Paraná
Sabe identificar se um produto é mesmo orgânico? Veja as dicas do Tecpar
A certificação é uma das maneiras mais confiáveis de conferir se um produto oferecido no mercado é mesmo orgânico. No entanto, têm sido cada vez mais frequentes as denúncias de produtos que se autodenominam orgânicos, sem terem sido devidamente certificados. Para orientar consumidores e revendedores neste sentido, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) explica como identificar se um produto possui a certificação, concedida por um organismo credenciado junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Segundo o gerente do Tecpar Certificação, Fábio Corrales, a principal identificação de um produto orgânico é a presença de selos de certificação reconhecidos, como Produto Orgânico do Brasil, Produto Orgânico Tecpar Cert ou outros selos confiáveis, como USDA Organic e EU Organic. “A certificação garante ao consumidor que durante todas as etapas de produção e processamento do produto não foram utilizados agrotóxicos ou qualquer insumo químico sintético, nem foram identificadas práticas que comprometam a saúde humana, animal, das plantas e do solo”, explica.
Ao receber o selo Produto Orgânico Tecpar Cert, certificação concedida pelo Tecpar, o produtor estará autorizado a utilizar o Selo Orgânicos do Brasil e poderá comercializar seus produtos em todo o território nacional. O Tecpar foi o primeiro organismo credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa/Inmetro), no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica.
INGREDIENTES – Uma das recomendações é que o consumidor leia atentamente os rótulos dos produtos, que em geral contém termos como “orgânico”, “certificado orgânico” ou “livre de pesticidas”. Outra orientação é verificar se na lista de ingredientes há itens não orgânicos ou conhecidos por serem cultivados de forma convencional – isso pode ser um sinal de que o produto não é totalmente orgânico.
“O produto orgânico deve ser cultivado e processado de forma sustentável em todas as etapas da produção, até o momento da comercialização”, ressalta o gerente do Tecpar Certificação.
“Para ser reconhecido como orgânico, um produto processado deve conter, no mínimo, 95% de ingredientes de origem na agricultura orgânica, identificados no rótulo. Além disso, os outros 5% de ingredientes não orgânicos não podem estar entre aqueles proibidos pelas regras da produção orgânica, como os transgênicos, por exemplo”, explica Corrales.
Segundo ele, a legislação brasileira apresenta uma série de limitações para inclusão de aditivos e substâncias utilizadas como conservantes em alimentos orgânicos processados.
PESQUISA – No site do Ministério da Agricultura e Pecuária, é possível acessar o Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos e a relação de produtos certificados que eles possuem. Clique aqui para acessar.
Além disso, na hora da compra, dê preferência aos produtos orgânicos oferecidos por fontes confiáveis, como lojas especializadas em orgânicos, fazendas e produtores locais certificados e conhecidos por seguirem práticas orgânicas. Se tiver dúvidas, é possível descobrir em uma pesquisa rápida, pela internet, se a empresa que oferece o produto tem boa reputação ou alguma reclamação neste sentido.
MARCA TECPAR – A marca do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) é registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) sob os números 820036242 (Marca de Produto) e 820036234 (Marca de Serviço). O seu uso indevido é passível de sanções previstas pela Lei da Propriedade Intelectual (Lei 9279/96).
Caso o consumidor identifique que a marca Tecpar está sendo usada de maneira indevida, ou haja dúvidas sobre a veracidade da reprodução da marca, basta entrar em contato com a Ouvidoria do Tecpar e registrar sua denúncia ou pedido de informação.
Para denunciar casos de produtos identificados como orgânicos mas que não são certificados, procure o Procon Paraná. Se a denúncia for sobre o uso indevido do Selo Orgânicos do Brasil, denuncie ao Mapa.
Fonte: Governo PR
Paraná
Prova Paraná Mais: 100 mil alunos da rede estadual se preparam para disputar vagas na UFPR
Estudantes da rede estadual do Paraná terão uma nova oportunidade de acesso ao ensino superior público. A partir do processo seletivo deste ano, a nota da Prova Paraná Mais poderá ser usada, pela primeira vez, para concorrer a vagas da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Neste processo seletivo, a UFPR ofertará cerca de 920 vagas pelo programa, distribuídas em mais de 120 cursos presenciais. Entre as opções estão cursos como licenciaturas, psicologia, direito, economia, engenharia e medicina.
