Connect with us


Brasil

Maria Augusta Arruda é eleita para conselho científico internacional do ICGEB

Publicado em

A diretora do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Maria Augusta Arruda, foi eleita para integrar o Conselho de Assessores Científicos (CSA) do Centro Internacional de Engenharia Genética e Biotecnologia (ICGEB), uma das principais organizações intergovernamentais internacionais para pesquisa, treinamento e transferência de tecnologia em Ciências da Vida e Biotecnologia. A eleição ocorreu durante a 32ª Reunião do Conselho de Governadores da instituição, em 19 e 20 de maio, na Cidade do Cabo, África do Sul. 

O encontro reuniu representantes de 69 países-membros para discutir estratégias para o fortalecimento da cooperação internacional em biotecnologia, desenvolvimento de capacidades científicas, inovação em saúde, segurança alimentar e transferência de tecnologia. O evento também destacou o papel da biotecnologia no enfrentamento de desafios globais relacionados à saúde pública, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável. 

O Brasil participou do encontro representado pela secretária de Políticas e Programas Estratégicos (Seppe) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Andrea Latgé. Ela acompanhou as discussões sobre cooperação científica internacional e destacou a importância da presença brasileira em espaços estratégicos para o desenvolvimento da ciência e da inovação. 

Leia mais:  Investigação financeira reforça combate ao crime organizado com capacitação no Acre

“A eleição de Maria Augusta para o Conselho de Assessores Científicos do ICGEB evidencia a excelência da pesquisa brasileira e a capacidade dos nossos cientistas de contribuir para agendas globais em áreas estratégicas como saúde, biotecnologia e inovação. Essa participação fortalece a presença do Brasil nos principais espaços internacionais de cooperação científica”, afirmou Andrea Latgé. 

Maria Augusta Arruda destacou que a sua nomeação representa um reconhecimento da ciência produzida no Brasil e uma oportunidade de ampliar a participação do País em debates internacionais sobre biotecnologia, inovação em saúde e cooperação científica. “Recebo essa nomeação com muita honra e senso de responsabilidade. Integrar o CSA do ICGEB é uma oportunidade de levar a perspectiva da ciência brasileira para um espaço internacional dedicado ao fortalecimento da biotecnologia e da cooperação científica”, afirmou a diretora. 

O Conselho de Assessores Científicos do ICGEB é composto por quinze cientistas internacionais com atuação de destaque nas ciências da vida. Os integrantes assessoram as estratégias científicas e os programas desenvolvidos pela instituição e exercem mandatos de três anos, com possibilidade de renovação.   

Leia mais:  Exposição fotográfica é janela para a biodiversidade e os desafios da conservação

À frente do Laboratório Nacional de Biociências, Maria Augusta lidera grupos de pesquisa que utilizam abordagens de biologia integrativa em estudos desde o desenvolvimento sustentável até a descoberta de fármacos e as interações hospedeiro-patógeno. 

A pesquisadora tem trajetória consolidada no Brasil e no exterior. Foi professora sênior da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), pesquisadora em Saúde Pública da Fiocruz e atuou por 12 anos na Universidade de Nottingham, no Reino Unido, em iniciativas ligadas à cooperação científica internacional e ao desenvolvimento de pesquisadores. 

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Comentários Facebook

Brasil

MJSP investe mais de R$ 6,4 milhões no fortalecimento da Cavalaria da Polícia Militar do Rio Grande do Norte

Published

on

Macaíba, 26/6/2026 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) destinou mais de R$ 6,4 milhões do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) para a construção do novo Regimento de Polícia Montada da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, em Macaíba (RN). A estrutura foi inaugurada nesta sexta-feira (26), com a participação do secretário nacional de Segurança Pública, Chico Lucas.

Além da construção do regimento, o Governo Federal investiu cerca de R$ 1 milhão na aquisição de um caminhão de transporte animal de última geração. O veículo tem capacidade para transportar simultaneamente até dez animais e dez operadores, ampliando a capacidade logística da unidade e garantindo maior eficiência no emprego da tropa montada em operações de segurança pública.

Durante a cerimônia, Chico Lucas disse que o Rio Grande do Norte tem se sobressaído pela boa gestão dos recursos federais destinados à segurança pública.

“O estado é um dos destaques na atuação com o uso dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública. A inauguração da Cavalaria é uma demonstração de como o trabalho em parceria da União pode ser muito efetivo no fortalecimento das forças de segurança pública”, afirmou.

Leia mais:  MJSP sedia reunião do CNSP para alinhar estratégias da segurança pública de 2026

Os investimentos integram a política do Ministério da Justiça e Segurança Pública de fortalecimento das instituições de segurança por meio do Fundo Nacional de Segurança Pública, que financia ações de modernização da infraestrutura, aquisição de equipamentos, valorização dos profissionais e ampliação da capacidade operacional das forças policiais em todo o País.

Com a entrega da nova estrutura e do veículo especializado, a Polícia Militar do Rio Grande do Norte passa a contar com melhores condições para empregar a Cavalaria em ações de policiamento ostensivo, controle de distúrbios civis, grandes eventos, patrulhamento em áreas urbanas e rurais e operações de apoio às demais unidades da corporação.

A iniciativa reforça o compromisso do Governo Federal com a cooperação entre União e estados para ampliar a capacidade de resposta das forças de segurança e promover mais proteção à população.

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262