Connect with us


Paraná

8 de Março – Dia Internacional da Mulher

Publicado em

A propósito do Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira, 8 de março, confira a mensagem abaixo:

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Ainda que o criacionismo, à ancestralidade primogênita, aponte simbolicamente a costela masculina, a única verdade absoluta da origem da humanidade habita o remanso sagrado do ventre feminino. Assim, pudesse ser novamente escrita a história da criação, na certa se cuidaria da mudança de gênero de seu protagonismo. Isso soa melhor a propósito na sinfonia dos tempos modernos, neste dia tão especial. De fato, conquanto se dedique uma data especial, todos os dias são da mulher, do amanhecer ao anoitecer, pois ela está muito além da dimensão de uma característica genética ou de um legado biológico que nos garante a vida. Conduto por via necessária de floração, afirmação e consolidação de nosso caráter, na liturgia da indicação de um caminho ético, na formação de valores que um dia, inexoravelmente, determinarão o conjunto de crenças que forjam nossa trajetória em direção ao horizonte. A imagem e semelhança do Deus de todas as crenças Lhe dá atributos que A elevam a uma dimensão verdadeiramente divina, como a vida, a consciência, a justiça, a ética, a liberdade, a virtude, a criatividade e a sensibilidade. O profeta da esperança, quando pregou na terra, legou-A como Mãe da Humanidade, aliás, já era esse o significado de Eva, saído do Jardim do Éden. A natureza e a essência humana Lhe dão correspondência e equivalência de altura no segmento de gênero. A maternidade, como mais alta dignidade que um ser humano pode receber da natureza, dá razão à máxima judaica no sentido de que como Deus não pode estar em todos os lugares, por isso Ele fez as Mães. Descendente prometido da mulher, Jesus Cristo nos ensinou o canto definitivo de sua glorificação. A civilização dos tempos atuais cuida de completar essa obra redentora, dando-Lhe significado também de Mãe dos desvalidos, dos desamparados, dos esquecidos e abandonados, dos excluídos e desprezados, dos invisíveis sociais. Passando a ideia de que a circularidade desse conceito acompanha a própria história da humanidade. É bem isso que nos diferencia, pois a carga genética que recebemos na corrente maravilhosa da evolução, nos vem preponderantemente Dela, nossa Mãe, com o signo de valores morais que já nos são introjectados pela nossa condição humana. Apenas os humanos os possuem, não os outros animais. Estes podem se preocupar com sua prole, destinando-lhe sustento e garantindo-lhe subsistência, defendendo-a e protegendo-a, entretanto, jamais lhe legarão, porque eles próprios são deles despidos, substratos éticos que nos permitem decidir entre o bem e o mal. E isso nos basta para sinalizar em direção à magnitude do que de melhor nos transferiu, a dignidade humana.

Mas, a mulher é muito mais que mãe, seu maior valor não se prende apenas a essa nobre dádiva de sua natureza, projeta-se muito mais na articulação de um mundo humanizado por sua fina sensibilidade que, nas palavras de Cora Coralina, faz a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores, pois em Ti está presente a humanidade.

A homenagem desta efeméride, pelo drama que vivemos da guerra cruel e da violência desmedida que ainda persiste e queima o tecido social com o lancinante fogo da discriminação e do preconceito, desloca-se um pouco da ambiência festiva própria da ocasião e nos aproxima de sentimentos de solidariedade e empatia pelo próximo, com contritas preces voltadas à permanente descoberta de nossa cura interior no processo de transformação do ego em alteridade, de relações de verticalidade em de horizontalidade,sempre inspirados na formação que nos proporcionou o regaço materno.

Mas, hoje, em especial, vamos nos dar as mãos mais do que nunca e celebrar o presente dos céus que tivemos e que ocupa lugar de destaque em nossos corações. Falo daquelas abnegadas que se sacrificam por valores que acrescentaram e acrescentarão degraus no processo civilizatório, sempre ligados a uma condição feminina, seja de mãe, de líder, de revolucionária, de simplesmente mulher. Como seria bom se fossem eternas aquelas que passaram por nossas vidas. Honrá-Las deve ir muito mais adiante do que abraçá-Las com o coração nesse dia, do que apenas respeitá-Las, mas agora, mais do que nunca, reconhecer e efetivar Seus direitos, cercá-Las de solicitude, acompanhá-Las com carinho e desvelo pelas trincheiras de novas conquistas e de belos horizontes!!!!

Enfim, que a semente por Ela plantada ao longo do caminho de sua emancipação social possa ser santificada pelo ideal de uma causa inspirada em Sua luta e que nos transcende, abrindo nossos olhos e ouvidos, fortalecendo nossas mãos para acender a chama que consumirá o enredo dessa história, evolando-se da região de nossas mais profundas emoções, a imortal imagem de sua majestade moral.

Na final desta semana, na permanente morada dos nossos sagrados lares, na antiga vila coracional que nunca se fecha, peçamos por Elas, com nossas almas de joelhos, da Terra de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, que recebam o pouco do muito que generosamente nos oferecem.

