Connect with us


Paraná

Atleta apoiada pelo Estado conquista ouro e é destaque no Campeonato Brasileiro de Judô

Publicado em

O Campeonato Brasileiro de Judô (CBJ) levou mais de mil pessoas ao Ginásio de Esportes do Tarumã, em Curitiba, neste fim de semana, para acompanhar lutas femininas e masculinas de atletas de 13 a 15 anos, de todos os estados. Um dos destaques foi o desempenho da atleta bolsista do Geração Olímpica e Paralímpica, Alessandra Barbosa. Ela conquistou o ouro na categoria sub-13. No campeonato do ano passado, ela ficou com o bronze.

“Não tenho como expressar em palavras tamanha alegria. Neste ano muita coisa mudou, o foco, os treinos, a dedicação quase que exclusiva para estar entre as melhores do Brasil e porque não das Américas”, disse Alessandra. 

Em 2023, ela já conquistou o Pan-Americano de judô, o Brasileiro, a seletiva paranaense, as duas etapas já realizadas do Campeonato Paranaense e a Copa Paraná, além dos vice-campeonatos da seletiva nacional sub-13, do Brasileiro Região V e dos Jogos Escolares do Paraná.

O Geração Olímpica e Paralímpica, do Governo do Paraná, coordenado pela Secretaria do Esporte (Sees), é o maior programa de bolsa-atleta entre todos os estados do País. O programa já investiu cerca de R$ 50 milhões, em 12 edições, com o patrocínio exclusivo da Copel, para atletas e técnicos vinculados a instituições paranaenses (federações e escolas), atendendo desde jovens promessas a estrelas de renome internacional. No edital de 2023 são mais de 1.200 atletas e técnicos contemplados com a bolsa.

Leia mais:  Museu Oscar Niemeyer promove mesa-redonda sobre o artista Mario Rubinski no dia 22

GRANDES EVENTOS – O Campeonato Brasileiro de Judô foi organizado pela Confederação Brasileira de Judô, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte, prefeitura de Curitiba e da Federação Paranaense de Judô.

Clésio Prado, diretor de Fomento e Promoção da Sees, destaca que o Ginásio do Tarumã está se tornando um palco para grandes eventos esportivos nacionais. “Está dentro da política pública do Governo do Estado trazer grandes eventos a esse espaço. O Campeonato Brasileiro de Judô Sub-13 e Sub-15, por exemplo, é um dos mais importantes do calendário nacional deste esporte”, disse.

A importância do CBJ foi citada, também, pelo presidente da Federação Paranaense de Judô, Helder Faggion. “Organizar um evento dessa dimensão é um desafio e o Paraná foi muito bem”, disse.

SUSTENTABILIDADE – No evento foram entregues mudas de árvores aos atletas. Carlos Pijak Jr, secretário do Esporte da Curitiba, explicou que um dos pilares da inovação é a sustentabilidade. “Foram 200 árvores plantadas durante o campeonato. Cada um delas retira da atmosfera 400 quilos de carbono. Elas vão mitigar o carbono utilizado para fundir as medalhas, fazer os banners, usar ônibus, etc”, complementou.

Leia mais:  Em Guairaçá, Sanepar promove reunião com a comunidade e curso para professores

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Ministério Público do Paraná esclarece sobre interrupção de sessão do Tribunal do Júri de Curitiba ocorrida nesta quinta-feira, 10 de setembro

Published

on

A respeito dos fatos ocorridos nesta quinta-feira, 10 de setembro, em sessão do Tribunal do Júri realizada em Curitiba (Autos 0001590-19.2022.8.16.0196), o Ministério Público do Paraná informa:

O Conselho de Sentença, que atuava desde quarta-feira, 9 de setembro, na sessão de julgamento de um acusado pelos crimes de homicídio qualificado consumado e sete tentativas de homicídio, ocorridos em Curitiba em maio de 2022, foi dissolvido ontem, quinta-feira, 10, por decisão do Juízo da 1ª Vara de Crimes Dolosos contra a Vida de Curitiba, após um evento ocorrido no interior da carceragem, envolvendo o réu, que foi atendido por bombeiro civil do Tribunal do Júri e depois pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Após o atendimento, ficou constatado que “(…) o réu não apresentava lesões no pescoço e seus sinais estavam normais, sendo possível o retorno à unidade prisional de origem sem a necessidade de atendimento hospitalar (…)”, de acordo com o boletim de ocorrência elaborado pela Polícia Militar.

O Ministério Público do Paraná, por meio do Promotor de Justiça que atua no caso e sua respectiva equipe, procurou, de pronto, depois de observar que a situação na carceragem se mostrava controlada, prestar atendimento a uma das vítimas do caso, que acompanhava a sessão de julgamento, bem como à testemunha que prestava depoimento no momento do ocorrido.

Leia mais:  Com investimento de R$ 1,3 milhão, Estado conclui reformas de 29 passarelas da Ilha do Mel

Foi determinada a instauração de inquérito policial para apurar o ocorrido e o Ministério Público requereu avaliação psiquiátrica do acusado por médicos do Complexo Médico Penal, onde ele se encontra custodiado, a fim de subsidiar a apuração.

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4264

Fonte: Ministério Público PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262