Connect with us


Paraná

Educação promove integração das equipes dos novos colégios cívico-militares para o ano letivo

Publicado em

Mais 33 colégios da rede estadual de ensino do Paraná começarão o ano letivo de 2026 incorporados ao modelo do Programa Colégios Cívico-Militares (CCM), totalizando 345 instituições integradas à modalidade de ensino, sendo 12 delas pelo Programa Paraná Integral (PPI).  A mudança é resultado da consulta pública realizada em novembro de 2025, em 50 escolas da rede estadual.

A aprovação pela comunidade escolar, registrada em quase 60% das unidades consultadas, confirma a ampla aceitação do modelo e consolida o Estado como detentor da maior rede de colégios cívico-militares do País.

Os novos colégios ficam em Apucarana, Arapongas, Sabáudia, Engenheiro Beltrão, Cafelândia, Cascavel, Japurá, São Tomé, Assaí, Curitiba, Dois Vizinhos, Santa Terezinha do Itaipu, Guarapuava, Ivaiporã, Joaquim Távora, Abatiá, Loanda, Itaúna do Sul, Lobato, Paiçandu, Maringá, Paranaguá, Pontal do Paraná, Toledo e Pérola. Confira a lista completa AQUI .

Para garantir uma transição organizada e alinhada aos diferenciais do programa, as equipes pedagógicas dos novos colégios integrantes já iniciaram o processo de adaptação, com treinamentos iniciados ainda no final do ano passado. Paralelamente ao acolhimento dos novos diretores, realizado em dezembro, essas unidades também receberam a apresentação das diretrizes do Programa. A iniciativa teve como objetivo sanar dúvidas, alinhar expectativas e identificar os pontos que demandam reforço, assegurando a preparação das escolas para o início do ano letivo.

Leia mais:  Fomento Paraná negocia com BID captação de US$ 50 milhões para ajudar empresas

Uma das primeiras medidas, implementada ainda nas primeiras semanas de janeiro, foi a contratação dos Militares Estaduais Inativos Voluntários (MEIV), que compunham a lista de espera do programa. Nas instituições nas quais ficarão alocados, os militares atuarão como monitores, sem interferir no conteúdo pedagógico, que continua sob responsabilidade exclusiva dos professores e da Secretaria da Educação.

Para capacitação e alinhamento dos MEIV, a Seed-PR promoveu, na última semana, reuniões formativas com as novas equipes do Programa Colégios Cívico-Militares, conduzidas pela coordenação do programa e por departamentos da Seed-PR. Os encontros abordaram as atribuições dos MEIV, as diretrizes que orientam o modelo, fundamentos pedagógicos, além de orientações sobre inclusão e diversidade, prevenção e manejo de indisciplina, procedimentos de segurança e atuação dos militares em articulação com a direção e a equipe pedagógica.

“Quando a escola começa o ano organizada e preparada, isso reforça a confiança da comunidade na decisão tomada durante a consulta pública. Nosso trabalho é transformar essa escolha em resultados concretos no dia a dia escolar”, afirma o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda. 

Soraia Cristina Azevedo, coordenadora do programa, explica que as reuniões de alinhamento começaram logo após a consulta pública para que o ano letivo inicie sem dúvidas. “Foi possível identificar as principais dúvidas e demandas apresentadas. A partir desse levantamento, estruturou-se reuniões formativas com o objetivo de subsidiar os diretores para o recebimento dos professores e funcionários, assegurando as orientações necessárias quanto à identidade e às diretrizes do programa”, afirmou.

Leia mais:  Audiência da duplicação entre Guarapuava e Pitanga é adiada para o início de maio

PRÓXIMOS PASSOS – Nesta segunda-feira (19) e terça-feira (20), os Militares Estaduais Inativos Voluntários (MEIV) participarão da ambientação presencial nos Colégios Cívico-Militares que já integram o Programa CCM. 

Essa ação será organizada e acompanhada pelos técnicos dos Núcleos Regionais de Educação responsáveis pela demanda do CCM e constitui o primeiro contato dos novos militares com as unidades escolares. A ambientação ocorrerá em conjunto com MEIV já experientes, com o esclarecimento de dúvidas e a vivência prática da rotina e das atribuições desenvolvidas no cotidiano dos Colégios Cívico-Militares.

