Brasil
Rota aérea entre São Paulo e Bahia cresce 8% e assume o 3º lugar entre as mais movimentadas do país
A rota aérea entre São Paulo e Bahia registrou crescimento de 8% no número de passageiros e assumiu a terceira posição entre os trechos mais movimentados do país, de janeiro a maio de 2026. No período, foram 2.488.440 passageiros transportados, ante 2.290.573 nos cinco primeiros meses do ano passado, quando o itinerário ocupava o quarto lugar no ranking nacional.
Já a rota São Paulo–Santa Catarina, que, de janeiro a maio de 2025, estava no 3° lugar entre os trajetos mais movimentados, caiu uma posição neste ano. O número de passageiros diminuiu 1,5%, passando de 2.403.838, de janeiro a maio de 2025, para 2.366.258, no mesmo intervalo deste ano.
Um outro trecho também subiu de posição neste ano: São Paulo–Rio Grande do Sul, que estava na 6ª posição em 2025, e agora está em 5° lugar entre os destinos mais movimentados. O trajeto, neste ano, atingiu 2.109.798 passageiros, uma alta de 5% em relação aos 2.000.511 registrados nos cinco primeiros meses de 2025.
Já a rota entre São Paulo e Minas Gerais caiu uma posição: era 5° lugar no ano passado (2.137.645 passageiros de janeiro a maio) e passou para a 6ª posição neste ano (2.052.870 passageiros).
Líderes
A rota entre São Paulo e Rio de Janeiro seguiu como a mais movimentada em 2026, mantendo o patamar de 2,9 milhões de passageiros registrados no ano passado.
O segundo itinerário com maior movimentação em ambos os anos (São Paulo-Paraná) registrou leve crescimento entre janeiro e maio deste ano, com 2,8 milhões de passageiros. Em 2025, no mesmo período, foram contabilizados 2,7 milhões.
Trechos mais movimentados em 2026, de janeiro a maio:
- SP x RJ (1° em 2025)
- SP x PR (2° em 2025)
- SP x BA (4° em 2025)
- SP x SC (3° em 2025)
- SP x RS (6° em 2025)
Geral
O Brasil registrou no mês passado mais um recorde na movimentação de passageiros domésticos. As estatísticas foram divulgadas pelo Ministério do Turismo, com base nos dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
De janeiro a maio, 42 milhões de pessoas voaram pelo país. O número é 6% maior que os 39,8 milhões de passageiros registrados no mesmo período do ano passado. É a primeira vez na história que o Brasil ultrapassa a marca de 42 milhões de passageiros no período.
O resultado de maio também foi positivo e recorde. No mês, 8,31 milhões de passageiros voaram pelo Brasil, número 2% maior que os 8,16 milhões contabilizados em maio de 2025. A movimentação de maio de 2026 é a maior desde o início da série histórica, em 2000.
Por João Alberto Pedrini
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
Brasil
Ministério da Saúde abre audiência pública para criação de teste portátil de diagnóstico de tuberculose
O Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União da última segunda-feira (22/06) o chamamento para audiência pública que ouvirá empresas e instituições de todo o país interessadas em construir um dispositivo portátil capaz de diagnosticar a tuberculose, a partir de amostras de saliva. A iniciativa marca a primeira Encomenda Tecnológica (Etec) proposta pela pasta e prioriza o enfrentamento de doenças negligenciadas.
A escuta será realizada virtualmente, às 14h30 do dia 8 de julho, com transmissão pelo canal do DataSUS no Youtube. Os interessados em participar deverão confirmar presença pelo e-mail [email protected] até as 17h do dia 7 de julho, informando nome, CPF e CNPJ da instituição que representam. A mensagem deverá ser enviada com o título “Inscrição na Audiência Pública – Escuta de Mercado”. As contribuições formais serão coletadas por meio de um questionário específico, que será divulgado durante o evento e ficará disponível por 30 dias.
A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (SCTIE) do Ministério da Saúde, Fernanda De Negri, explica que o cenário da doença no Brasil foi considerado para definir o objeto da Etec. Isso porque dados mais recentes do Ministério da Saúde apontam que, somente em 2025, o Brasil registrou mais de 85,6 mil casos de tuberculose.
