Brasil
Salão do Turismo, em Fortaleza, oferece ‘viagem pelo Brasil’ como presente antecipado de Dia das Mães
Que tal presentear sua mãe com uma viagem pelo Brasil inteiro sem precisar de passagens aéreas? O 10º Salão do Turismo surge como o roteiro perfeito para o feriado de Dia das Mães, em Fortaleza. Entre os dias 7 e 9 de maio, o Centro de Eventos do Ceará se transforma em uma imersão cultural e gastronômica, reunindo os sabores, sons e cores das 27 unidades da federação em um só lugar.
A proposta é unir lazer e planejamento: o público poderá passear pelas manifestações culturais do país, degustar iguarias regionais e já sair com a próxima viagem da família comprada, aproveitando condições especiais de operadoras e companhias aéreas presentes no evento.
Sabores e presentes únicos: para quem busca um presente com história e identidade, o Armazém da Agricultura Familiar será um dos pontos altos. O espaço reunirá 14 produtores de oito estados brasileiros, oferecendo mais de 70 itens exclusivos. o público encontra cafés, chocolates, castanhas, farinhas, doces artesanais, além de itens da sociobiodiversidade, ervas medicinais e artesanato sustentável, produtos que carregam história, tradição e identidade regional.
Cultura e tradição: o Salão será um verdadeiro palco vivo. Durante os três dias, o público poderá conferir de perto a força das tradições brasileiras, com apresentações de Boi-Bumbá, Maracatu, Reisado, Quadrilhas Juninas e danças típicas. É a oportunidade de viver a energia das festas populares do Brasil centralizadas na capital cearense.
Planeje o seu próximo destino: além do passeio, o evento é o lugar ideal para quem quer viajar. Agências de viagens e operadoras estarão com balcões de atendimento oferecendo ofertas exclusivas para o público do Salão. É a chance de garantir as férias ou o próximo feriado com preços diferenciados, seja como um presente de última hora para a mãe ou para toda a família.
A ideia é aproveitar o passeio para já sair com o próximo destino definido, seja como presente de Dia das Mães ou como oportunidade de conhecer novos lugares pelo país.
O evento
O Salão do Turismo reunirá toda a cadeia produtiva em um ambiente estratégico de promoção dos destinos nacionais, articulação e geração de negócios.
Os 26 estados e o Distrito Federal estarão representados, mostrando o que o país tem de melhor. A programação é intensa e oferece atividades tanto para o público em geral quanto para empresários, gestores públicos, técnicos, estudantes, pesquisadores e representantes de entidades e associações envolvidas com o setor.
As palestras, oficinas e mesas-redondas debaterão o desenvolvimento e o futuro do turismo, abordando temas estratégicos como:
– Infraestrutura e investimentos públicos e privados.
– Acessibilidade e sustentabilidade.
– Crédito e economia criativa.
– Inovação digital, inteligência artificial e uso de novas tecnologias.
Como se inscrever
A entrada é gratuita, mas é necessário realizar um cadastro prévio para participar do evento. Passo a passo para a inscrição:
1. Acesse o portal oficial: gov.br/turismo/pt-br/salaodoturismo.
2. Na aba “Inscreva-se”, clique em “Visitantes”.
3. Informe seu e-mail ou WhatsApp e siga as instruções na tela.
4. Insira seus dados pessoais (nome, e-mail e CPF).
5. Escolha as atividades das quais deseja participar (caso queira apenas circular pelo Salão, basta deslizar a página até o fim).
6. Informe sua data de nascimento e o nome da sua mãe para concluir.
Pronto! A sua inscrição será efetivada e um QR Code será gerado e enviado para seu e-mail, o qual deverá ser apresentado na entrada do evento.
Programação
Confira as atividades de cada dia acessando os links diretos abaixo:
– Programação de quinta-feira (7): clique aqui.
– Programação de sexta-feira (8): clique aqui.
– Programação de sábado (9): clique aqui.
Por Natália Moraes
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
Brasil
Brasil apresenta sua nova meta climática alinhada à Missão 1,5ºC
A nova meta climática do Brasil no Acordo de Paris será entregue à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês) pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, chefe da delegação brasileira na COP29, conferência do clima da ONU que acontece em Baku, no Azerbaijão, de 11 a 22 de novembro.
A segunda Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) brasileira estabelece o compromisso do país em reduzir suas emissões líquidas de gases de efeito estufa de 59% a 67% em 2035, na comparação aos níveis de 2005. Isso equivale, em termos absolutos, a uma redução de emissões para alcançar entre 850 milhões e 1,05 bilhão de toneladas de gás carbônico equivalente em 2035.
A nova NDC abrange todos os setores da economia e está alinhada ao objetivo do Acordo de Paris de limitar o aquecimento médio do planeta a 1,5ºC em relação ao período pré-industrial, conforme Balanço Global acordado na COP28, em Dubai, em 2023. Esse compromisso permitirá ao Brasil avançar rumo à neutralidade climática até 2050, objetivo de longo prazo do compromisso climático.
