Paraná
R$ 1 milhão de Natal: Fazenda promove último sorteio do ano do Nota Paraná nesta quinta
O último sorteio do ano do Programa Nota Paraná será nesta quinta-feira (7), a partir das 9h30. Cerca de 3 milhões de contribuintes que solicitaram CPF nas notas fiscais em compras no mês de agosto concorrem ao prêmio máximo de R$ 1 milhão. O evento será transmitido ao vivo pelos canais oficiais da Secretaria da Fazenda (Sefa) no Instagram, Facebook e YouTube.
Mais de R$ 5 milhões serão sorteados em prêmios para consumidores e instituições sociais. Além do principal, de R$ 1 milhão, haverá sorteios de 15 mil prêmios de R$ 50, dez de R$ 10 mil, um de R$ 50 mil e um prêmio de R$ 100 mil. Para a edição de dezembro, foram liberados 53,3 milhões de bilhetes eletrônicos que concorrem no sorteio.
Entidades sociais cadastradas no programa também participam. As 1.405 instituições concorrem a 40 prêmios de R$ 5 mil. As organizações da sociedade civil são incluídas no programa por meio de notas fiscais doadas pelos consumidores, as quais geraram neste mês 7 milhões de bilhetes.
PARANÁ PAY – Cerca de 1,9 milhão de consumidores inscritos no Paraná Pay disputarão 8 mil prêmios de R$ 100. Para o sorteio deste mês foram registrados 18,6 milhões de bilhetes da modalidade.
Para participar dos sorteios do Paraná Pay é necessário se cadastrar no Nota Paraná e concordar com os termos de uso dos créditos e prêmios, o que pode ser feito pelo perfil de usuário no site ou no aplicativo (Android ou iOS). Os valores obtidos pelo Paraná Pay podem ser transferidos para a conta bancária vinculada ao Nota Paraná.
COMO PARTICIPAR – A participação no Programa Nota Paraná é simples: ao fazer compras nos estabelecimentos comerciais do Estado, os consumidores cadastrados solicitam a inclusão do CPF na nota fiscal, o que lhes permite a acumulação de créditos.
Esses créditos podem ser transferidos para a conta bancária do participante ou usados para abater valores do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Além disso, cada nota fiscal com CPF inserido gera bilhetes para participar dos sorteios mensais.
Fonte: Governo PR
Paraná
Secretaria da Educação promove seminário de formação para o Enem 2026
A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) reuniu nesta quinta-feira (25) técnicos e profissionais da rede estadual no Seminário de Formação Enem Paraná 2026. A cerimônia de abertura, no MON, em Curitiba, contou com a presença de quase 300 profissionais, entre coordenadores e tutores pedagógicos, embaixadores do Enem e do Redação Paraná, além dos chefes dos 32 Núcleos Regionais de Educação (NRE). São dois dias de programação com palestras, painéis, oficinas temáticas e planejamento.
O encontro tem como objetivo promover a formação dos profissionais responsáveis pela mobilização, acompanhamento e preparação dos estudantes da rede estadual do Paraná para a edição 2026 do Enem, fortalecendo estratégias de gestão pedagógica, utilização da Plataforma Enem Paraná, acompanhamento das aprendizagens e engajamento estudantil.
“O Seminário é importante por reunir em um só lugar os responsáveis por todo o processo de acompanhamento pedagógico da rede, para que possamos definir o planejamento de estratégias e garantir a efetiva participação dos nossos estudantes no Enem”, disse o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda. “Além disso, é uma oportunidade de discutir sobre as mudanças que passam a vigorar já este ano”.
MUDANÇAS – A assinatura, pelo governo dederal, do Decreto 12.915, em março deste ano, e da Portaria 422, em maio, alteraram as atribuições do Enem. Além de continuar funcionando como uma das principais ferramentas de acesso ao Ensino Superior e como certificação de conclusão do Ensino Médio, agora ele passa a integrar o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), avaliando as competências e habilidades esperadas para o final desta etapa do ensino e contribuindo para a produção de indicadores educacionais.
Para adequar o exame a essa nova situação de forma a que os dados de avaliação sejam consistentes, é necessário garantir a efetiva participação dos estudantes nos dias de prova, que ainda contam com índice alto de abstenção – em 2025, 73% dos estudantes paranaenses realizaram a inscrição no Enem, mas apenas 54% compareceram à avaliação.
Para isso, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) fez algumas alterações no processo de aplicação da prova já para este ano.
“A rede estadual já está desenhando estratégias para o Enem este ano e para apoiar nossos estudantes e professores”, diz o diretor de Educação, Anderfábio de Oliveira. “Mas também trouxemos representantes do Inep para o Seminário, para que eles pudessem esclarecer essas novas diretrizes em relação à aplicação e organização da prova”.
O primeiro passo foi tornar a inscrição no exame automática. Os alunos concluintes do Ensino Médio em escolas públicas só precisaram acessar a página do participante, confirmar sua participação e complementar algumas informações.
Outra mudança é com relação aos locais de prova: a partir de 2026, a previsão é que todas as escolas de Ensino Médio das redes estaduais passem a aplicar o Enem, o que corresponde a cerca de 10 mil instituições que receberão o exame em todo o país.
Com isso, espera-se que cerca de 80% dos concluintes da rede pública façam as provas na escola em que estudam, dessa forma facilitando o acesso e reduzindo a necessidade de deslocamento. Para aqueles estudantes que precisarem fazer o exame em outro município, serão analisadas alternativas de apoio para o transporte.
“Se queremos motivar o estudante a participar do Enem e engajá-lo a comparecer aos exames, melhor que ele o faça na própria escola”, afirma a gerente de Projetos do Inep, Patrícia Vieira Nunes. “Com essas mudanças, esperamos atingir o índice de 70% de participação no exame dos concluintes do Ensino Médio já em 2026, chegando a 80% em 2027”.
OFICINAS – A sexta-feira (26) ficará reservada para as oficinas, que terão lugar no Centro Universitário Autônomo do Brasil (UniBrasil), também em Curitiba, e contarão com a participação dos departamentos de Acompanhamento Pedagógico, Desenvolvimento Curricular e do Núcleo de Formadores em Ação.
Entre os temas que serão abordados estão definição de currículo e preparação para o Enem, estratégias de mobilização pedagógica e formação continuada, recursos educacionais digitais e observação de sala de aula para melhoria da aprendizagem e dos resultados educacionais.
PRESENÇAS – Também estiveram presentes no evento chefes de departamento e coordenadores da Seed-PR, além de representantes do Inep e do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), que é referência em avaliação educacional em larga escala, formação de gestores da educação pública e desenvolvimento de tecnologias de gestão escolar.
Fonte: Governo PR
-
Educação7 dias agoPND poderá ser usada em seleções de 2.031 redes de ensino
-
Paraná7 dias agoCerimônia marca a posse de Simone Maria Tavarnaro Pereira e Roberto Ouriques como Procuradores de Justiça
-
Brasil7 dias agoGoverno Federal lança campanha que alerta para relação entre álcool e violência contra a mulher durante a Copa do Mundo
-
Paraná6 dias agoPolícia Civil do Paraná apreende armas e haxixe na Rodoviária de Curitiba
-
Brasil7 dias agoGoverno do Brasil lança chamada para remunerar mais de 2,3 mil famílias de povos e comunidades tradicionais da Amazônia
-
Paraná6 dias agoPrevisão é de tempo bom e ausência de chuva para a 4ª Corrida do Porto
-
Educação7 dias agoSancionado piso salarial para professores da educação básica
-
Política Nacional7 dias agoComissão aprova regras para aumentar proteção de motoristas de aplicativo
