Connect with us


Paraná

Semana deve ter nevoeiros e baixa umidade do ar no Paraná

Publicado em

Bem Paraná

Uma faixa que abrange partes do Sul do Paraná, Campos Gerais e Grande Curitiba tinha previsão de amanhecer com nevoeiro nesta terça-feira (11). De tarde, o que deve predominar é o clima seco, com baixa umidade relativa do ar. Esse tipo de cenário será comum a partir de agora. No fim do outono e durante o inverno é comum que a incidência dos nevoeiros fique mais presente, assim como é no inverno quando o clima normalmente fica mais seco.

Ontem, por exemplo, com o céu sem nuvens, a umidade relativa do ar ficou perto dos 45% em municípios do interior. O índice ainda não é alarmente, mas já é prenúncio de que os dias secos estão chegando. Para a saúde do ser humano níveis abaixo dos 20% é que se tornam prejudiciais.

O inverno também é uma estação típica para a formação de nevoeiros ou neblina, por causa das baixas temperaturas ao longo da madrugada e início da manhã. Para quem está dirigindo e encontra uma região com nevoeiro, a primeira recomendação é reduzir a velocidade.

Leia mais:  DER/PR começa conservação entre Santa Cruz de Monte Castelo e Querência do Norte

Queimadas
O inverno também é a estação com mais ocorrência de incêndios ambientais. Por causa do clima seco, e também porque as madrugadas geladas costumam “queimar” a vegetação, que fica mais seca e propensa ao fogo, situação que se intensifica quando há geadas no Estado.

Nesta terça, o sol deve aparecer na Capital, à exemplo do que aconteceu nos últimos dias. Mas o dia começa com temperatura baixa. Curitiba tinha previsão de mínima de 10ºC. Já as máximas ficam mais altas nesta semana, e podem chegar aos 24 ou 25 graus até o final de semana. O inverno começa no dia 21 de junho.

Chuva fica acima da média na metade sul do Paraná
Maio deste ano foi de bastante chuva em praticamente toda metade sul do Paraná, o que compreende uma faixa que se estende desde o Oeste paranaense, na divisa com o Paraguai, até o Litoral do Estgado. O volume de chuva ficou acima da média. Especialmente nos últimos dias do mês os acumulados foram mais expressivos, devido a um sistema semiestacionário. Em Guaraqueçaba, Antonina e Prudentópolis a chuva acumulada ultrapassou os 400 mm. Já na maior parte do Noroeste e do Norte as anomalias de chuva ficaram negativas, ou seja, choveu abaixo da média histórica. Em Paranavaí, por exemplo, foram apenas 40,2 mm.

Leia mais:  Riscos e repostas a desastres: Defesa Civil do Paraná participa de visita técnica à Itália

Nesta época do ano é comum, após o avanço de sistemas frontais, que trazem chuvas, observarmos um declínio mais acentuado das temperaturas. O Paraná teve dois eventos de resfriamento mais intenso, no dia 14 de maio, com uma primeira onda de frio, e entre os dias 24 e 26, com um evento mais forte. A menor temperatura no Estado ocorreu em General Carneiro, com 4,6°C (dia 26 de maio). Outro destaque do mês foi a ocorrência de temporais no dia 30 de maio em vários municípios paranaenses.

Comentários Facebook

Paraná

Investimento recorde para universalizar saneamento é destaque de nova campanha da Sanepar

Published

on

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) lançou uma nova campanha institucional que destaca o maior pacote de investimentos da história da empresa, com R$ 2,6 bilhões em 2026 e R$ 13 bilhões até 2030. O objetivo dos recursos é garantir que a Sanepar atinja os índices de universalização antes do prazo estabelecido pelo Marco Legal do Saneamento.

Lançada nesta terça-feira (23), a campanha, formada por vídeos institucionais, visa reforçar os grandes números que dão à Sanepar o título de maior empresa pública de saneamento do Brasil. A intenção também é mostrar algumas das grandes obras executadas com esses investimentos distribuídos em todas as regiões do Estado. “Essa campanha mostra a materialização de todo esse investimento histórico. São novos reservatórios e estações de tratamento de água e esgoto modernas para atender milhares de pessoas que vivem no Paraná”, explica o diretor-presidente da Companhia, Wilson Bley.

O principal vídeo institucional sobre os investimentos da Sanepar será exibido em canais de televisão de todo o Estado e também nas redes sociais.

Leia mais:  Desconto de energia para irrigação noturna beneficia 4 mil famílias de produtores rurais

Para a diretora adjunta de Comunicação e Marketing da Sanepar, Melissa Ferreira, as peças também vão auxiliar a população a visualizar onde os recursos da Companhia estão sendo investidos. “Ao exibir as imagens das obras prontas, estamos dando ainda mais transparência sobre os resultados positivos dos investimentos que fazemos aqui na Sanepar”, destaca.

Confira o vídeo da campanha:

COMPROMISSO COM A UNIVERSALIZAÇÃO – Os investimentos e obras mostrados na nova campanha fazem parte do compromisso da Sanepar em antecipar a universalização do saneamento. A meta é chegar a um índice de pelo menos 90% da população atendida pela empresa com coleta de esgoto quatro anos antes do prazo estabelecido no Marco Legal do Saneamento. Atualmente, a taxa é de 82,6%.

DESTAQUES – Os vídeos institucionais destacam, por exemplo, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, onde R$ 32 milhões foram investidos para levar o índice de coleta na cidade aos 90% nos próximos anos. A região também recebeu R$ 18 milhões em recursos para ampliar a disponibilidade de água tratada, com o novo Reservatório do Tatuquara.

Leia mais:  PCPR oferece serviços de polícia judiciária para população de Itaperuçu nesta semana

Outro investimento importante que aparece nas peças foi feito nas estações de tratamento de esgoto em Apucarana, no Norte do Estado, que também colocam a cidade no caminho da universalização do saneamento. A região também ganha reforço no abastecimento de água, com a criação do Sainp – Sistema de Abastecimento Integrado de Abastecimento do Norte do Paraná. O investimento total é de R$ 800 milhões.

A ETE Boi Pintado e a ampliação da ETE Alegria, no Oeste, são outras obras que saíram do papel em 2026 graças aos recursos recordes disponibilizados pela Sanepar. Como mostrado na campanha, foram investidos mais de R$ 95 milhões para transformar Santo Antônio da Platina e Medianeira em referências na coleta e tratamento de esgoto na região.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262