A avaliação será aplicada nos dias 27 e 28 de outubro de 2026. Poderão concorrer às vagas alunos da 3ª série do ensino médio regular e da 4ª série dos cursos técnicos integrados da rede estadual. O ingresso será em 2027.
Com a adesão ao Programa Paraná Mais, do Governo do Estado e desenvolvido pela Secretaria da Educação, a UFPR passa a integrar o programa Aprova Paraná Universidades e se torna a primeira universidade federal do país a aderir a uma parceria dessa abrangência com uma rede estadual de ensino.
De acordo com o secretário da Educação do Paraná (Seed-PR), Roni Miranda, a integração da UFPR representa um marco para a educação pública paranaense. “A parceria amplia as oportunidades para os estudantes da rede estadual, fortalece a inclusão e aproxima nossos jovens de uma das universidades mais tradicionais e qualificadas do país”, afirma.
As vagas serão distribuídas entre os campi de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo, ampliando as oportunidades de formação em uma universidade pública e gratuita para estudantes de diferentes regiões do Estado.
MAIS VAGAS – As universidades estaduais do Paraná já participam do programa. Com a entrada da universidade federal, o Aprova Paraná Universidades passa a ofertar aproximadamente 4.700 vagas em instituições públicas parceiras, incluindo as cerca de 920 disponibilizadas pela UFPR. Segundo Dolores Follador, coordenadora de Avaliação da Seed-PR, embora a seleção ocorra por meio da Prova Paraná Mais aplicada em 2026, as vagas serão destinadas aos ingressantes de 2027.
“Isso permite que os estudantes do terceira série do ensino médio realizem a avaliação ainda durante a educação básica e utilizem esse resultado para concorrer a uma vaga na UFPR e nas universidades estaduais no ano seguinte. É uma oportunidade que amplia as perspectivas de acesso ao ensino superior público e valoriza a trajetória escolar dos nossos alunos”, destaca.
FOCO NOS ESTUDOS – A possibilidade de disputar uma vaga em uma das universidades mais tradicionais do País já tem mobilizado estudantes da rede estadual. Entre eles está Tatyana Geraldo, de 17 anos, aluna da 3ª série do ensino médio do Colégio Estadual Guarda Mirim do Paraná, em Curitiba, que intensificou a rotina de preparação para a Prova Paraná Mais.
“Agora é uma reta final importante. Estou estudando bastante, inclusive fazendo vários simulados. Saber que a nota da prova pode ser usada para concorrer a uma vaga na UFPR aumenta ainda mais a minha dedicação. Quero aproveitar essa oportunidade e me preparar bem para tentar ingressar em uma universidade pública”, diz.
SOBRE O PROGRAMA – O Aprova Paraná Universidades é um programa de política educacional voltado à ampliação do acesso ao ensino superior para estudantes da rede pública estadual. Além da recente inclusão da UFPR, participam da iniciativa as universidades estaduais do Paraná: de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), Norte do Paraná (UENP), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro) e Universidade Estadual do Paraná (Unespar).
Fonte: Governo PR
-
Paraná6 dias agoMPPR empossa dois Procuradores de Justiça nesta sexta-feira (19)
-
Agro7 dias agoBrasil amplia promoção do agronegócio durante a África Food Show 2026
-
Paraná4 dias agoCerimônia marca a posse de Simone Maria Tavarnaro Pereira e Roberto Ouriques como Procuradores de Justiça
-
Política Nacional7 dias agoCâmara aprova projeto que garante atestado para funcionário que acompanhar criança doente
-
Política Nacional6 dias agoCâmara aprova dispensa de licitação para SUS comprar hemoderivados de empresa pública
-
Esportes7 dias agoHaaland brilha em estreia e Noruega goleia Iraque na Copa do Mundo
-
Esportes7 dias agoLionel Messi brilha com hat-trick e Argentina vence a Argélia por 3 a 0
-
Esportes6 dias agoColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