PROGRAMA COLÉGIO CÍVICO-MILITAR – Implantado pelo Governo do Estado em 2021, o modelo cívico-militar é coordenado pela Secretaria de Educação do Paraná (Seed-PR) e combina a gestão civil com a presença de militares da reserva nas atividades administrativas e no apoio à rotina e organização escolar.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Estado participa de encontro em Francisco Beltrão e fortalece políticas públicas para os idosos

Published

on

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), participou nesta terça-feira (23) do Encontro Regional – Municípios que Cuidam, em Francisco Beltrão. O evento reuniu gestores, equipes técnicas e representantes de cidades do Sudoeste do Paraná para fortalecer as políticas públicas voltadas à pessoa idosa e ampliar a adesão ao Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa (Papi).

O evento reuniu municípios que estão em processo de adesão ao programa, em fase de certificação ou que desejam conhecer e integrar a política estadual voltada à pessoa idosa. A programação incluiu orientações técnicas, compartilhamento de experiências bem-sucedidas, formalização de compromissos e debates sobre os desafios do envelhecimento populacional.

Durante a abertura, a secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Mariana Neris, destacou a importância da atuação conjunta entre Estado e municípios para preparar as cidades para as mudanças demográficas em curso.

“O Paraná tem trabalhado para fortalecer políticas públicas que garantam qualidade de vida, autonomia e participação social às pessoas idosas. O Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa é uma ferramenta importante para apoiar os municípios na construção de ambientes mais inclusivos, acessíveis e preparados para o envelhecimento da população”, afirmou.

Leia mais:  Governo do Paraná publica novo edital do ferry boat de Guaratuba

Ao longo da manhã, os participantes acompanharam a assinatura de termos de adesão e compromisso, além de um painel sobre os três pilares do programa e os dez passos necessários para a certificação dos municípios, mediado por representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Também foram apresentadas boas práticas desenvolvidas por administrações municipais da região.

O prefeito de Francisco Beltrão, Antonio Pedron, destacou o trabalho que o município desenvolvendo em prol das pessoas idosas. 

“Quando Francisco Beltrão se torna uma cidade amiga da pessoa idosa, isso é o reconhecimento de um trabalho construído diariamente por muitas mãos. Temos investido em ações que promovem qualidade de vida, inclusão, convivência e proteção para a nossa população idosa. Receber um encontro como este também é uma oportunidade de trocar experiências com outros municípios e fortalecer ainda mais as políticas públicas voltadas ao envelhecimento ativo e saudável”, afirmou.

O evento ocorre em um momento de fortalecimento da política estadual da pessoa idosa e de consolidação do Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa. A iniciativa busca ampliar a capacidade técnica dos municípios, fortalecer a governança local e incentivar a implementação de ações intersetoriais voltadas ao envelhecimento ativo e saudável.

Leia mais:  Maternidade e esporte: Ágatha, Roseli e Célia contam como as filhas mudaram suas vidas

MUNICÍPIO – Francisco Beltrão foi escolhido para sediar o encontro por sua atuação em políticas públicas e iniciativas voltadas ao cuidado da população. Neste mês, promove ações do Junho Violeta, campanha de conscientização e enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, tema que segue entre os principais desafios para a rede de proteção social, juntamente com todo o Estado.

No período da tarde, a primeira-dama de Francisco Beltrão, Rose Pedron, coordenou as visitas técnicas a equipamentos públicos, espaços de convivência e iniciativas locais voltadas à população idosa, permitindo conhecer na prática como esses programas estão sendo aplicados no dia a dia.

MUNICÍPIO PRESENTES – Além de Francisco Beltrão, participaram representantes de Marmeleiro, Pato Branco, Clevelândia, Mangueirinha, Nova Prata do Iguaçu, Sulina, Salto do Lontra, Realeza, Salgado Filho, Manfrinópolis, Chopinzinho, Boa Esperança do Iguaçu, São Pedro do Ivaí, Coronel Vivida, São Jorge D’Oeste, Planalto, Nova Esperança do Sudoeste, Itapejara D’Oeste, Coronel Domingos Soares, Palmas, Capanema, Enéas Marques, Saudade do Iguaçu, Palmas, Capanema, Bela Vista da Caroba, Santo Antônio do Sudoeste e Dois Vizinhos.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262