Agro
Pecuária ganha destaque na Abertura da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas
A Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas 2026 reforça o protagonismo da pecuária na programação deste ano. O evento, que acontece de 24 a 26 de fevereiro, na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS), reunirá produtores rurais, pesquisadores, lideranças do setor e autoridades públicas para debater os principais desafios e inovações na produção agropecuária em áreas de arroz irrigado e terras baixas.
Integração lavoura-pecuária ganha força no campo
Segundo o presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Denis Dias Nunes, a presença da pecuária nas propriedades arrozeiras tem aumentado de forma expressiva nos últimos anos.
“A pecuária se tornou parte estratégica das fazendas produtoras de arroz, contribuindo para a sustentabilidade financeira e agronômica, além de melhorar a fertilidade e o teor de matéria orgânica do solo”, destaca Nunes.
Esse movimento também se reflete na programação do evento, com crescimento da participação da pecuária nas arenas de debate, no espaço Universo Pecuária e nas atividades digitais da feira.
Rastreabilidade bovina é tema central nos debates
Um dos painéis mais aguardados da programação é o que aborda a rastreabilidade bovina, tema de relevância crescente para o setor. De acordo com o secretário adjunto da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do RS, Márcio Madalena, a inclusão do assunto no evento reforça a transversalidade da pauta dentro do agronegócio.
“A rastreabilidade é essencial para toda a cadeia produtiva. É um debate que precisa envolver também os produtores de grãos que adotam ou pretendem adotar sistemas integrados de produção”, afirma Madalena.
O estado do Rio Grande do Sul tem avançado na implantação do Plano Nacional de Identificação Individual de Bovinos, Búfalos e Rastreabilidade (PNIB). Entre 2025 e 2026, o foco está na consolidação dos sistemas de informática e nas ações de conscientização dos produtores. Segundo Madalena, o estado já realiza a identificação de animais, inclusive com exemplares exibidos na Expointer 2025 dentro do novo padrão do PNIB.
Embrapa destaca sistemas de produção integrados
A Embrapa Clima Temperado amplia sua participação nesta edição, com foco em sistemas produtivos sustentáveis e integração lavoura-pecuária (ILP). De acordo com o analista de transferência de tecnologia da Embrapa, Sérgio Bender, o objetivo é demonstrar soluções que aumentem a eficiência e a rentabilidade no campo.
“Queremos apresentar sistemas desenvolvidos em parceria com outras unidades da Embrapa, que ajudem o produtor a agregar renda e melhorar as condições de produção”, explica Bender.
Um dos destaques do estande será a vitrine de forrageiras, com mais de 20 espécies voltadas à produção de volumosos para pecuária de corte e leite. As pastagens tropicais perenes têm se mostrado bem adaptadas às condições do Sul, possibilitando maior carga animal por hectare, especialmente em períodos em que as áreas estão ocupadas com arroz, soja ou milho.
Além das sementes, a vitrine também contará com mudas e materiais de propagação que ampliam as opções disponíveis aos produtores, contribuindo para um planejamento forrageiro mais eficiente.
Arena da Inovação trará painéis sobre carne, rastreabilidade e ILP
A Arena da Inovação concentrará os principais debates ligados à pecuária durante os três dias de evento. A programação inclui:
- Terça-feira (24/02 – 16h): “Lavoura de Carne: a nova Pecuária do Brasil”
- Quarta-feira (25/02 – 16h): “Rastreabilidade Bovina: Projeto Piloto no RS”
- Quinta-feira (26/02 – 14h): “ILP em Terras Baixas: da Produtividade à Descarbonização”
Os painéis trarão especialistas, representantes do governo e lideranças rurais para discutir tecnologias, sustentabilidade e desafios do setor pecuário.
Evento reforça a conexão entre campo e mercado
Com o tema “Cenário atual e perspectivas: conectando campo e mercado”, a Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas 2026 é organizada pela Federarroz, com correalização da Embrapa e do Senar e patrocínio premium do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).
A entrada é gratuita, e as inscrições podem ser realizadas pelo site oficial: www.colheitadoarroz.com.br.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio
Agro
Em São Paulo, ministro André de Paula destaca prioridades do Mapa para fortalecer a agropecuária brasileira
O ministro da Agricultura e Pecuária, André de Paula, participou nesta terça-feira (2) de reunião aberta do Conselho do Agronegócio da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), na sede da entidade na capital paulista. Com o tema “Diálogo, inovação e crescimento: o novo momento do agronegócio brasileiro”, o ministro apresentou as principais ações e prioridades do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), destacando a importância do trabalho conjunto com o setor.
Durante o encontro, André de Paula também abordou os desafios enfrentados pelos produtores rurais e reforçou o compromisso do Governo Federal com a competitividade e o crescimento do agro brasileiro.
“O agro é um setor que responde por cerca de 25% do PIB nacional, gera milhões de empregos e é responsável por metade das exportações brasileiras. Por isso, é fundamental que governo e setor produtivo caminhem juntos, construindo soluções que fortaleçam a produção, ampliem oportunidades e garantam mais competitividade para o Brasil”, afirmou o ministro.
O evento é realizado a cada dois meses e reúne autoridades, empresários, representantes de entidades e lideranças do setor agropecuário para debater temas estratégicos para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro. O encontro contou também com a participação virtual de representantes de associações comerciais e lideranças empresariais de diversas regiões do país.
