Paraná
Com investimento de R$ 8,1 milhões do Estado, governador entrega 84 casas populares a famílias de Ventania
Oitenta e quatro famílias de Ventania, na região dos Campos Gerais, realizaram o sonho de conquistar uma casa própria graças ao programa Casa Fácil Paraná, do Governo do Estado. Elas são as novas proprietárias do Residencial Eliziário Lopes da Proença, empreendimento inaugurado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior nesta quinta-feira (06).
“É uma alegria poder estar em Ventania entregando as chaves da casa própria para mais 84 famílias através do Casa Fácil Paraná, que é o maior programa habitacional do Brasil, feito em parceria com os municípios, iniciativa privada e os outros órgãos do poder público”, disse Ratinho Junior. “Nos últimos quatro anos, beneficiamos mais de 40 mil famílias com novas moradias, além de 16 mil regularizações fundiárias. Nesta nova gestão que iniciamos, temos a meta de construir mais 40 mil moradias em todo o Paraná”, acrescentou o governador.
O projeto recebeu R$ 8,1 milhões de investimento do Governo do Estado por meio da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). A empresa financia as moradias com condições facilitadas de aquisição para famílias com renda de até seis salários mínimos.
De acordo com o presidente da Cohapar, Jorge Lange, o projeto apresentar diversos diferenciais que permitem que a parcela da população que ganha menos tenha acesso às casas. “O financiamento é feito em até 35 anos sem cobrança de entrada e com juros de apenas 2% ao ano, que é o juro mais barato do Brasil. Além disso, aquelas famílias com renda de até três salários mínimos ao mês recebem um desconto adicional de R$ 15 mil”, explicou.
Graças aos benefícios estaduais, as prestações a serem pagas ficarão entre R$ 254 a R$ 367 ao mês, valor bem menor do que o custo médio do aluguel cobrado na região. Outro fator que contribuiu com a redução dos custos aos compradores foi a doação dos terrenos pela Prefeitura de Ventania.
Para o prefeito de Ventania, José Luiz Bittencourt (Zelio), a entrega do conjunto habitacional marca a conclusão de um projeto idealizado há duas décadas. “Esse terreno foi comprado pela prefeitura há 20 anos e nunca conseguimos viabilizar o projeto. Agora, graças a Deus e ao apoio do Governo do Estado, estamos presenteando estas 84 famílias com uma moradia digna”, declarou.
As unidades habitacionais possuem modelos de 44 e 54 metros quadrados, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externa. Os modelos arquitetônicos utilizados pela Cohapar e o tamanho dos lotes foram pensados para permitir futuras ampliações pelos proprietários.
FUTURO MELHOR – O pastor Alaor da Rosa, de 42 anos, mora há 12 anos com a esposa em uma residência cedida pela igreja onde atua. Apesar de ser grato pela ajuda da comunidade, ele não esconde a felicidade em ter uma casa própria na cidade. “Nós amamos a cidade de Ventania e queremos permanecer aqui, por isso sempre buscamos consegui uma casa, mas a dificuldade financeira sempre impediu”, relatou. “Com estas condições mais acessíveis do projeto a gente conseguiu finalmente realizar esse sonho, então estamos muito felizes de poder morar aqui e fazer parte dessa nova comunidade que se forma”, concluiu o pastor.
Outra família beneficiada foi a do barbeiro Eversy Guerbes, que aos 45 anos comemorou a conquista da primeira casa própria. “Morar de aluguel é algo instável, em você não tem um local fixo para estar com a família e precisa sempre estar se mudando. Agora nós vamos pagar praticamente um valor simbólico, bem menor que o aluguel, por uma casa de qualidade”, comemorou.
Ao recebe as chaves do imóvel, que fica em uma das esquinas do conjunto, a esposa de Eversy, Bruna Oliveira, 35, revelou os planos da família, que não pretende se mudar tão cedo. “Nós queremos com um tempo ampliar a casa e fazer uma edícula para termos um lugar aconchegante para estar com os filhos e os netos”, contou Bruna.
PRESENÇAS – Também participaram da inauguração o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge; o presidente do Instituto Água e Terra, Everton Souza; o deputado federal Sandro Alex; o deputado estadual Alexandre Curi; o presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro; os prefeitos de Arapoti, Irani Barros; Curiúva, Natanael Moura; Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt; e Telêmaco Borba, Márcio Matos.
Fonte: Governo PR
Paraná
Estado entrega reforma e quadra coberta aguardada há anos em escola de Pinhais
O governador em exercício Darci Piana entregou nesta sexta-feira (26) as obras de ampliação e reforma do Colégio Estadual Walde Rosi Galvão, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Com investimento de R$ 1,8 milhão, a intervenção contemplou a construção de uma quadra poliesportiva coberta, além de melhorias na infraestrutura da unidade.
