Connect with us


Brasil

Ministro André de Paula participa da entrega de moradias para pescadores e pescadoras artesanais de Alagoas

Publicado em

O ministro da Pesca e Aquicultura (MPA), André de Paula, participou, nesta terça-feira (24/03), da cerimônia simultânea de entrega de moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, realizada no município de São Brás (AL). Na ocasião, foram entregues 50 unidades habitacionais destinadas a famílias de pescadores e pescadoras artesanais, beneficiando diretamente cerca de 200 pessoas.

A cerimônia foi conduzida pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a partir de Brasília (DF), com participação remota das demais localidades. Ao todo, foram entregues 2.215 moradias nos municípios de São Brás (AL), Santarém (PA), Dias d’Ávila (BA) e Rio Largo (AL).

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ressaltou o significado da casa própria na vida das pessoas: “Uma casa é um sonho. É onde as pessoas vão criar seus filhos. É uma das coisas mais extraordinárias que podemos fazer. A educação dos filhos e a casa própria são duas coisas fundamentais na vida de um casal. Até o final do ano, serão entregues mais moradias para os brasileiros e brasileiras”, destacou.

Leia mais:  MJSP institui protocolo nacional inédito para investigar crimes contra jornalistas

O ministro André de Paula celebrou a conquista da casa nova para pescadores, pescadoras e marisqueiras de São Brás. “Nós estamos aqui, às margens do rio São Francisco, no sertão, vivendo um dia muito especial. Essas casas estão sendo entregues a pescadores e pescadoras. Nosso governo cuida das pessoas, e estamos cuidando dos brasileiros em todos os lugares do país”, afirmou.

Sob a gestão do Ministério das Cidades, o Minha Casa, Minha Vida Rural tem como objetivo garantir moradia digna a agricultores familiares, extrativistas, pescadores e povos de comunidades tradicionais. Segundo o ministro das Cidades, Jader Filho, as obras do programa foram retomadas em 2023. “Retomamos todas as obras, e o dia de hoje sintetiza o que construímos nos últimos anos. Os brasileiros têm que ter direito à casa própria. Vamos chegar ao final de 2026 com 3 milhões de sonhos realizados”, afirmou.

A pescadora beneficiada, Rita de Cássia, relatou que, há nove anos, buscava a casa própria. “A necessidade de ter uma casa surgiu quando tive meu filho. Sou pescadora e vivo da pesca há cinco anos. Gostei da casa e estou muito feliz por realizar meu sonho de ter uma moradia”, afirmou.

Leia mais:  Ministério do Turismo promove curso gratuito de Gestão da Acessibilidade no Turismo

Entrega em São Brás

O município de São Brás possui cerca de 8 mil habitantes e forte vínculo com a pesca artesanal, reunindo aproximadamente 1.500 pescadores que dependem diretamente do rio São Francisco para sua subsistência. Ao todo, 42 famílias receberam as casas sem custo, enquanto 8 famílias contribuíram com R$ 750,00 (1% do valor). As moradias foram entregues completas e prontas para uso. A iniciativa promove inclusão social, segurança habitacional e melhoria direta nas condições de vida da comunidade.

O empreendimento foi viabilizado por meio de parceria entre a Prefeitura de São Brás, responsável pela doação do terreno, a Colônia de Pescadores Z-36, a Associação de Produtores (ASPLESB) e a Confederação Nacional da Pesca e Aquicultura.

Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura

Comentários Facebook

Brasil

Ministro dos Transportes acompanha início das obras da Estrada Boiadeira, no Paraná

Published

on

Estratégica para o escoamento da produção agropecuária do noroeste paranaense, a BR-487/PR entrou em uma nova fase nesta quarta-feira (24), com o início dos serviços do trecho entre Serra dos Dourados, em Umuarama, e Cruzeiro do Oeste. O ministro dos Transportes, George Santoro, fez uma visita técnica para acompanhar o andamento da obra, a qual recebe R$ 343,9 milhões em investimentos por meio do Novo PAC.

