Connect with us


Paraná

Gaeco denuncia por concussão, sequestro e cárcere privado ex-delegado do Meio Ambiente de Curitiba e três policiais investigados a partir da Operação Mônaco

Publicado em

O Ministério Público do Paraná, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), ofereceu denúncia criminal contra quatro agentes policiais investigados pelos crimes de concussão, sequestro e cárcere privado. Os fatos teriam ocorrido em fevereiro de 2019 e foram apurados no âmbito da Operação Mônaco, que investiga a possível ocorrência dos ilícitos na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente da capital. A denúncia foi recebida pela 4ª Vara Criminal de Curitiba.

De acordo com as apurações do Gaeco, os denunciados – o então delegado-chefe da unidade policial na época dos fatos e três policiais civis – teriam exigido R$ 50 mil do proprietário de uma rede de combustíveis para liberarem um funcionário que havia sido preso indevidamente dias antes durante abordagem policial no estabelecimento comercial, localizado em Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. O empregado teria sido preso supostamente em flagrante, sem qualquer fato ou ordem judicial que justificasse a prisão, a pretexto de possíveis irregularidades no estabelecimento. Segundo as investigações, o funcionário acabou sendo solto após o pagamento de R$ 10 mil pelo dono do posto ao grupo de policiais.

Leia mais:  Na última reunião do ano, CBH do Paraná 3 elabora plano de atuação para 2024

Um outro agente policial também envolvido com os fatos e igualmente denunciado pelo Ministério Público do Paraná teve seu processo desmembrado em razão de estar preso preventivamente – os autos (0005593-47.2023.8.16.0013) estão atualmente para decisão do Juízo.

Processo número: 0015594-28.2022.8.16.0013

Textos anteriores:

19/07/2022 – Gaeco cumpre em Curitiba mandados de busca e apreensão na Operação Mônaco, que apura crimes de ex-agentes da Delegacia do Meio Ambiente

08/07/2021 – Gaeco cumpre mandados de busca e apreensão na Delegacia do Meio Ambiente de Curitiba e em postos de combustível

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4264

Fonte: Ministério Público PR

Comentários Facebook

Paraná

IAT leva inovação ambiental e adaptação climática para o FITCataratas 2026

Published

on

O Instituto Água e Terra (IAT) concentra, entre os dias 9 e 12 de junho, uma agenda estratégica de adaptação climática, inovação ambiental e conservação durante o Festival Internacional de Turismo Cataratas (FITCataratas), em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado. A programação reúne a Oficina Estadual do Adapta Cidades, coordenada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável do Paraná (Sedest), o primeiro Hackathon Sustentabilidade da história do órgão e uma série de encontros técnicos destinados ao fortalecimento das políticas públicas ambientais no Paraná.

Os eventos são uma extensão da Semana do Meio Ambiente – o Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado nesta sexta-feira (5). O conjunto de atividades reflete duas frentes consideradas prioritárias para os próximos anos: a preparação dos municípios paranaenses para os desafios impostos pelas mudanças climáticas e o desenvolvimento de soluções inovadoras para a gestão das Unidades de Conservação do Estado.

A Oficina Estadual do Adapta Cidades, marcada para sexta-feira (12), é um dos destaques da programação. A iniciativa integra a estratégia da Sedest para apoiar os municípios na construção de políticas públicas voltadas à adaptação climática.

A atividade reunirá representantes dos dez municípios selecionados para participar do programa no Paraná, além de equipes técnicas da Sedest, do IAT e do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Entre os municípios participantes estão Araucária, Campo Largo, Cascavel, Colombo, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Maringá, São José dos Pinhais e União da Vitória. A relação definitiva contempla dez cidades e aguarda a confirmação de mais um município.

Segundo a coordenadora de Ação Climática e Relações Internacionais da Sedest, Walquíria Biscaia, a oficina marca o início das ações práticas do programa junto às cidades participantes. “A primeira oficina do Adapta Cidades no Paraná busca promover esse contato inicial com as equipes técnicas dos municípios que serão atendidos pela iniciativa. O objetivo é fortalecer o federalismo climático e dar início, na prática, à jornada de construção e implementação dos Planos Municipais de Adaptação Climática”, afirma.

Leia mais:  Ministério Público participa de reunião para discutir medidas que coíbam o surgimento de loteamentos irregulares na região de Londrina

A oficina terá foco em fortalecimento da governança climática municipal e preparação das equipes técnicas para a elaboração dos Planos Municipais de Adaptação à Mudança do Clima. A proposta inclui apoio à organização institucional do processo, definição de atores estratégicos e integração entre diferentes áreas da administração pública, criando as bases para o desenvolvimento das etapas seguintes da iniciativa.

HACKATHON INÉDITO – A agenda de inovação do Instituto terá como principal destaque o Hackathon Sustentabilidade, que acontece na terça-feira (9) e marca a primeira edição da iniciativa na história do IAT. A maratona deve reunir cerca de 100 participantes, entre estudantes, pesquisadores, empreendedores e profissionais de diferentes áreas, em 12 horas de desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas às Unidades de Conservação do Paraná.

Durante o evento, as equipes terão acesso a mentorias técnicas e dados públicos para desenvolver propostas relacionadas ao monitoramento do uso público em áreas naturais, integração de dados ambientais, inteligência fundiária e ampliação da educação ambiental por plataformas digitais.

“O desafio ambiental contemporâneo exige integração entre ciência, tecnologia e gestão pública. O hackathon abre espaço para aproximar ideias inovadoras da realidade das Unidades de Conservação e criar soluções que possam auxiliar diretamente a gestão ambiental no Paraná”, afirma o diretor do Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto.

Leia mais:  JBS estuda investir em novo frigorífico de suínos e fábrica de biodiesel no Paraná

Ao final da maratona, os projetos serão apresentados para uma banca avaliadora formada por representantes do instituto e parceiros do festival. As propostas poderão ser encaminhadas para incubação e integrar um banco de soluções estratégicas do IAT.

AGENDA INTEGRADA –  Além da oficina climática e do Hackathon, a programação do IAT no FITCataratas inclui o Encontro da Diretoria do Patrimônio Natural e reuniões técnicas com o Simepar e o PróBio, voltadas ao intercâmbio de conhecimento, integração institucional e alinhamento de ações estratégicas relacionadas à conservação ambiental.

Segundo Rafael Andreguetto, a participação do instituto no festival vai além da realização de eventos específicos. “Além do hackathon, teremos encontros técnicos, integração com outras instituições e discussões voltadas ao futuro da gestão ambiental. É uma agenda estratégica para fortalecer a troca de conhecimento e aproximar inovação das políticas públicas ambientais”, destaca.

FITCATARATAS – O FITCataratas reúne anualmente representantes do setor público, pesquisadores, empresas, instituições de ensino e organizações ligadas ao turismo, à inovação, à sustentabilidade e à gestão ambiental. Consolidado como um dos principais eventos do segmento na América Latina, o festival funciona como espaço de articulação, troca de experiências e construção de soluções voltadas ao desenvolvimento sustentável.

Serviço:

Programação do IAT no FITCataratas 2026

Data: 9 a 12 de junho de 2026

Local: Foz do Iguaçu (PR)

Inscrições gratuitas AQUI

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262