As benfeitorias proporcionam mais conforto, segurança e melhores condições para o desenvolvimento das atividades pedagógicas e esportivas. O colégio atende 380 alunos dos anos finais do Fundamental e do Ensino Médio.
“A educação transforma vidas. Quando o Estado investe em educação, investe no futuro das pessoas. É isso que estamos fazendo aqui em Pinhas: entregando uma quadra que a comunidade esperava há muito tempo e reafirmando o compromisso de oferecer uma educação cada vez melhor para todos”, ressaltou Piana.
As obras foram concluídas no início de junho e ampliaram significativamente a estrutura física do colégio. Antes da intervenção, a unidade contava com 1.913,74 metros quadrados de área construída, distribuídos em 12 salas de aula e demais ambientes administrativos e pedagógicos.
Com a execução do projeto, foram incorporados uma quadra poliesportiva coberta, um pórtico de entrada e uma central de gás, ampliando em cerca de 28% a área construída da unidade escolar.
“É uma quadra moderna, que carrega também uma história importante. Era uma obra que estava paralisada em razão de problemas de corrupção, mas foi retomada no Governo Ratinho Junior e agora está sendo entregue à comunidade. É um investimento de recursos públicos que se transforma em dignidade para os estudantes, para a comunidade escolar e para os professores que irão atuar na unidade”, destaca o secretário de Educação Roni Miranda.
ADEQUAÇÃO – A nova quadra coberta garante um espaço para as aulas de Educação Física, protegido das condições climáticas, além de ampliar as possibilidades de realização de atividades pedagógicas, esportivas, culturais e de integração da comunidade escolar.
A intervenção também representa a retomada e conclusão de uma obra aguardada pela comunidade, fortalecendo a infraestrutura da rede estadual de ensino e contribuindo para a melhoria do ambiente escolar.
“Essa obra representa muito para toda a nossa comunidade escolar, para os nossos alunos e também ex-diretores que muito lutaram para ter essa quadra, que eu tenho a honra de entrega agora, na minha gestão”, disse a diretora do Colégio, Soledade dos Santos Silva Ribeiro. “Agradeço em nome da comunidade escolar a todos que se envolveram para que essa entrega se concretizasse”.
OBRAS NO PARANÁ – A entrega das obras do colégio de Pinhais integra um conjunto de investimentos realizados pelo Governo para modernizar as unidades da rede pública estadual. As intervenções têm como objetivo ampliar a oferta de vagas, modernizar os espaços pedagógicos e melhorar as condições de ensino e aprendizagem para estudantes e profissionais da educação em todo o Paraná.
Atualmente, o Governo do Estado mantém 236 obras escolares em execução. Desse total, 16 correspondem à construção de novas unidades e 220 são reformas e ampliações. Os investimentos ultrapassam R$ 660 milhões, sendo R$ 366 milhões destinados a novas construções.
Elas estão em diferentes níveis de execução. Em Apucarana, Araucária, Colorado e Ibiporã já ultrapassaram 75% de execução. E em algumas cidades (Rio Branco do Sul, Pontal do Paraná e Itaperuçu) as obras estão no início.
PRESENÇAS – Também acompanharam a entrega o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; os deputados federais Sandro Alex e Luizão Goulart; a prefeita de Pinhais, Rosa Maria; o vice-prefeito, Marcinho Pereira; o presidente da Câmara de Vereadores de Pinhais, Anderson Pioco; as deputadas estaduais Marli Paulino e Márcia Huçulak; e a chefe do Núcleo Regional de Educação Área Metropolitana Norte, Silvia Vieira Dias.
Fonte: Governo PR
-
Paraná6 dias agoPolícia Civil do Paraná apreende armas e haxixe na Rodoviária de Curitiba
-
Paraná6 dias agoPrevisão é de tempo bom e ausência de chuva para a 4ª Corrida do Porto
-
Educação4 dias agoObmep premia 682 estudantes com medalhas de ouro em cerimônia
-
Brasil6 dias agoExtensão da Malha Norte avança em Mato Grosso e reforça novo ciclo de expansão ferroviária no país
-
Esportes4 dias agoFrança supera paralisação de duas horas e vence Iraque pela Copa do Mundo
-
Política Nacional3 dias agoComissão aprova criação de cadastro no SUS para mulheres vulneráveis com risco de câncer
-
Polícial6 dias agoPCPR prende homem investigado por furto em Marmeleiro
-
Polícial6 dias agoPolícia Civil do Paraná apreende armas e haxixe na Rodoviária de Curitiba