A nova meta representa etapa-chave para promoção de um novo modelo de desenvolvimento, por meio da implementação de iniciativas como Plano Clima, Plano de Transformação Ecológica, Pacto entre os Três Poderes pela Transformação Ecológica, entre outras.
A NDC é o resultado de um extenso processo de análise dos cenários de emissões do país. Ela reconhece a urgência do combate à crise climática, assume a necessidade de construir resiliência e traça um roteiro para um futuro de baixo carbono para a sociedade, a economia e os ecossistemas brasileiros.
Também amplia a meta de corte de emissões apresentada na primeira NDC, consolidando uma trajetória de aumento de ambição, como determina o Acordo de Paris, de 2015. Em comparação ao objetivo já estabelecido para o ano de 2030, há incremento de 13% a 29% em ambição em termos de redução de emissões absolutas.
A nova NDC apresenta uma meta em banda, que considera as variáveis na projeção de cenários futuros, reconhecendo que a implementação do compromisso será influenciada por fatores nacionais e globais até 2035. A NDC também reafirma o compromisso do país em aumentar sua capacidade de adaptação, fortalecer a resiliência e reduzir a vulnerabilidade às mudanças climáticas.
O caminho para a implementação da NDC é traçado pelo Plano Clima, que guiará as ações de enfrentamento à mudança do clima no Brasil até 2035. O plano terá eixos voltados à redução de emissões de gases de efeito estufa (mitigação) e à adaptação aos impactos da mudança do clima, com planos setoriais para cada um deles — serão sete para mitigação e 16 para adaptação.
Para viabilizar essa nova visão de desenvolvimento, serão empregados instrumentos econômicos como o Fundo Clima, Títulos Soberanos Sustentáveis, Eco Invest Brasil, Taxonomia Sustentável Brasileira e o Fundo Florestas Tropicais para Sempre.
O governo federal trabalha em diversas frentes para cumprir suas metas de redução de emissões. A mais importante delas é o combate ao desmatamento.
Na última quarta-feira (6/11), foi anunciada a taxa oficial de desmatamento na Amazônia, que foi de 6.288 km² no período de agosto de 2023 a julho de 2024, segundo estimativa do sistema Prodes, do Inpe. Esse resultado representa uma redução de 30,63% em relação ao período anterior, sendo a maior queda percentual em 15 anos.
No Cerrado, a taxa oficial de desmatamento entre agosto de 2023 e julho de 2024 foi de 8.174 km², a menor registrada desde 2019. Esse dado representa uma queda de 25,7% em relação ao período anterior (agosto de 2022 a julho de 2023) e marca a primeira redução nas taxas de desmatamento do bioma em cinco anos.
Somadas as reduções de desmatamento — a principal fonte de emissões de gases de efeito estufa do Brasil — nos dois primeiros anos do atual governo, evitou-se a emissão de 400,8 milhões de toneladas de CO₂ equivalente nesses dois biomas.
Muitas outras ações estão em andamento, tais como Plano ABC+, Plano Combustível do Futuro, Programa de Recuperação de Pastagem Degradada, Plano de Transição Energética, Programa Nova Indústria Brasil, Planaveg, Programa Florestas Produtivas, Planos de Prevenção e Controle do Desmatamento de todos os biomas, entre outros.
Errata: A nota que anuncia a nova Contribuição Nacionalmente Determinada do Brasil foi atualizada com a correção do volume de redução das emissões. O valor correto é de 850 milhões a 1,05 bilhão de toneladas de gás carbônico equivalente, e não de 1.050 a 850 gigatoneladas de gás carbônico equivalente em 2035.
Assessoria de Comunicação do MMA
[email protected]
(61) 2028-1227/1051
-
Agro7 dias agoGoverno Federal lança Plano Safra 26/27 nesta terça-feira (30)
-
Brasil7 dias agoMinistério da Saúde inaugura primeira UTI inteligente do SUS no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (RJ)
-
Agro5 dias agoMonitoramento via satélite passa a ser exigência para exportações do agronegócio brasileiro
-
Brasil6 dias agoMinistério dos Transportes inicia nova etapa das obras do Arco Metropolitano de Maceió
-
Paraná7 dias agoParaná é o primeiro estado da força-tarefa brasileira a entrar em operação na Venezuela
-
Paraná7 dias agoConstrução de complexo religioso em Piraquara reforça turismo da fé no Paraná
-
Brasil6 dias agoSaúde amplia acesso a cuidados especializados com inclusão da infectologia no programa Agora Tem Especialistas
-
Paraná5 dias agoStartup incubada no Tecpar desenvolve tecnologia para aprimorar produção farmacêutica
