Connect with us


Paraná

Governo, MPPR e OAB/PR vistoriam cela de Filipe Martins em Ponta Grossa

Publicado em

Um grupo de representantes da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Ses), Ministério Público do Paraná (MPPR) e Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil – seção Paraná (OAB/PR) vistoriou neste sábado (7) a cela do ex-assessor da Presidência da República Filipe Martins, preso na Casa de Custódia Hildebrando de Souza, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, a pedido do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Martins está sozinho em uma cela recém-construída na unidade, com área de 6 metros quadrados com banheiro individual, chuveiro e duas camas (um beliche). O espaço, que fica afastado de outros presos, conta também com um ventilador e uma TV de 20”, disponibilizados pela família, além de mesa e cadeira. Os banhos de sol estão sendo feitos numa área anexa.

A vistoria foi feita pelo secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, a diretora-geral da Polícia Penal do Paraná, Ananda Chalegre; o promotor de Justiça Antônio Juliano Albanez, a presidente da OAB de Ponta Grossa, Mariantonieta Pailo Ferraz, o vice-presidente Rubens Florenzano, o diretor de Prerrogativas, Luís Alberto Kubaski, e duas integrantes da Comissão de Direitos Humanos da OAB de Ponta Grossa, Silvana Lopes e Jucemara Santos, e a capitã da Polícia Militar Jaine Chaves Luz de Moura. Eles também conversaram com Martins.

Leia mais:  PRC-280 vai receber nova obra de restauração em concreto, entre Palmas e Clevelândia

“Em termos de estrutura e de saneamento, ele foi alocado em um espaço que está perfeitamente adequada, dentro dos parâmetros mínimos para atender uma pessoa privada de liberdade”, afirmou o promotor de Justiça. “Nós tivemos uma conversa com ele, que relatou que está sendo bem atendido, não comentou nenhum problema, nenhuma dificuldade com alimentação, com acesso à medicação, com acesso à visitação e aos advogados. Ele também reportou sobre as características de salubridade da cela, que não nos fazem acreditar que tenha qualquer tipo de problema”.

A presidente da OAB de Ponta Grossa relatou visão semelhante ao representante do MPPR. “A OAB tem a prerrogativa de defender não apenas a sua classe, mas toda a sociedade, os direito e humanos é o Estado Democrático de Direito”, explicou Mariantonieta. “O local onde ele está tem todas as condições para garantir a integridade do custodiado. Ela é nova, tem pintura, banheiro individual e espaço para mesa e banqueta. Portanto, ele está em acomodação devidamente adequada”. 

Leia mais:  Está sem água? Sanepar tem canais disponíveis 24 horas por dia para atendimento

Martins deu entrada no sistema prisional em 2 de janeiro de 2026, após descumprimento de medidas cautelares. Inicialmente foi alocado na Casa de Custódia de Ponta Grossa. Em 6 de janeiro, foi transferido para o Complexo Médico Penal (CMP), em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, onde permaneceu até 3 de março, quando retornou à unidade de Ponta Grossa por determinação do STF.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Alunos paranaenses do ensino médio participam da Genius Olympiad, nos EUA

Published

on

As estudantes Beatriz Maria Ferreira dos Santos e Fernanda Graciele Jank, ambas de 17 anos, do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre – Ensino Integral, em Toledo, embarcaram neste fim de semana para os Estados Unidos, onde participam da Genius Olympiad, uma das maiores feiras de ciências do mundo. A competição tem início nesta segunda-feira (08) e segue até 12 de junho.

A conquista é resultado do comprometimento das estudantes e do trabalho desenvolvido no colégio. No período destinado às atividades complementares do ensino integral, Beatriz e Fernanda desenvolvem pesquisas voltadas a desafios ambientais e agrícolas. As alunas estão acompanhadas pela técnica pedagógica do Integral, professora Ingrid Kautzmann.

Para o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, além de ampliar a permanência dos estudantes na escola, a Educação em Tempo Integral oferece oportunidades para aprofundar conhecimentos e desenvolver atividades que fazem diferença na formação acadêmica.

“A participação das estudantes em uma das maiores feiras de ciências do mundo reforça o reconhecimento do sucesso do Programa Paraná Integral e do trabalho inovador desenvolvido nas escolas estaduais”, afirma o secretário.

Leia mais:  Roberta Miranda e Raça Negra transformam Pontal do Paraná em palco de grandes emoções

Beatriz investiga o uso de extratos vegetais para acelerar a germinação e o enraizamento de orquídeas cultivadas in vitro. A pesquisa busca ampliar a reprodução dessas plantas, cujo desenvolvimento é considerado lento e complexo, já que poucas sementes conseguem germinar naturalmente e a primeira floração pode levar de três a dez anos.

Já Fernanda desenvolveu uma pesquisa voltada ao controle biológico de pragas que afetam os bananais. Segundo a estudante, os extratos vegetais analisados apresentaram resultados mais acessíveis e menos agressivos ao meio ambiente e à saúde humana em comparação aos agroquímicos convencionais.

INTERCÂMBIO CULTURAL – A Genius Olympiad é uma competição internacional voltada a estudantes do Ensino Médio, com foco em questões ambientais e sustentabilidade. Realizada anualmente em Nova York, a feira reúne jovens de mais de 70 países para apresentar soluções inovadoras.

Além da premiação, com medalhas e reconhecimento internacional, o evento também é um espaço de intercâmbio cultural, permitindo que os participantes compartilhem experiências e debatam temas relacionados às mudanças climáticas e aos desafios do futuro.

Leia mais:  Governo libera R$ 6 milhões para barracão e pavimentação em Quedas do Iguaçu

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262