Gestão
Durante sua apresentação, o ministro destacou que sua atuação à frente do Mapa tem sido pautada pela continuidade das políticas públicas em andamento e pelo fortalecimento do diálogo com todos os segmentos ligados ao agronegócio.
André de Paula ressaltou ainda a importância de ouvir produtores, cooperativas, entidades representativas e parlamentares para construir soluções alinhadas às demandas do campo. O ministro lembrou sua participação em diversos fóruns e encontros com lideranças do agro desde que assumiu a pasta, reforçando que a interlocução permanente é fundamental para enfrentar os desafios do setor.
Importância do agro para o Brasil
O ministro André destacou a relevância estratégica da agropecuária para a economia brasileira. Citou o impacto do serto no PIB e a importância para a geração de empregos.
André de Paula também ressaltou a contribuição decisiva do agro para o crescimento econômico nacional, lembrando que o desempenho do setor foi determinante para os resultados positivos registrados pelo Brasil nos últimos anos.
Plano Safra 26/27
Ainda, o ministro André de Paula destacou os preparativos para o Plano Safra 2026/2027, previsto para ser anunciado no dia 1º de julho. Segundo ele, o objetivo é ampliar os recursos disponibilizados ao setor e, principalmente, buscar condições de financiamento mais acessíveis aos produtores rurais.
De acordo com o ministro, além da ampliação do volume de crédito, o principal objetivo é garantir taxas de juros mais acessíveis aos produtores rurais.
Também ressaltou que os três primeiros Planos Safra do atual governo somam R$ 1,547 trilhão em recursos destinados ao setor, mais que o dobro dos R$ 713 bilhões disponibilizados durante os quatro anos da gestão anterior. “Queremos construir um Plano Safra robusto, mas também assegurar que a taxa de juros caiba no bolso do produtor rural”, afirmou.
Abertura de mercados
A ampliação do acesso dos produtos brasileiros ao mercado internacional foi outro tema abordado durante o encontro. André de Paula destacou que o Brasil já alcançou 616 aberturas de mercado, em 88 destinos, desde o início da atual gestão do presidente Lula e reafirmou a meta de chegar a 700 até o final deste ano.
Segundo o ministro, a estratégia de expansão comercial tem contribuído para diversificar destinos das exportações brasileiras e ampliar as oportunidades para diferentes cadeias produtivas, fortalecendo a presença do agro nacional nos mercados mais relevantes do mundo.
China e defesa agropecuária
Ao tratar das relações internacionais, André de Paula destacou a importância da China como principal parceiro comercial do agronegócio brasileiro. O ministro lembrou os avanços recentes obtidos nas negociações bilaterais e celebrou o reconhecimento do Brasil, por parte das autoridades chinesas, como país livre de febre aftosa sem vacinação.
O ministro também ressaltou a robustez do sistema brasileiro de defesa agropecuária, destacando a capacidade de resposta diante de emergências sanitárias e a credibilidade conquistada pelo país junto aos principais mercados importadores.
Fertilizantes
O ministro destacou as ações do governo federal para reduzir a dependência externa de fertilizantes e ampliar a segurança no abastecimento do setor agropecuário. Entre as iniciativas estão a articulação com países fornecedores, como China e Nigéria, e a retomada da produção nacional por meio da reativação de fábricas de fertilizantes no país.
André de Paula também ressaltou que o Brasil importa a maior parte dos fertilizantes que consome e afirmou que a retomada das unidades industriais permitirá aumentar gradualmente a produção nacional, fortalecendo a competitividade e a segurança da agropecuária brasileira.
Valorização da Embrapa
Durante a agenda em São Paulo, André de Paula participou da inauguração do novo escritório da Embrapa na capital paulista e da assinatura de um acordo de cooperação entre a empresa e o Carrefour Brasil para qualificação de produtores rurais.
O ministro destacou a importância da Embrapa para a transformação da agropecuária nacional e ressaltou os investimentos realizados pelo Governo Federal em pesquisa, inovação e fortalecimento institucional da empresa. Entre as ações citadas estão a ampliação dos recursos destinados à pesquisa, a realização de concurso público para recomposição dos quadros técnicos e investimentos em infraestrutura voltados à modernização da instituição.
“O respeito pela Embrapa é tão grande que estamos triplicando os investimentos em pesquisa. Retomamos a realização de concursos públicos após 15 anos e estamos fortalecendo a estrutura da empresa para que ela continue impulsionando o desenvolvimento da agropecuária brasileira”, detalhou o ministro.
Informações à imprensa
[email protected]
-
Agro7 dias agoCustos da safra 2026/27 disparam em Mato Grosso e pressionam rentabilidade de soja, milho e algodão
-
Paraná6 dias agoEm Pitanga, MPPR denuncia por quebra de sigilo funcional e corrupção passiva residente jurídico que se aproveitou do cargo para solicitar vantagem indevida
-
Paraná7 dias agoEstado amplia parceria com o Crea-PR para fortalecer gestão municipal
-
Política Nacional7 dias agoDecreto sobre remoção de posts na internet é ataque à liberdade, afirma Amin
-
Política Nacional6 dias agoDavi promulga dispositivos reinseridos na LDO pelo Congresso
-
Educação7 dias agoEnem 2026: saiba como se inscrever
-
Polícial7 dias agoPCPR prende homem por lesão corporal em Curitiba
-
Agro3 dias agoJunho deve ter temperaturas elevadas e risco de seca no Centro-Sul
