Connect with us


Paraná

Fundepar lança programa para fortalecer combate ao desperdício de alimentos nas escolas estaduais

Publicado em

A alimentação escolar da rede estadual do Paraná ganhou no último mês um novo aliado na promoção da sustentabilidade e do consumo consciente. O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) lançou o Programa Prato Consciente, iniciativa que busca reduzir o desperdício de alimentos nas escolas por meio do monitoramento das refeições e de ações de educação alimentar e nutricional.

O Prato Consciente promove, desde maio, atividades de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) nas unidades. Durante as atividades, nutricionistas promovem também ações nos refeitórios nas escolas de toda a rede estadual para orientar os estudantes sobre a montagem de um prato equilibrado, incentivando o consumo de verduras, legumes, cereais, proteínas e leguminosas.

O programa consiste na realização periódica de pesagens da produção total das refeições e das sobras alimentares. Com os dados coletados, as equipes conseguem identificar os principais pontos de desperdício, aperfeiçoar o planejamento das refeições e desenvolver estratégias para o uso mais eficiente dos alimentos e dos recursos públicos.

Além de contribuir para uma gestão mais eficiente da alimentação escolar, o Prato Consciente também tem caráter educativo. A proposta é estimular a reflexão dos estudantes sobre a importância do consumo responsável, da sustentabilidade e dos impactos ambientais causados pelo desperdício de alimentos.

Leia mais:  PRC-466, em Turvo, terá detonação de rochas em rodovia nesta quarta-feira

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, a iniciativa reforça o compromisso da rede estadual com a formação integral dos alunos.  “Quando falamos em alimentação escolar, não estamos tratando apenas da oferta de refeições de qualidade, mas também da formação de valores. O Prato Consciente ajuda nossos estudantes a compreenderem a importância do consumo responsável, do respeito aos alimentos e da sustentabilidade. São aprendizagens que ultrapassam os muros da escola e contribuem para a formação de cidadãos mais conscientes”, afirmou.

Um manual foi elaborado para orientar gestores, nutricionistas e merendeiras sobre a execução padronizada do programa. O documento reúne conceitos, metodologias e procedimentos relacionados ao preparo das refeições, realização das pesagens, registro das informações e análise dos resultados obtidos pelas unidades escolares.

Segundo a diretora-presidente do Fundepar, Eliane Teruel Carmona, o material fortalece o trabalho nas escolas e amplia a capacidade de monitoramento da alimentação escolar. “O manual oferece ferramentas práticas para que as escolas possam acompanhar seus indicadores, identificar oportunidades de melhoria e reduzir desperdícios. Mais do que uma ação operacional, o programa promove uma mudança de cultura, envolvendo toda a comunidade escolar em torno do uso consciente dos alimentos e da valorização da alimentação escolar”, disse.

Leia mais:  Programa apresenta nesta semana questões sobre o uso de agrotóxicos

Entre os benefícios da adesão ao programa estão o melhor planejamento do preparo das refeições, a redução de desperdícios, o maior controle sobre sobras e restos alimentares, o fortalecimento da gestão da alimentação escolar e a geração de subsídios para ações de educação alimentar e nutricional.

A nutricionista Rosângela Slomski, chefe da Divisão de Planejamento da Alimentação Escolar do Fundepar, reforças que o objetivo do programa também é educar os estudantes fora da escola. “Por meio da Educação Alimentar e Nutricional, buscamos formar estudantes mais conscientes, capazes de fazer escolhas saudáveis e de valorizar os alimentos, reduzindo o desperdício dentro e fora da escola”.

Ao envolver nutricionistas, merendeiros, professores, gestores e alunos, o programa fortalece a corresponsabilidade no cuidado com os alimentos e transforma o momento das refeições em uma oportunidade de aprendizado sobre cidadania, sustentabilidade e consumo consciente.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Previsão é de tempo bom e ausência de chuva para a 4ª Corrida do Porto

Published

on

Apesar do sábado chuvoso em Paranaguá, não há previsão de chuva para este domingo (21), dia da 4ª Corrida do Porto. A informação consta no Sistema de Meteorologia da Portos do Paraná (Simport), que indica um cenário favorável aos corredores durante todo o período da realização da prova. A primeira largada está prevista para as 6h30, quando os termômetros deverão registrar 13°C.

Conforme os dados meteorológicos, a probabilidade de chuva está em 0% desde a noite deste sábado. As condições climáticas apontam apenas para a formação de neblina durante a madrugada e ao amanhecer de domingo. Sem ventos fortes, o sistema meteorológico indica a presença de uma brisa leve, de aproximadamente 3 nós (5,5 km/h), ao longo da prova.

