Paraná
Turismo no campo: 56 mil pessoas participaram das Caminhadas na Natureza em 2022
O projeto Caminhadas da Natureza, organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná) em parceria com diversos municípios, teve a participação de pelo menos 56,6 mil pessoas inscritas, de forma online, em 107 circuitos executados em 2022. Elas proporcionaram renda superior a R$ 1,2 milhão a 1.553 famílias que têm propriedades nos roteiros e que oferecem artesanatos, geleias, queijos, doces, almoços, cafés e outros produtos.
A análise dos números e eventuais melhorias no projeto que nasceu em 2007 são assuntos do 4º Encontro de Organizadores de Caminhadas da Natureza, iniciado nesta segunda-feira (27) e que se estende até quarta (29), em Pontal do Paraná, com presença de mais de 100 pessoas.
Na abertura do evento, Luzia Bernadete Poloni, Alda Maria de Souza e Eline Scheffer, todas de Curitiba, receberam prêmios por serem as que mais caminharam em 2022, ultrapassando os 400 quilômetros cada uma.
“A ferramenta Caminhadas na Natureza é uma política pública que se propõe a levar desenvolvimento para as comunidades rurais, sobretudo da agricultura familiar”, acentuou a coordenadora estadual do projeto, Terezinha Busanello Freire. “Entendemos que é esse o papel da política pública, é para essas comunidades que esse braço do governo tem que se estender”.
As estratégias a serem traçadas durante o encontro levam em conta a relação que os caminhantes têm com a natureza e a garantia de renda para os pequenos produtores. “Acreditamos que o turismo rural é uma forma de promover o desenvolvimento econômico nas comunidades locais ao mesmo tempo em que preserva a beleza natural e o patrimônio cultural”, disse o especialista em extensão rural do IDR-Paraná e coordenador do evento no Litoral, Charles Peixoto.
- Turismo rural: governador sanciona lei que cria a Rota da Lavanda no Paraná
- Inscrições para o Prêmio Queijos do Paraná terminam nesta sexta-feira
O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, destacou que as caminhadas são importantes para a saúde do corpo e da mente. “Mas tem outra parte relevante, que é receber bem, tratar bem, fazer as pessoas agarrarem amor pelo circuito, pelas propriedades rurais, pelo ambiente rural”, afirmou.
Por isso, pediu ainda mais profissionalismo na organização de cada circuito e na preparação de cada propriedade. “Temos desafios e eles precisam ser encarados e pensados neste encontro, entre eles discutir como melhorar esse tipo de atividade, como melhorar a política pública, como multiplicar isso”, sugeriu o secretário.
No ano passado, os eventos se estenderam por 101 dos 399 municípios paranaenses. Além do Caminhadas da Natureza, o Estado desenvolve projetos como Rota do Queijo, Rota da Lavanda, Mulheres do Café, Caminhos da Uva, eventos gastronômicos e festivais em várias cidades.
“São movimentos importantes para a sociedade, para a economia e para as famílias. E para os caminhantes é prazer, relaxamento, possibilidade de desfrutar de maravilhas e conhecer cada vez mais aquilo que os 17 milhões de hectares rurais do Paraná podem oferecer”, disse.
CAMPEÃS – As três campeãs de quilometragem em Caminhadas da Natureza de 2022 receberam troféus e brindes na festividade de abertura do encontro em Pontal do Paraná. Luzia Bernadete Poloni caminhou 493 quilômetros, Alda Maria de Souza, 489 km, e Eline Scheffer, 436 km.
Eline é holandesa, de Kampen, mas chegou com seis meses de idade ao Brasil, quando o pai se mudou para Castro para trabalhar no colégio agrícola. Ali teve seus contatos com o mundo rural. “Muita gente que mora em Curitiba tem um pezinho no interior, ou os pais nasceram no interior e contam história da vida no campo, então chega uma altura da vida em que se começa a procurar suas origens”, diz.