Embora o Brasil tenha avançado significativamente no diagnóstico da tuberculose, os métodos atuais ainda enfrentam algumas limitações. A baciloscopia, exame laboratorial para detecção de bactérias, por exemplo, é amplamente ofertada no SUS, mas apresenta sensibilidade limitada, especialmente em crianças e pessoas com HIV. O método também não permite a identificação da resistência aos medicamentos.
A cultura para micobactérias, tecnologia de referência para confirmação da doença, por sua vez, exige infraestrutura laboratorial e tempo prolongado para obtenção dos resultados. Já o teste molecular (TRM-TB), que detecta a enfermidade em poucas horas, está disponível em polos urbanos com maior alcance para populações em situação de vulnerabilidade, uma vez que necessita de instalações laboratoriais.
Nesse cenário, Fernanda De Negri ressalta que a Etec terá como foco o desenvolvimento de um dispositivo que deverá atender critérios como o baixo custo de operação, a dispensa de infraestrutura laboratorial complexa e a capacidade de identificar se a doença é resistente aos dois principais medicamentos do tratamento atual, a rifampicina e a isoniazida.
A proposta, pontua, é viabilizar que moradores de regiões isoladas tenham o mesmo nível de atendimento daqueles que vivem em centros urbanos, reduzindo o tempo de espera pelo diagnóstico laboratorial.
“A tuberculose ainda afeta de forma desproporcional as populações mais vulneráveis. Por isso, um dispositivo portátil, que pode ser transportado facilmente e sem infraestrutura complexa, vai nos permitir ampliar significativamente a busca ativa de casos, garantindo uma resposta rápida e eficiente para as pessoas que mais precisam”, afirmou a secretária.
Outra exigência fundamental é que o aparelho seja desenvolvido em território nacional. “É uma decisão estratégica para fomentar o desenvolvimento tecnológico no país”, ponderou Fernanda De Negri.
Diferentemente das licitações tradicionais, que servem para comprar bens e serviços já disponíveis nas prateleiras do mercado, a Etec é usada quando há uma barreira real que precisa ser superada a partir de uma inovação que ainda não existe. Nesse caso, o governo apresenta o desafio e financia a pesquisa e o desenvolvimento do produto necessário para abastecer o Sistema Único de Saúde (SUS).
Parceria com a ABDI
A Etec em saúde foi anunciada pelo Governo do Brasil em março deste ano, e é elaborada em cooperação com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). A parceria prevê apoio técnico da entidade em etapas como definição de demandas, escuta de mercado, avaliação de riscos tecnológicos e seleção de instituições participantes. Já o Ministério da Saúde será responsável pelas decisões, diretrizes estratégicas e implementação do instrumento.
Cronograma
O edital de chamamento da iniciativa será divulgado até 1º de setembro. As propostas das instituições que desejam participar da iniciativa deverão ser encaminhadas no período de 1º a 30 de setembro. A seleção, análise de recursos e divulgação do resultado ocorrerão de 1º de outubro a 30 de novembro. Já a celebração do contrato deverá ser realizada até 15 de dezembro.
Confira o aviso e o caderno da audiência pública
Mais informações poderão ser obtidas pelo e-mail eletrônico [email protected]
Roberta Paola
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde
-
Paraná5 dias agoCerimônia marca a posse de Simone Maria Tavarnaro Pereira e Roberto Ouriques como Procuradores de Justiça
-
Esportes7 dias agoGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
-
Esportes6 dias agoColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
Política Nacional7 dias agoCâmara aprova dispensa de licitação para SUS comprar hemoderivados de empresa pública
-
Brasil7 dias agoDefensoras Populares chega ao Espírito Santo e amplia acesso à Justiça para mulheres
-
Esportes7 dias agoPortugal decepciona na estreia e empata com República do Congo na Copa do Mundo
-
Esportes7 dias agoInglaterra vence Croácia em estreia movimentada na Copa do Mundo
-
Educação5 dias agoPND poderá ser usada em seleções de 2.031 redes de ensino
