Connect with us


Paraná

1.500 kits são distribuídos para crianças em ação de Páscoa da Portos do Paraná

Publicado em

Crianças atendidas pelo Centro Cultural 5C e pelo Grupo Very Good, de Paranaguá, receberam neste fim de semana chocolates arrecadados na campanha Páscoa para Todos, da Portos do Paraná. Foram montados 1.517 kits, que também serão destinados a comunidades das ilhas do Litoral do Paraná nos próximos dias.

“As doações garantem que as crianças não passem a Páscoa em branco. Elas ficam muito felizes, é emocionante”, destacou Monica Gori Denardi, coordenadora de Assistência Médica e Social da empresa pública.

No Centro Cultural 5C, as crianças participaram de atividades recreativas, como pula-pula, escorregador e distribuição de guloseimas, durante a festa realizada no sábado (28), na sede da entidade, no Parque São João, em Paranaguá. “Eu gostei de ganhar os chocolates, vou comer tudo até chegar em casa”, disse Kaleb Eduardo, de 6 anos.

A maquiadora Michelle Cristina Santana participou do evento com o filho de 10 meses e aproveitou para retirar chocolates destinados aos irmãos, de 10 e 15 anos. “Desde pequena eu participo e é muito divertido, porque as doações ajudam as crianças. Algumas não têm condições de comprar e, quando ganham os chocolates, ficam felizes”, afirmou.

Leia mais:  Juiz de São João do Ivaí Arquiva Ação Contra Jornalista Otávio Alves em Reconhecimento ao Jornalismo Sério e Transparente

Além das doações, muitos portuários atuaram como voluntários nas ações ao longo do fim de semana. Foi o caso da técnica Fernanda Soares que participou fantasiada de coelha e animou a festa de Páscoa do Grupo Very Good, realizada no domingo (29). “Tem sido uma experiência muito gratificante. É especial poder tirar fotos com as crianças e receber o carinho delas”, relatou.

“Hoje é dia de agradecer à Portos do Paraná e a toda a comunidade portuária, que iluminaram o sorriso das crianças e emocionaram os pais, que, muitas vezes, não têm condições de comprar um chocolate”, declarou Ricardo Godoy, integrante do Grupo Very Good. A aposentada Teresa Miranda também participou da ação e retirou um kit para a neta, de 3 anos. “Achei a festa muito bonita, uma maravilha. Parabéns para todos vocês”, disse.

ENTRE O PORTO E A CIDADE – Esta foi a segunda edição da campanha de doações de chocolates da comunidade portuária do Litoral paranaense e dos colaboradores da Portos do Paraná. O projeto busca estreitar os laços entre o porto e a cidade, fortalecendo vínculos e apoiando famílias em situação de vulnerabilidade social.

Leia mais:  Boletim destaca atuação do MP em 15 cidades e premiação nacional de projeto de acolhimento a vítimas de crimes sexuais

A Pascoa para Todos foi uma das ações reconhecidas, em outubro do ano passado, pela Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA), em Quebec, no Canadá, com o prêmio Excelência em Comunicação e Relações Públicas. O projeto de comunicação “Entre o Porto e a Cidade” tem como objetivo aproximar a Portos do Paraná das comunidades de Paranaguá e Antonina, por meio de estratégias de comunicação integrada e ações sociais criadas pela presidência da empresa pública.

Entre as principais campanhas estão o Natal Solidário, a Páscoa para Todos e a divulgação dos resultados sociais obtidos com a Corrida do Porto, a primeira do mundo dentro da faixa portuária. Em 2025, o valor arrecadado com as inscrições de três mil atletas foi aplicado na reforma de dois asilos de Paranaguá. Em 2023, a Corrida do Porto já havia sido reconhecida pela AAPA com o prêmio Eventos Especiais.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Alunos de 88 colégios da rede estadual participam do Parlamento Jovem

Published

on

Estudantes participaram, nesta terça-feira (2), das eleições do projeto Parlamento Jovem em 88 colégios da rede estadual, distribuídos em 64 municípios paranaenses. A iniciativa, desenvolvida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-PR), conta com a parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) e proporciona aos alunos vivência prática do processo democrático e do funcionamento das eleições.