 

Fonte: Ministério Público PR

Comentários Facebook
Leia mais:  ESPP abre vagas para especialização em saúde pública em Guarapuava e Londrina

Paraná

Paraná registra outro caso suspeito de intoxicação por metanol; 9 já foram descartados

Published

on

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) atualizou, neste sábado (11), as informações sobre os casos suspeitos e confirmados de intoxicação por metanol após ingestão de bebidas alcoólicas no Estado.

A Sesa notificou mais um caso suspeito de intoxicação por metanol. Trata-se de um homem de 55 anos, residente de Curitiba. Ele está internado e deve realizar a coleta de material para análise laboratorial.

O Paraná segue com três casos diagnosticados, todos na Capital. Destes, apenas um paciente segue internado (homem de 60 anos) com quadro estável. Os pacientes de 71 anos e 36 anos já receberam alta.

A Sesa já havia descartado, no decorrer da semana, as notificações de Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Cruzeiro do Oeste, Piên, Maringá, Toledo e três outros pacientes de Curitiba (mulher de 17 anos,  homem de 65 anos e homem de 30 anos)

Ao todo, o Paraná registrou 13 notificações, sendo três confirmados, nove descartados e um suspeito em investigação.

“Nós estamos nos mantendo alertas no atendimento aos casos suspeitos de intoxicação exógena por metanol associados à ingestão de bebida alcoólica, e precisamos destacar que chegaram doses do fomepizol e que todos os casos que forem confirmados vão ser devidamente tratados. Seguimos trabalhando e informando a população com a transparência de sempre”, enfatizou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Leia mais:  Com 11 horas, Paraná vira 2º colocado no ranking nacional de tempo de abertura de empresas

ANTÍDOTO – A Secretaria recebeu do Ministério da Saúde, na sexta-feira (10), 84 frascos de fomepizol, que também é um antídoto utilizado no tratamento de intoxicação por metanol. Os insumos estão alocados no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) e serão descentralizados em momento oportuno. A Sesa realizou a compra de 424 ampolas de etanol farmacêutico, que já está sendo utilizado no tratamento de intoxicações por metanol. O quantitativo deve ser entregue na próxima semana. O Ministério da Saúde enviou ao Paraná 360 ampolas deste antídoto.

Três pacientes do Paraná já receberam o etanol farmacêutico como antídoto. O produto é encaminhado diretamente ao hospital que está atendendo o caso notificado pelo Estado ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) nacional.

Cada paciente é avaliado individualmente, com base em critérios clínicos e laboratoriais, para definir a quantidade necessária de antídoto. Agora com um novo medicamento, a avaliação definirá qual antídoto o paciente irá receber.

SINTOMAS E SINAIS DE ALERTA – É importante ficar atento aos sintomas de intoxicação por metanol. A substância não pode ser identificada pelo cheiro ou sabor, pois não altera a bebida.

Os sinais costumam surgir entre 6h a 72h após a ingestão e podem ser confundidos com uma ressaca: dor abdominal, visão turva, confusão mental e náusea.

Sintomas iniciais: dor de cabeça, náuseas, vômitos, sonolência, falta de coordenação, tontura e confusão mental.

Leia mais:  MPPR emite recomendação ao prefeito e ao presidente da Câmara de Londrina para que sejam vetados projetos de lei que preveem doações de terrenos públicos

Sintomas graves: dor abdominal intensa, alterações visuais (visão embaçada, pontos escuros, sensibilidade à luz ou cegueira súbita), dificuldade para respirar, convulsões e coma.

ATENDIMENTO – A Sesa orienta que, em casos de sintomas, os pacientes devem procurar um serviço de saúde imediatamente. Todos os casos suspeitos de intoxicação por metanol devem ser reportados e discutidos com um dos quatro Centros de Informação e Assistência Toxicológica do Paraná, que vão orientar sobre a conduta clínica e notificar imediatamente a Sesa por meio da Rede

CIATox do Paraná.

  • CIATox Curitiba: 0800 041 0148
  • CIATox Londrina: (43) 3371-2244
  • CIATox Maringá: (44) 3011-9127
  • CIATox Cascavel: (45) 3321-5261

MEDIDAS DE PREVENÇÃO – A Sesa orienta alguns cuidados ao consumir bebidas alcoólicas:

  • Compre apenas de locais confiáveis e desconfie de preços muito baixos.
  • Verifique se o líquido está limpo e se o lacre da garrafa está intacto.
  • Rótulos tortos, borrados ou com erros podem indicar falsificação.
  • Confira se a embalagem tem o registro do Ministério da Agricultura, Pecuária e
  • Abastecimento (MAPA), que garante a fiscalização da produção.
  • Em bebidas destiladas, veja se há o selo do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que indica que o produto passou pela inspeção oficial.
  • Estabelecimentos devem exigir nota fiscal dos fornecedores para garantir a origem das bebidas.
  • Em caso de suspeita de intoxicação, procure atendimento médico imediatamente.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262