O evento terá início cerca de uma hora após o começo oficial do inverno de 2026, que, segundo os meteorologistas, ocorrerá às 5h24 deste domingo.

Realizada pela Portos do Paraná, a prova reunirá mais de 4 mil participantes. Considerada a primeira corrida do mundo realizada em uma faixa portuária operacional, a Corrida do Porto conta com três percursos: 5 quilômetros (corrida e caminhada), 10 quilômetros e a inédita Meia Maratona, com 21 quilômetros.

ATLETAS RETIRAM OS ÚLTIMOS KITS – A entrega dos últimos kits para a prova segue até as 18h deste sábado. As retiradas já ocorreram em Curitiba, na quinta-feira (18), e em Paranaguá, na sexta-feira (19). Neste sábado, a distribuição acontece até as 18h no Palácio Taguaré, sede administrativa da Portos do Paraná, localizada na Avenida Ayrton Senna da Silva, nº 161.

Quem compareceu ao local nesta manhã encontrou um processo ágil, sem necessidade de enfrentar filas. Filipe Pereira Freitas, de 22 anos, participa da Corrida do Porto pela primeira vez e destacou a organização da entrega.

Leia mais:  Com investimento de R$ 50 milhões, Estado divulga 1,8 mil projetos do novo Proesporte

“Foi só falar meu nome que já encontraram minha inscrição. Todos estão muito bem preparados, então foi tudo muito rápido. Também gostei bastante do kit. Achei a camiseta bonita e gostei da cor”, afirmou.

Estivador há um ano, Fábio Freitas participará da prova de 5 quilômetros ao lado do pai, Fabio José Freitas, de 48 anos. A Corrida do Porto era um desejo antigo do pai, que já trabalhou na área portuária e tinha curiosidade de retornar ao local onde atuou durante parte da vida.

“Será muito gratificante fazer esse percurso de forma recreativa, ainda mais ao lado do meu pai. Gosto muito de trabalhar no porto porque todos os dias aprecio essa paisagem. Vai ser muito bacana ver outras pessoas também aproveitando esse cenário”, destacou.

AJUSTES FINAIS SÃO REALIZADOS – A organização da Corrida do Porto realiza os últimos preparativos para a prova deste domingo. As estruturas instaladas em frente ao Palácio Taguaré, na Avenida Ayrton Senna da Silva, incluindo a arquibancada posicionada na área de chegada, já estão montadas. Por conta disso, a via está parcialmente interditada, com o fluxo de veículos organizado por sinalização e cones.

A arena principal, que receberá atletas e visitantes a partir das 5h30, também passa pelos ajustes finais. O espaço contará com diversos serviços de apoio, atrações para o público, espaço kids e praça de alimentação.

Leia mais:  Paraná confirma operação de crédito de US$ 100 milhões com BID para Fundo Soberano

LARGADA E ESTACIONAMENTO – A largada da Meia Maratona está marcada para as 6h30. Já as provas de 5 e 10 quilômetros terão início às 7h.

O pórtico de largada estará instalado na Avenida Portuária, enquanto a chegada ocorrerá na Avenida Ayrton Senna da Silva, em frente ao Palácio Taguaré.

Para oferecer maior comodidade aos participantes, três áreas estarão disponíveis para estacionamento. A primeira é o pátio em frente ao prédio histórico da Alfândega de Paranaguá, com acesso pela Avenida Governador Manoel Ribas, nº 150. A segunda será o pátio de caminhões da Cotriguaçu, com acesso pela Avenida Coronel José Lobo, nº 611. Por fim, haverá vagas limitadas no estacionamento do Palácio Taguaré, localizado na Avenida Ayrton Senna da Silva, nº 161.

Também será permitido estacionar na Avenida Coronel José Lobo. Por orientação da Superintendência Municipal de Trânsito, os veículos deverão permanecer estacionados em ângulo de 45 graus.

SEGURANÇA OPERACIONAL – Por questões de segurança, as atividades portuárias serão temporariamente interrompidas durante a passagem dos atletas pela faixa portuária. A concessionária Rumo também suspenderá a circulação de trens nos trechos que integram os percursos da prova.

VIAS TERÃO BLOQUEIOS NO DOMINGO – Algumas das principais vias da área portuária e do Centro Histórico de Paranaguá terão bloqueios totais ou parciais na manhã deste domingo (21). As intervenções ocorrerão por tempo determinado, conforme o cronograma da prova.

A lista completa dos bloqueios pode ser consultada no material de orientação disponibilizado pela organização do evento.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262