Connect with us


Paraná

Engenheiros da Sanepar apresentam ações para redução de perdas de água na Espanha

Publicado em

Engenheiros da Sanepar apresentaram nesta terça-feira (16), na cidade de San Sebastián, na Espanha, o Programa Corporativo de Combate e Redução de Perdas de Água da Companhia, na Water Loss 2024, que é a maior conferência mundial sobre perda de água. O objetivo do evento é apresentar e discutir os mais recentes avanços, estratégias, técnicas e aplicações das melhores práticas internacionais na gestão de águas não-faturadas. O Water Loss, que teve início no domingo e se encerra nesta quarta-feira, reuniu 620 participantes de todo o mundo.

A gerente do Processo Água da Companhia, Juliana Pilotto, avalia a participação no evento, junto com os engenheiros Marcelo Depexe e Patrícia Paludo, como importante para o aprendizado e a troca de experiências com os melhores especialistas do setor do mundo. “Conhecemos diferentes tecnologias e novas ideias para aprimorarmos o nosso programa corporativo de perdas”, afirma.

Na apresentação feita na conferência, o engenheiro Marcelo Depexe falou dos resultados do programa, como a redução de mais de 10 litros/dia entre 2019 e 2023. “A tendência é de que essa queda continue nos próximos anos”, afirmou.

Leia mais:  Apoiado pelo Estado, Campeonato Paranaense reconhece os melhores da disputa

Na abordagem da estratégia corporativa da Sanepar para a melhoria na eficiência operacional, de forma a reduzir e controlar de forma consistente as perdas de água, explicou o funcionamento das câmaras técnicas que lideram a aplicação do programa em todo o Estado, com reuniões mensais de análise de resultados e definição das ações seguintes. “As câmaras buscam a uniformidade de conhecimentos e ações em todas as regiões do Paraná, a fim de garantir a eficácia das diretrizes do programa”, disse.

Foram apresentados ainda projetos em desenvolvimento pela Sanepar, em parceria com startups, como o uso de sensores em hidrômetros que monitoram pressão e vazão de redes durante 24 horas por dia e de hidrofones que captam ruídos da água. E também o uso de tecnologia israelense para detecção de perdas com captura de imagens por satélite.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Promotoria de Justiça de Cianorte se reúne com Conselho da Comunidade

Published

on

Promotoria de Justiça de Cianorte se reúne com Conselho da Comunidade

Nesta segunda-feira, 17 de agosto, a 2ª Promotoria de Justiça de Cianorte participou de uma reunião com representantes do Conselho da Comunidade de Cianorte, com o objetivo de alinhar ações, projetos e estratégias de atuação voltadas à população.

A iniciativa foi conduzida pela Promotora de Justiça Elaine Lopo Rodrigues, com a contribuição técnica do Serviço Social da 16ª Unidade Regional de Apoio Técnico Especializado (Urate), representado pela assistente social Adriéli Volpato Craveiro. A atividade buscou fortalecer a articulação entre a Promotoria de Justiça e o Conselho da Comunidade, alinhando as intervenções realizadas pelo Conselho aos projetos locais e à atuação da unidade ministerial.

A intenção é que as iniciativas sejam construídas a partir das demandas da realidade local, fortalecendo o papel do Conselho da Comunidade na execução de ações de caráter social e de reinserção. Entre as ações estipuladas no encontro está a contratação de uma Assistente Social para atuar diretamente na elaboração, organização e acompanhamento dos projetos locais do Conselho. A medida busca trazer maior qualificação técnica e contribuir para que os projetos sejam pensados e executados de forma sistemática.

Leia mais:  Administração Superior e Gepclima debatem ações estruturantes com Promotores que atuam em Rio Bonito do Iguaçu e região

Estiveram presentes o Presidente do Conselho da Comunidade, José Airton Gonçalves;  o Tesoureiro Luiz Pozza; o 2º Secretário, Jorge Luis Rodrigues; e o responsável administrativo, Alan Batista da Cruz.

Fonte: Ministério Público PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262