Connect with us


Paraná

Com El Niño, primavera será quente e chuvosa no Paraná, prevê Simepar

Publicado em

A primavera de 2023 começa às 03h50 deste sábado, 23 de setembro, e termina à 0h47 de 21 de dezembro. Segundo a previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), no primeiro dia da estação o tempo fica quente e ensolarado em todas as regiões, exceto no Norte Pioneiro, parcialmente nublado. A temperatura mínima prevista é de 15 ºC em União da Vitória. A máxima deve atingir 42 ºC em Paranavaí, espelhando a realidade do fim do inverno em todo o Estado.

Neste ano, um El Niño de intensidade moderada a forte está em curso sobre o Oceano Pacífico Equatorial. O fenômeno climático provoca mudanças significativas no padrão de circulação do vento em várias regiões do mundo. O aumento da temperatura média e da umidade do ar gera condições propícias a chuvas. O cenário indica que serão frequentes chuvas volumosas e queda de granizo, associadas a ventanias, rajadas de ventos, raios e trovoadas, com risco de alagamentos, enxurradas e escorregamento de massa.

“A previsibilidade da ocorrência e da intensidade desses eventos severos é desafiadora e muito difícil de ser realizada com grande antecedência”, afirma o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib. Nesse cenário, o monitoramento sistemático das condições meteorológicas e a emissão de alertas de curto prazo são essenciais para as ações de prevenção e mitigação dos efeitos na sociedade. Os dados podem ser consultados diariamente no site do Simepar.

Leia mais:  Inventário de gases de efeito estufa da Sanepar recebe Selo Ouro de programa da FGV

A previsão indica que as temperaturas médias do ar ficarão acima da normalidade para a estação em todo Paraná. Os maiores valores das temperaturas mínimas e máximas devem ocorrer nas regiões Oeste, Sudoeste, Norte e Litorânea.

“Estão previstas ondas de calor intenso provocadas por massas de ar seco, assim como chuvas acima da média climatológica”, afirma o meteorologista. “O transporte de ar quente da Região Amazônica para o Paraná será mais frequente nesta primavera, aumentando ainda mais o calor”. 

PREVISÃO DIÁRIA – Nas redes sociais do Simepar, está disponível a previsão do tempo diária no podcast Simepar Informa. Em www.simepar.br pode ser acessada a previsão horária para até 15 dias por município, com indicadores das condições do tempo, temperaturas do ar mínimas e máximas, probabilidade e volume de chuvas, intensidade e direção dos ventos, sensação térmica, umidade relativa, visibilidade e pressão reduzida, além dos dados sobre o nascer e o pôr do sol e da lua.

Para acessar essa previsão, na página inicial à direita, o usuário deve digitar o nome da localidade. Também é possível acessar na barra de opções clicando em Tempo – Previsão e digitando o nome da localidade.

Os avisos sobre a iminência de eventos severos são emitidos pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e podem ser enviados por celular a interessados cadastrados. O cadastramento pode ser feito em www.defesacivil.pr.gov.br na aba Cidadão.

Leia mais:  Em parceria com o BID, Paraná terá sete "escolas do futuro" com projetos inovadores

AGROMETEOROLOGIA – Segundo as agrometeorologistas do Instituto de Desenvolvimento Rural – IDR-Paraná, Ângela Beatriz Costa e Heverly Moraes, de forma geral, a agricultura será beneficiada pelas chuvas previstas para a estação, principalmente na metade sul do Estado. No entanto, há risco de distribuição irregular, o que poderá prejudicar as grandes culturas como soja, milho e feijão, bem como café, cana-de-açúcar, mandioca e frutíferas, dependendo da fase de desenvolvimento.

As chuvas excessivas também poderão causar erosão no solo e problemas fitossanitários como pragas e doenças. As altas temperaturas, o granizo e os ventos fortes poderão afetar negativamente a agricultura, em especial as hortaliças folhosas. As condições climáticas serão favoráveis para o desenvolvimento das pastagens, produzindo massa verde e facilitando o manejo do gado de corte e leiteiro.

Confira os valores médios históricos de chuva (faixa de variação), temperaturas do ar mínimas e máximas para cada região do Paraná nos meses de outubro, novembro e dezembro:

CALOR

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

MON abre edital para participantes do Encontro de Educação Museal

Published

on

Dentro da programação da 24ª Semana Nacional de Museus, o Museu Oscar Niemeyer (MON) irá promover no dia 18 de maio um Encontro de Educação Museal, intitulado “Relatos de escuta: experiências em educação museal, com educadores de museus”.

Interessados em participar com relatos de experiências devem encaminhar o conteúdo para submissão até o dia 11. Os relatos devem dialogar com a pesquisa como prática de atenção, escuta e cuidado no contexto da mediação em museus e espaços culturais.

Mais informações sobre o edital podem ser conferidas AQUI.

DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS – A 24ª Semana Nacional de Museus acontecerá de 18 a 24 de maio, com o tema “Museus unindo um mundo dividido”, definido pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus) e promovido pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus). A iniciativa anual celebra o Dia Internacional dos Museus (18 de maio), reunindo instituições de todo o Brasil com exposições, oficinas e visitas, focando em diálogo e transformação social.

O Encontro de Educação Museal, promovido pelo MON, terá educadores, mediadores, pesquisadores e profissionais da cultura que vão compartilhar experiências nas quais a mediação tenha se configurado como espaço de investigação sensível, em que perguntas, afetos, silêncios e encontros entre pessoas, obras e territórios produzam novos sentidos e possibilidades de bem-estar.

Leia mais:  Em parceria com o BID, Paraná terá sete "escolas do futuro" com projetos inovadores

Buscam-se relatos que reconheçam a Educação Museal como campo de construção coletiva de conhecimento, aproximando arte, presença e cuidado, e evidenciem práticas que contribuam para vínculos, pertencimento e experiências significativas com os públicos. Confira os temas abaixo. 

Para participar da mesa de relatos de experiências, educadores e pesquisadores podem obter mais informações sobre a inscrição neste link

O Encontro de Educação Museal será aberto às 14h pela palestra “Pesquisar para mediar: aprender a perguntar com o museu”, com Isabel Mendes, no miniauditório do MON. Mais informações em breve.

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Leia mais:  Homologada a licitação para reforma de pontes, galeria e viaduto em Jacarezinho e região

Eixos temáticos:

● Mediação como prática de escuta e acolhimento;

● Arte e bem-estar no contexto museal;

● Experiências educativas voltadas à saúde mental;

● Perguntas e processos investigativos nas visitas mediadas;

● Relações entre museu e cuidado coletivo;

● Narrativas sensíveis produzidas pelos públicos.

Serviço

Palestra “Pesquisar para mediar: aprender a perguntar com o museu”, com Isabel Mendes

Segunda-feira, 18 maio – 14h

Miniauditório – Subsolo do MON

Inscrições AQUI.

Relatos de escuta: experiências em Educação Museal – Segunda-feira, 18 maio – 17h

Miniauditório – Subsolo do MON

Público: educadores museais, mediadores culturais, professores, estudantes, pesquisadores e profissionais de instituições culturais e educativas.

Atenção: o prazo para submissão de temas é até dia 11.

Endereço: Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262