Paraná
Mais de 1 mil famílias de Mandaguari estão se conectando à rede de esgoto da Sanepar
Mais de mil famílias de Mandaguari, no Noroeste do Paraná, estão conectando seus imóveis à rede de esgoto da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Essas famílias são contempladas com a obra de ampliação da rede coletora de esgoto que acaba de ser concluída, por meio de uma parceria entre a Prefeitura e a Sanepar. As mil famílias contempladas com a obra de ampliação da rede coletora de esgoto são moradoras dos jardins Progresso, Delgado, Palma, das Torres, Hawai III, Bela Vista, São Marcos, Tancredo Neves e Cristina, além da Villa Bela e dos residenciais Riacho Doce e Ernesto Trolezzi.
“Se todos tivessem conscientização da água que vai ser descartada, de não mandar a gordura junto, somente a água, seria perfeito”, resume Edivaldo Pedro, do Jardim Delgado, um dos moradores que está regularizando a situação.
Ele trabalha numa empresa de produtos químicos, nunca foi encanador, mas dedicou alguns finais de semana para implantar as tubulações destinando a água utilizada no banheiro, cozinha e área de serviço para a rede de esgoto. O morador seguiu à risca todas as normas técnicas indicadas no manual do cliente da Sanepar. “No que eu não tinha habilidade, já corria nos vizinhos pedindo orientação e deu certo. E só falta agora a parte dos acabamentos, do reboco, a tampa”, resume.
Reconhecendo a função das caixas de inspeção e de gordura, Edivaldo aconselha os demais vizinhos a fazerem a correta ligação do esgoto também. Ele lembra que é um item essencial para não atrapalhar o tratamento do esgoto e não contaminar o meio ambiente. “Obedece aos parâmetros e a gente faz a separação da gordura para não vir para rede. Para rede, é só a água”, comenta.
O aposentado Maurílio Dionizio é vizinho de frente do Edivaldo, na Rua José Luiz Costa. Ele já está utilizando a rede de esgoto e avalia que a eliminação das fossas sépticas é um importante ganho para a comunidade. “Vai ser a melhor coisa, saúde para todos nós”, pontua.
Maurílio acompanhou a obra de implantação da rede coletora e ficou admirado com a tecnologia utilizada, com o método não destrutivo. “A rede de esgoto que saiu aqui foi bem feita. Não precisou abrir as calçadas, fizeram tudo por baixo, muito bem planejado”, destaca.
Há alguns quilômetros dali, no jardim Planalto, a dona de casa Denice Ferreira também comemora a chegada de rede coletora, contando os dias para realizar a compactação da terra na antiga fossa e recompor o calçamento. “Agora é só manter a caixinha da gordura limpinha e fica tudo certo”, comenta.
Apesar de já existente no quintal, somente seguindo orientação para interligar o imóvel à rede da Sanepar, é que Denice observou a importância de efetuar a limpeza da caixa de gordura. “Eu esquecia dela lá, porque não fazia barulho nenhum. Agora não. Eu estou lavando a louça aqui e estou escutando cair água ali”, brinca.
OBRAS – Para além dos 19 mil metros de rede coletora de esgoto instalados em Mandaguari, por meio da parceria com a Prefeitura, a Sanepar também ampliou a capacidade para tratar o que coleta. A Companhia construiu uma nova estação de tratamento de esgoto, moderna e completa, a ETE Keller IV.
Somando o valor reembolsado ao município, pela antecipação da obra da rede, os investimentos da Sanepar em Mandaguari ultrapassam os R$ 45 milhões.
O superintendente Operacional da Sanepar na Região Noroeste, Vitor Gorzoni, afirma que a nova unidade amplia em mais de 70% a capacidade do sistema local, com um horizonte de muitos anos permitindo que o município não pare de crescer. “Mais de mil famílias foram beneficiadas em diversos bairros, as principais áreas de Mandaguari já estão atendidas. Restam cerca de 10% para a universalização total do serviço no município”.
A prefeita de Mandaguari, Ivonéia Furtado diz que chegar aos 80% de cobertura com esgoto no município era um plano de governo e um sonho. “Afinal de contas, rede de esgoto na cidade é saúde”, comenta.
Ela destacou o diálogo mantido com a equipe da Sanepar e o laço estreito que permitiu a parceria para a obra do sistema, que amplia os horizontes para o crescimento e o desenvolvimento organizado da cidade. “Mandaguari em nível de Brasil está dando um belíssimo exemplo no marco regulatório do saneamento básico. Isso é saúde, é compromisso da nossa administração com a população”.
Fonte: Governo PR
Paraná
Ações integradas da PMPR e Polícia Federal apreendem 2,7 toneladas de maconha
A Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), e a Polícia Federal (PF) apreenderam 2,7 toneladas de maconha em duas ocorrências nesta quinta-feira (18), nas regiões Noroeste e Sudoeste do Estado. As ações integram operações contínuas de combate a crimes transfronteiriços.
Em Cidade Gaúcha, no Noroeste, as equipes apreenderam 2.175 quilos do entorpecente durante patrulhamento pela PR-482, na Operação Protetor das Fronteiras e Divisas. Um caminhão com a placa encoberta foi abordado em uma estrada rural.
Na fiscalização, o motorista informou que transportava a droga sob uma carga de feno. No veículo também havia uma égua, utilizada para tentar conferir licitude ao transporte.
- PCPR intercepta drogas e armas avaliadas em R$ 22 milhões em Campo Largo
-
PCPR apreende 400 quilos de maconha em Cândido de Abreu a partir de denúncia anônima
O condutor foi preso e encaminhado com a droga e o veículo para a Delegacia da Polícia Federal em Guaíra. O animal foi recolhido ao Centro de Controle de Zoonoses do município.
SUDOESTE – A outra apreensão ocorreu em Santo Antônio do Sudoeste, no Sudoeste do Estado, pelas equipes da 3ª Companhia do BPFron e da PF, no âmbito das operações Brasil Contra o Crime Organizado – Fronteiras e FARO.
Os policiais abordaram um caminhão carregado com garrafas PET que retornava da Argentina por uma passagem clandestina. Cães de faro indicaram a presença de drogas em um compartimento oculto na carroceria, onde foram localizados 550 quilos de maconha.
O veículo foi levado à sede da Receita Federal em Dionísio Cerqueira (SC) para a retirada dos recicláveis e pesagem do entorpecente. O motorista, de 39 anos, foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia da Polícia Federal do município catarinense.
Fonte: Governo PR
-
Educação7 dias agoMEC debate cooperação em educação com países lusófonos
-
Brasil6 dias agoMinistério da Saúde e fãs da banda BTS se unem para incentivar a doação de sangue
-
Política Nacional7 dias agoComissão aprova proibição de leilão e penhora de espaços culturais tombados
-
Esportes5 dias agoAlemanha revive placar histórico e atropela Curaçao na estreia da Copa do Mundo
-
Esportes6 dias agoBrasil empata com Marrocos em estreia nervosa na Copa do Mundo
-
Brasil7 dias agoSeminário destaca avanço da parceria do SUS com hospitais de excelência para ampliar o acesso à saúde
-
Agro5 dias agoEmbargo exige ampliar rastreabilidade e controle de medicamentos
-
Esportes5 dias agoHolanda e Japão empatam em duelo eletrizante na Copa
