados e frequentando a etapa de ensino adequada para a própria idade. Por isso, é considerada um dos principais indicadores da capacidade do sistema educacional de garantir acesso à escola, permanência dos alunos e progressão regular ao longo da educação básica.
Quando os estudantes frequentam as séries compatíveis com sua idade, aumentam as chances de aprendizagem adequada, conclusão dos estudos e continuidade da formação profissional e universitária. O indicador também está relacionado à redução da evasão escolar, da defasagem idade-série e do abandono dos estudos.
Paraná reduz taxa de analfabetismo para 3,3% e reforça trajetória de queda iniciada em 2019
INCENTIVOS DO ESTADO – O avanço da frequência escolar ocorre em paralelo a uma série de políticas públicas implementadas pelo Governo do Estado para melhorar as condições de permanência dos estudantes nas escolas.
Uma das iniciativas é o programa Mais Merenda, que ampliou a oferta de alimentação escolar na rede estadual, garantindo três refeições por turno aos estudantes. Além do aumento da quantidade de refeições servidas, a iniciativa promoveu melhorias no valor nutricional dos cardápios, com ampliação da oferta de proteínas, inclusão de novos alimentos e acompanhamento permanente de nutricionistas responsáveis pela elaboração das refeições.
Desde 2019, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 2,8 bilhões na alimentação escolar, diversificando os cardápios e ampliando a qualidade nutricional das refeições oferecidas aos estudantes da rede estadual. A iniciativa contribui para a permanência dos alunos no ambiente escolar e reduz fatores associados à evasão e ao abandono.
Outra frente importante foi a expansão da educação em tempo integral, que saltou de 73 escolas para mais de 400 unidades em sete anos, ampliando significativamente o número de estudantes atendidos em todas as regiões do Estado. O modelo amplia a permanência dos alunos no ambiente escolar, com jornada estendida, reforço pedagógico e atividades complementares nas áreas de esporte, cultura, tecnologia e formação cidadã.
AMBIENTE ESCOLAR – Nos últimos anos, o Governo do Estado também ampliou investimentos em reformas e construção de escolas, substituição de estruturas antigas de madeira, climatização das salas de aula, modernização de laboratórios e aquisição de novos mobiliários. Somente entre 2019 e 2026, foram investidos R$ 525,7 milhões na compra de mais de 665 mil itens de mobiliário para as escolas estaduais, incluindo carteiras, cadeiras, mesas, armários, estantes e equipamentos utilizados em salas de aula, bibliotecas, laboratórios e espaços administrativos.
As ações também incluem a instalação de milhares de aparelhos de ar-condicionado, melhorias estruturais e a modernização dos ambientes de aprendizagem, tornando as escolas mais confortáveis e adequadas para estudantes e professores.
“Quando o aluno encontra uma escola segura, bem equipada e com estrutura adequada, ele permanece mais tempo estudando e consegue desenvolver melhor seu potencial. O resultado aparece em indicadores como esse, que mostram mais jovens avançando regularmente em sua trajetória educacional”, avaliou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.
Fonte: Governo PR
-
Entretenimento7 dias agoAndréa Sorvetão investe em estética após perder 20 quilos e mudar estilo de vida
-
Paraná5 dias agoMPPR empossa dois Procuradores de Justiça nesta sexta-feira (19)
-
Agro7 dias agoBrasil, Guiana e IICA fortalecem cooperação regional no Caribe
-
Esportes7 dias agoEspanha decepciona em estreia e para no goleiro de Cabo Verde
-
Agro6 dias agoBrasil amplia promoção do agronegócio durante a África Food Show 2026
-
Paraná7 dias agoEstado firma acordo e novo Viaduto do Orleans será construído pela Ecorodovias
-
Esportes6 dias agoIrã e Nova Zelândia fazem jogo movimentado e empatam por 2 a 2
-
Economia7 dias agoMDIC divulga seleção do InovAtiva de Impacto 2026