Foi o que aconteceu com ela. No início, não se tratava nem de caminhada, mas de passeios pelo campo, visita a um restaurante ou café rural, ou uma chácara onde pudesse passar um dia. Nessas andanças foi fazendo amigos. Em 2008, conheceu o projeto Caminhadas da Natureza. “Foi a primeira vez”, lembra. “No começo eram pouquíssimas no Paraná, umas três ou quatro no ano”. Nos outros finais de semana, procurava outros grupos de caminhada.
A partir de 2010, o projeto decolou e praticamente todo final de semana eram promovidos passeios pelo Estado. “Montamos o grupo Pé na Estrada com as mesmas pessoas que caminhavam e almoçavam juntas, e começamos a viajar, fretando vans e ônibus”, conta. Elas iam no dia anterior para percorrer e conhecer o município e, no domingo, faziam os circuitos.
O entusiasmo era tanto que chegaram a fazer canecas com o mapa do Paraná, onde assinalavam os locais por onde passavam. A pandemia e a suspensão das atividades esfriaram um pouco o ânimo. Não dela e das amigas Luíza e Alda, que se conheceram no projeto e ultrapassaram os 400 quilômetros em 2022.
“O projeto Caminhadas da Natureza é algo que fez a diferença na vida de muitas pessoas”, afirma Eline. “Uma boa parte dos meus amigos de hoje eu conheci nas caminhadas. Não é apenas caminhar pela questão física. O que mais pega é a questão das amizades, do social, que acaba sendo até mais importante que o aspecto físico”.
PRESENÇAS – Também estiveram presentes na abertura do evento o prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes; o prefeito de Rio Branco do Ivaí, Pedro Taborda; o gerente de Agroecologia do IDR-Paraná, Renato Viana Gonçalves; o chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Maurício Lunardon; o gerente do IDR-Paraná em Paranaguá, Satoshi Osmar Nonaka; o representante do Conselho Estadual de Turismo e da Fecomércio, Giovanni Bagatini; e o presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Pontal do Paraná, João Carlos Lima.
Fonte: Governo PR
Paraná
MP em Movimento reúne representantes de municípios da região de Francisco Beltrão para discutir melhorias nos serviços de acolhimento e de assistência social
A proteção de crianças e adolescentes, a estrutura de políticas de assistência social e questões urbanísticas estiveram entre os principais temas tratados nesta segunda-feira, 14 de setembro, na agenda do MP em Movimento, em Francisco Beltrão. A iniciativa transfere temporariamente a sede da Procuradoria-Geral de Justiça para diferentes regiões do estado, com a proposta de aproximar o Ministério Público do Paraná da realidade local. Ao longo do dia, representantes dos municípios de Boa Vista da Aparecida, São João, Sulina, São Jorge D’Oeste e Ampére participaram de reuniões com integrantes do MPPR para discutir desafios e soluções para os serviços municipais.
Boa Vista da Aparecida – O Serviço de Acolhimento Familiar de Boa Vista da Aparecida esteve entre os assuntos discutidos com o Prefeito Eduardo José Henrichs, o Assessor Jurídico Cristian Marçal Pacovska Lizzi e a Secretária de Assistência Social, Polyana Zucco. O Município apresentou os desafios enfrentados pela Casa Lar Acolhendo Vidas, que incluem custos de manutenção, capacitação da equipe e dificuldade em mobilizar famílias voluntárias, mesmo com a realização de campanhas.
O MPPR acompanhará a análise de possível revisão do convênio formalizado entre os Municípios de Boa Vista da Aparecida, Capitão Leônidas Marques e Santa Lúcia, que têm crianças e adolescentes atendidos pelo mesmo serviço de acolhimento
A reunião também tratou da situação dos loteamentos e condomínios irregulares às margens do Lago de Salto Caxias. Ficou definido que a equipe técnica do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça (Caop) de Proteção ao Meio Ambiente e de Habitação e Urbanismo prestará apoio à Promotoria de Justiça de Capitão Leônidas Marques na análise da questão.
