Paraná
Banheiros climatizados: Estado amplia unidades no Verão Maior e leva novidade para o Noroeste
Para garantir mais tranquilidade e conforto aos veranistas que participam da programação do Verão Maior Paraná, o Governo do Estado volta a disponibilizar uma ampla estrutura sanitária no Litoral e também nas praias de água doce do Interior, com mais de 50 unidades. A iniciativa atende moradores e turistas que aproveitam a temporada 2025/2026, reforçando o cuidado com o bem-estar do público e a organização dos espaços mais movimentados do verão paranaense.
A Secretaria do Esporte instalou 27 banheiros distribuídos pelo Litoral, em locais como Guaratuba, Caiobá, Praia de Leste, Ipanema, Shangri-lá e Riviera, além de pontos no Noroeste do Estado. Esses espaços atendem o público masculino, feminino e pessoas com deficiência, com uso gratuito ao longo do dia.
Após o grande sucesso da última temporada, os banheiros climatizados, equipados com ar-condicionado e conectados às redes de água e esgoto, também retornam ao Litoral do Paraná. Instalados pela Secretaria de Estado do Turismo, os módulos que chamaram a atenção e viralizaram nas redes sociais agora estão distribuídos em 19 pontos estratégicos da região litorânea.
A principal novidade desta edição é a ampliação da estrutura para o Interior, com a instalação de 11 unidades nas praias de água doce do Noroeste do Estado. O investimento total do Governo do Paraná é de R$ 12 milhões.
Além de modernos, os módulos foram pensados para garantir conforto e higiene. As unidades contam com lavatórios, papel higiênico, toalhas de papel e produtos de limpeza, além de ligação completa à rede de saneamento. Cada banheiro possui um funcionário responsável pela manutenção contínua e limpeza do espaço, que é totalmente gratuito.
Durante a alta temporada, os banheiros funcionam das 8h às 23h, todos os dias da semana, inclusive feriados. Em dias de shows do Verão Maior Paraná, o horário de funcionamento é estendido até as 2h da madrugada, acompanhando a movimentação do público. Todas as unidades são duplas, com sanitários masculino e feminino, e possuem acessibilidade, com a presença constante de fiscal ou auxiliar durante o período de atendimento.
No Interior do Estado, parte dos banheiros já está em funcionamento nas praias de água doce de Porto Rico, Marilena e São Pedro do Paraná, no Noroeste. Outras unidades ainda serão instaladas em São Pedro do Paraná, Carlópolis, Siqueira Campos e Ribeirão Claro, no Norte Pioneiro, além de Entre Rios do Oeste, Itaipulândia, Marechal Cândido Rondon e Santa Helena, nos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu. Os banheiros serão instalados nas áreas de maior circulação de pessoas.
Confira onde estão localizados as estruturas no Litoral:
Paranaguá: uma unidade na Praça Mário Roque; e outra na Praça Mário Roque I.
Ilha do Mel: uma unidade em Brasília; uma unidade em Encantadas.
Pontal do Paraná: uma unidade em Balneário Ipanema; uma unidade no Balneário Shangri-lá.
Matinhos: unidades em Praia Grande; Balneário Flamingo; Caiobá (Praia Brava); Avenida Paraná; Praia Brava Sesc; Praia do Pico.
Guaratuba: três unidades localizadas na Praia Caieiras, Praia Central e Morro do Cristo.
Morretes: duas unidades em Porto de Cima e Portal da Graciosa.
Antonina: Feiramar
Guaraqueçaba: Praça William Michaud, próxima à prefeitura.
A turista de Cantagalo, município da região centro-oeste do Estado, Eliane Girardi está no Litoral pela primeira vez e se impressionou com a estrutura. “É tudo nota 10. Minha filha veio ao banheiro e chegou falando ‘mãe, tem sabonete, água, papel toalha, vamos’. Estamos percebendo que a estrutura melhora a cada dia e isso também é um incentivo para as pessoas virem para cá”, analisa.
Os equipamentos também beneficiam muitos moradores das regiões, como é o caso de Lincoln de Moraes, que mora de Matinhos e também está usufruindo da comodidade. “Antigamente não tinha e era um sufoco para o pessoal sair da praia. Todo mundo sai ganhando, os veranistas e também nós que moramos aqui”, diz.
VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser acompanhada no site exclusivo do Governo do Estado, no endereço pr.gov.br/verao. A temporada contará com 39 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, mais de 52 apresentações de artistas paranaenses nos Palcos Sunset em Caiobá, Guaratuba, Porto São José e Porto Rico, além de uma ampla programação esportiva nas arenas do Litoral e da região Noroeste.
Fonte: Governo PR
Paraná
Simpósio internacional no Paraná discutirá políticas e integração de migrantes
O Governo do Estado promove o 1º Simpósio Internacional de Migração do Paraná, iniciativa que busca ampliar o diálogo sobre mobilidade humana, integração e políticas públicas voltadas a essa população. O simpósio será realizado nos dias 11 de junho, no período da manhã com workshops e sessões temáticas, e 12 de junho com palestras durante todo o dia, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30, na sede do Sistema Federação das Indústrias do Paraná, em Curitiba.
O evento é realizado pela Secretaria da Justiça e Cidadania (Seju), por meio da Superintendência-Geral de Governança Migratória (SGGM), e reunirá representantes da sociedade civil, gestores públicos municipais e estaduais, comunidade acadêmica, organismos internacionais, instituições religiosas, setor produtivo, conselhos de direitos, lideranças migrantes e demais interessados na temática.
“O Simpósio de Migração tem como objetivo apresentar o modelo de governança migratória que o Paraná está construindo e realizando através da Agência do Migrante, da SGGM, juntamente com a Seju. E para além da apresentação para o Brasil, o simpósio também discutirá as temáticas de empregabilidade, dados e informações para tomada de decisão e governança”, disse Gil Souza, da SGGM. “É uma oportunidade para evoluir nos debates e para as pessoas que têm interesse na temática participarem”, acrescentou.
- Estado entrega 39 veículos para unidades socioeducativas e reforço administrativo
-
Migrantes de 14 nacionalidades aprendem português em projeto de extensão da UEPG
ATIVIDADES – Entre as atividades previstas estão oficinas temáticas simultâneas, com foco em diferentes áreas estratégicas. A oficina voltada à sociedade civil abordará o acolhimento, integração social, direitos humanos e fortalecimento das redes de apoio. Já o encontro com universidades e pesquisadores discutirá a produção de dados, pesquisas e o papel da academia na formulação de políticas públicas. A oficina destinada a gestores públicos promoverá o intercâmbio de experiências municipais e o debate sobre desafios da gestão migratória e integração de serviços.
A programação inclui, ainda, palestras sobre os desafios contemporâneos da governança migratória e mesas redondas que tratarão de temas como empregabilidade e inserção laboral, além de dados e indicadores migratórios, com participação do Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra).
Os interessados podem confirmar presença por meio da plataforma oficial do Governo do Estado.
Serviço
1º Simpósio Internacional de Migração do Paraná
Data: 11 de junho (das 8h30 às e 12hs) e 12 de junho (8h30 às 12h e das 13h às 16h30)
Local: sede do Sistema Fiep – Av. Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico, Curitiba
Inscrição: https://www.ead.pr.gov.br/course/view.php?id=3676
Fonte: Governo PR
-
Agro7 dias agoCustos da safra 2026/27 disparam em Mato Grosso e pressionam rentabilidade de soja, milho e algodão
-
Paraná6 dias agoEm Pitanga, MPPR denuncia por quebra de sigilo funcional e corrupção passiva residente jurídico que se aproveitou do cargo para solicitar vantagem indevida
-
Paraná7 dias agoEstado amplia parceria com o Crea-PR para fortalecer gestão municipal
-
Política Nacional7 dias agoDecreto sobre remoção de posts na internet é ataque à liberdade, afirma Amin
-
Brasil7 dias agoBrasil fortalece cooperação internacional para transformar compromissos climáticos em projetos financiáveis
-
Política Nacional6 dias agoDavi promulga dispositivos reinseridos na LDO pelo Congresso
-
Educação7 dias agoEnem 2026: saiba como se inscrever
-
Polícial7 dias agoPCPR prende homem por lesão corporal em Curitiba
