Paraná
Saúde orienta população para onda de frio e reforça importância da vacinação contra a gripe
A Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) alerta a população para a chegada de uma onda de frio que deve provocar queda acentuada das temperaturas em todo o Estado nos próximos dias. De acordo com as previsões meteorológicas, as mínimas poderão ficar abaixo dos 10°C em grande parte das regiões paranaenses, enquanto as máximas permanecerão reduzidas por vários dias consecutivos, caracterizando um episódio de frio rigoroso, aumentando o desconforto térmico.
“O frio intenso aumenta o risco de complicações respiratórias e cardiovasculares. Por isso, reforçamos o chamado para que a população mantenha a vacinação em dia e adote medidas preventivas. Ao mesmo tempo, seguimos monitorando o cenário climático e fortalecendo a capacidade de resposta do sistema de saúde”, afirma o secretário de Estado da Saúde, César Neves.
A Sesa reforça a importância da vacinação contra a influenza e a Covid-19, além da adoção de medidas preventivas para reduzir o risco de agravamento de doenças típicas do inverno, como pneumonias, bronquites, crises asmáticas e outras infecções respiratórias.
Até o momento, o Paraná já aplicou 2.266.072 doses da vacina contra a gripe. A imunização é especialmente recomendada para os grupos prioritários, como crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos e gestantes, que apresentam maior risco de desenvolver complicações decorrentes da doença.
Confira as principais orientações:
– Manter a vacinação contra influenza e Covid-19 atualizada, principalmente entre idosos, crianças, gestantes e pessoas com comorbidades;
– Utilizar roupas adequadas para proteger o corpo do frio, incluindo casacos, gorros, cachecóis e cobertores durante o período de descanso;
– Manter boa hidratação e alimentação equilibrada, mesmo com a redução da sensação de sede;
-Priorizar bebidas quentes e refeições como sopas e caldos para auxiliar na manutenção da temperatura corporal;
– Evitar o consumo excessivo de álcool, que pode aumentar o risco de hipotermia;
– Manter o acompanhamento regular de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares e respiratórias;
– Higienizar frequentemente as mãos e adotar etiqueta respiratória para reduzir a transmissão de vírus;
– Procurar atendimento médico diante de sintomas como dificuldade para respirar, confusão mental, dor no peito, febre persistente ou sinais de hipotermia, como tremores intensos, sonolência excessiva e fala arrastada.
Fonte: Governo PR
Paraná
Ações integradas da PMPR e Polícia Federal apreendem 2,7 toneladas de maconha
A Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), e a Polícia Federal (PF) apreenderam 2,7 toneladas de maconha em duas ocorrências nesta quinta-feira (18), nas regiões Noroeste e Sudoeste do Estado. As ações integram operações contínuas de combate a crimes transfronteiriços.
Em Cidade Gaúcha, no Noroeste, as equipes apreenderam 2.175 quilos do entorpecente durante patrulhamento pela PR-482, na Operação Protetor das Fronteiras e Divisas. Um caminhão com a placa encoberta foi abordado em uma estrada rural.
Na fiscalização, o motorista informou que transportava a droga sob uma carga de feno. No veículo também havia uma égua, utilizada para tentar conferir licitude ao transporte.
- PCPR intercepta drogas e armas avaliadas em R$ 22 milhões em Campo Largo
-
PCPR apreende 400 quilos de maconha em Cândido de Abreu a partir de denúncia anônima
O condutor foi preso e encaminhado com a droga e o veículo para a Delegacia da Polícia Federal em Guaíra. O animal foi recolhido ao Centro de Controle de Zoonoses do município.
SUDOESTE – A outra apreensão ocorreu em Santo Antônio do Sudoeste, no Sudoeste do Estado, pelas equipes da 3ª Companhia do BPFron e da PF, no âmbito das operações Brasil Contra o Crime Organizado – Fronteiras e FARO.
Os policiais abordaram um caminhão carregado com garrafas PET que retornava da Argentina por uma passagem clandestina. Cães de faro indicaram a presença de drogas em um compartimento oculto na carroceria, onde foram localizados 550 quilos de maconha.
O veículo foi levado à sede da Receita Federal em Dionísio Cerqueira (SC) para a retirada dos recicláveis e pesagem do entorpecente. O motorista, de 39 anos, foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia da Polícia Federal do município catarinense.
Fonte: Governo PR
-
Educação7 dias agoMEC debate cooperação em educação com países lusófonos
-
Brasil6 dias agoMinistério da Saúde e fãs da banda BTS se unem para incentivar a doação de sangue
-
Política Nacional7 dias agoComissão aprova proibição de leilão e penhora de espaços culturais tombados
-
Esportes5 dias agoAlemanha revive placar histórico e atropela Curaçao na estreia da Copa do Mundo
-
Esportes6 dias agoBrasil empata com Marrocos em estreia nervosa na Copa do Mundo
-
Brasil7 dias agoSeminário destaca avanço da parceria do SUS com hospitais de excelência para ampliar o acesso à saúde
-
Agro5 dias agoEmbargo exige ampliar rastreabilidade e controle de medicamentos
-
Esportes5 dias agoHolanda e Japão empatam em duelo eletrizante na Copa