“O Paraná é um dos estados celeiros do país e, pelo Porto de Paranaguá, sai um volume muito grande da produção nacional para exportação. Hoje o Brasil gasta 15% do Produto Interno Bruto (PIB) em custos logísticos, quando a média mundial é 7%. Ficamos muito tempo sem investir e isso é muito ruim. Precisamos reduzir esses custos”, afirmou o ministro dos Transportes, George Santoro.

O empreendimento contempla a implantação e pavimentação de 37,39 quilômetros da rodovia, além de serviços de terraplenagem, drenagem, obras de arte correntes e sinalização.

“A nossa região vai crescer muito com a Estrada Boiadeira. Umuarama e Maria Helena já estão e se desenvolvendo com essa rodovia. Quero agradecer ao Governo do Brasil por esses investimentos que estão chegando aos municípios e contribuindo para o desenvolvimento regional”, destacou o prefeito de Maria Helena (PR), Marlon Rancer.

Logística para o agronegócio

Conhecida como Estrada da Boiadeira, a BR-487 teve origem em rotas utilizadas por tropeiros que transportavam gado entre Mato Grosso do Sul e Paraná. Ao longo das décadas, a rodovia se tornou um importante eixo para a integração regional.

Leia mais:  CGPAL reforça ação para a identificação de novas oportunidades para interligação de localidades da Amazônia Legal ao SIN

O corredor atende uma região marcada pela produção de soja, milho, cana-de-açúcar, proteína animal e insumos agroindustriais, além de conectar áreas produtoras aos principais corredores logísticos do Sul do país e ao Porto de Paranaguá.

“A Estrada Boiadeira é um sonho de mais de 60 anos para a nossa região. Agora, finalmente, estamos vendo esse projeto sair do papel. A obra vai reduzir o tempo de viagem e trazer mais segurança para quem passa por aqui diariamente”, destacou João Batista, morador da região.

Com a conclusão das obras, a expectativa é ampliar a eficiência logística e reduzir os custos do transporte de cargas. Haverá redução de aproximadamente 80 quilômetros no deslocamento entre Naviraí (MS) e Paranaguá (PR), além de cerca de 30 quilômetros entre Icaraíma (PR), na divisa com Mato Grosso do Sul, e Cruzeiro do Oeste (PR), tornando o transporte de cargas mais eficiente e competitivo.

Infraestrutura fortalecida

O estado também se consolidou como um dos principais polos da carteira de investimentos do Ministério dos Transportes. Em menos de três anos, foram leiloados seis trechos de rodovias no Paraná, com previsão de R$ 96,2 bilhões em aportes da iniciativa privada, formando o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina. Entre os destaques estão os leilões dos lotes 4 e 5, realizados em 2025, que juntos somam quase R$ 30 bilhões em investimentos, além da inauguração da Ponte da Integração, em Foz do Iguaçu, e da revitalização da Ponte Ayrton Senna, obras que fortalecem a integração logística e ampliam a competitividade regional.

Leia mais:  Ministério do Turismo promove curso gratuito de Gestão da Acessibilidade no Turismo

“Aqui no Paraná, alcançamos o melhor patamar já registrado na conservação da malha rodoviária. Também viabilizamos o maior ciclo de investimentos já contratado pelo estado em infraestrutura de transportes. Isso é fruto de muito trabalho e de um direcionamento do presidente Lula voltado à reestruturação do país”, afirmou o ministro dos Transportes, George Santoro.

Os resultados também se refletem na qualidade da malha rodoviária federal. De acordo com o Índice de Condição da Manutenção (ICM), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), 68% das rodovias federais do Paraná são classificadas como boas em 2026, frente aos 43% registrados em 2022.

Integração ferroviária

A agenda no Paraná também incluiu discussões sobre a integração entre os diferentes modais de transporte. Santoro participou de reunião com representantes do setor produtivo para discutir temas relacionados à infraestrutura ferroviária e às oportunidades de integração logística no estado.

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes

Fonte: Ministério dos Transportes

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262