Em todo o Paraná, cerca de 26 mil estudantes atuaram como eleitores e 988 concorreram como candidatos-mirins. Para a realização da votação, foram disponibilizadas 238 urnas eletrônicas, entre equipamentos utilizados e de contingência.

Para o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, o projeto contribui para a formação cidadã dos estudantes ao aproximá-los das instituições democráticas. “A participação no Parlamento Jovem é uma oportunidade singular para que os estudantes vivenciem, na prática, o funcionamento do sistema democrático e do Poder Legislativo. Incentivamos fortemente a adesão dos alunos porque iniciativas como essa fortalecem o protagonismo juvenil, ampliam a compreensão sobre o processo eleitoral e contribuem para a formação de cidadãos mais conscientes e participativos”, afirmou o secretário.

Para o chefe da Seção de Educação para a Cidadania Política (SECP) do TRE-PR, Frederico Rafael Martins de Almeida, o projeto representa uma oportunidade de aproximar jovens da Justiça Eleitoral e incentivar a participação cidadã. “Ao conhecer na prática o funcionamento das eleições e do Poder Legislativo, os estudantes desenvolvem competências relacionadas à cidadania, ao diálogo, à ética pública e à participação política responsável”. 

Leia mais:  Administração Superior e Gepclima debatem ações estruturantes com Promotores que atuam em Rio Bonito do Iguaçu e região

CIDADANIA – Segundo ele, o Parlamento Jovem é uma das principais ações de educação para a cidadania política desenvolvidas pelo TRE-PR. “Contribuímos para a formação de novas gerações de eleitores conscientes, participativos e comprometidos com os valores democráticos”, declarou Almeida. 

A coordenadora dos Programas Especiais da Seed-PR, Adriana Rigon Wille, destacou que a iniciativa complementa o trabalho desenvolvido pelas escolas na formação cidadã dos estudantes. “É uma experiência muito rica porque os estudantes vivenciam uma eleição de verdade dentro da escola. Eles organizam as chapas, apresentam propostas, fazem campanha e utilizam a urna eletrônica no processo de votação. Tudo isso ajuda a aproximá-los da democracia e torna o aprendizado muito mais significativo”, afirmou.

NOVIDADES – “A edição de 2026 marca uma nova fase do Parlamento Jovem, resultado de um amplo processo de modernização”, destacou Almeida. Entre os avanços implementados recentemente pelo TRE-PR, estão a criação do Regulamento Oficial do Parlamento Jovem e o lançamento de um hotsite que reúne informações sobre todas as etapas do projeto, incluindo cronogramas, materiais pedagógicos, vídeos explicativos, manuais operacionais, modelos de documentos e orientações destinadas às escolas, Cartórios Eleitorais e Câmaras Municipais.

Leia mais:  Escola de Dança Teatro Guaíra estreia nova temporada de apresentações nos colégios

Também foram promovidas capacitações para servidores, professores, equipes pedagógicas e representantes das Câmaras Municipais, além da disponibilização de vídeos, checklists, cartilhas e manuais para consulta permanente. Neste ano, as instituições participantes passaram a formalizar a adesão ao projeto por meio de termos específicos, ampliando a integração entre a Justiça Eleitoral e os parceiros envolvidos.

VEREADORES – O Parlamento Jovem permite aos estudantes vivenciarem todas as etapas de uma eleição, de forma semelhante ao que ocorre nas disputas para cargos políticos. Nos meses que antecederam a votação, os alunos participaram de atividades como registro de candidaturas, campanhas eleitorais, apresentação de propostas e debates, utilizando as mesmas regras e procedimentos adotados pela Justiça Eleitoral.

Os estudantes eleitos serão diplomados e empossados como vereadores-mirins em seus respectivos municípios, passando a desenvolver atividades legislativas ao longo do ano. A proposta busca estimular o protagonismo juvenil e ampliar o conhecimento sobre o funcionamento dos poderes públicos e os mecanismos de participação democrática.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262