Participaram da reunião a Diretora-Secretária da Procuradoria-Geral de Justiça, Nayani Kelly Garcia; o Coordenador de Assuntos Institucionais, Ronaldo de Paula Mion; o integrante do Caop de Proteção ao Meio Ambiente e de Habitação e Urbanismo, Promotor de Justiça Daniel Pedro Lourenço; o Promotor de Justiça Renato Sampaio Cavalheiro; e as assessoras jurídicas Milena Augustin e Jihanne Kuhnen Kchachan.
São João, Sulina e São Jorge D’Oeste – Na sequência, representantes de São João, Sulina e São Jorge D’Oeste participaram de reunião sobre a entidade de acolhimento institucional mantida pelos três Municípios.
A Promotora de Justiça Vanessa Pinto Maia de Medeiros apresentou as principais dificuldades identificadas pelo MPPR no serviço, que atualmente está com a capacidade de acolhimento ultrapassada e enfrenta problemas estruturais, além de fragilidades nas equipes técnica e de cuidadores.
Entre as possibilidades discutidas está a atuação consorciada para a manutenção e a estruturação do serviço de acolhimento, em substituição ao atual sistema de convênio. O modelo de família acolhedora também foi apresentado como alternativa.
Os Municípios concordaram em realizar uma nova reunião para definir a estruturação do consórcio e discutir a capacitação da equipe técnica e das cuidadoras da Casa Lar, com a participação das equipes de proteção social especial. Também será analisada a forma de contratação dos profissionais, considerando as possibilidades de teste seletivo, CLT, PSS ou concurso público.
Participaram da reunião o Prefeito de São Jorge D’Oeste, Odinei Rebonatto; o Procurador-Geral do Município de Sulina, Antonio Pazin; o Procurador-Geral de São Jorge D’Oeste, Jean de Souza Silva; o Prefeito de São João, Joni Zanella Ferreira; a Secretária de Assistência Social de São João, Andrieli Borsati; o Procurador-Geral de São João, Orides Negrello Neto; o Prefeito de Sulina, Gilberto João Rossi; e a Assessora da Secretaria do Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça do MPPR Jihanne Kuhnen Kchachan.
Ampére – A reorganização do serviço de assistência social de Ampére foi tema da última reunião do dia. O Promotor de Justiça Murilo Euller Catuzo apresentou os principais desafios e necessidades identificadas no município.
A partir desse diagnóstico, o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça (Caop) de Assistência Social do MPPR desenvolveu um plano de ação com prazos e metas para a estruturação da política municipal de assistência social. O acordo será formalizado por meio de Termo de Ajuste de Conduta (TAC), que será encaminhado ao Poder Executivo.
Participaram da reunião o Coordenador de Assuntos Institucionais, Ronaldo de Paula Mion; o Prefeito de Ampére, Douglas Diems Morockoski Potrich; o Assessor Jurídico Hyuri Bedin e a Assistente Social do Centro de Apoio Técnico à Execução (Caex) de Francisco Beltrão Denize da Silveira.
Fonte: Ministério Público PR
-
Política Nacional5 dias agoEleições 2026: quem fica, quem sai e quem concorre ao Senado
-
Esportes6 dias agoGabigol dá duas assistências, Santos vence Atlético-MG e larga na frente nas quartas
-
Paraná6 dias agoAtendendo recurso do MPPR, Supremo Tribunal Federal reconhece provas da investigação de homicídios praticados na UTI do Hospital Evangélico de Curitiba
-
Paraná6 dias agoMinistério Público do Paraná denuncia por corrupção passiva ex-secretário Municipal de Governo e presidente da Câmara de Vereadores de Ortigueira
-
Educação7 dias agoUFMT abre seleção para licenciatura intercultural indígena
-
Brasil6 dias agoForça Nacional do SUS recebe base no Rio de Janeiro para enfrentar emergências climáticas
-
Paraná6 dias agoMinistério Público do Paraná empossa nova Promotora Substituta nesta quarta-feira (9/9), em cerimônia marcada para as 17 horas
-
Educação4 dias agoPrazo para escolha dos livros didáticos do PNLD termina nesta sexta (11)
