Paraná
37 famílias de Rancho Alegre D’Oeste conquistam a casa própria com auxílio do Estado
Em Rancho Alegre D’Oeste, no Centro-Oeste, um novo capítulo se inicia na vida dos 37 proprietários dos imóveis do Conjunto Habitacional São José, empreendimento entregue pela Cohapar. O residencial contou com o apoio do programa Casa Fácil Paraná para subsidiar o valor de entrada dos financiamentos a 30 famílias.
A obra é uma parceria entre Governo do Paraná, Caixa Econômica Federal, Prefeitura e Construtora Century, com investimentos totais que ultrapassam os R$ 4,5 milhões. Os subsídios do Casa Fácil Paraná foram concedidos ao público com renda de até quatro salários mínimos para reduzir o custo da entrada e facilitar a aquisição do imóvel.
O conjunto tem localização privilegiada, a cerca de 400 metros do centro, e foi edificado em terreno doado pelo município, que executou também toda a pavimentação e calçamento no entorno. Ele é composto por 34 casas com metragem padrão de 50,68 m² e mais três unidades de 57,11 m² adaptadas para pessoas com deficiência.
Vendidas a partir de R$ 110 mil, as moradias possuem dois quartos, sala, cozinha, banheiro social, área de serviço externa e contam com espaço para garagem. Elas já vem com acabamento completo e são construídas em lotes que permitem ampliações futuras pelos compradores, com tamanhos entre 200 m² a 362 m².
Além do subsídio estadual, os beneficiários também conseguem descontos variáveis pelo Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, e podem aplicar o saldo do FGTS para abatimento do montante financiado. Com a soma das subvenções governamentais, as contratações habitacionais junto à Caixa apresentam condições mais acessíveis, com prazo de até 40 anos para quitação e prestações entre R$ 336 a R$ 766 mensais, preço muitas vezes mais em conta que um aluguel nos dias de hoje.
Fonte: Governo PR
Paraná
Paraná é o primeiro estado da força-tarefa brasileira a entrar em operação na Venezuela
A equipe de bombeiros paranaenses integrante da força-tarefa brasileira enviada à Venezuela foi a primeira a iniciar os trabalhos em campo na manhã deste sábado (27), em La Guaira, região de Vargas, uma das áreas mais afetadas pelo terremoto que atingiu o país na quarta-feira (24). Os militares do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), acompanhados de dois cães de busca, realizam o reconhecimento das estruturas atingidas, avaliando a estabilidade das edificações e localizando e sinalizando possíveis vítimas sob os escombros para orientar as operações de resgate.
O cenário encontrado pelos bombeiros é de destruição e grande comoção. Segundo relatos enviados pela equipe, milhares de pessoas permanecem nas ruas em busca de familiares e pedindo ajuda enquanto as equipes de resgate avançam entre edificações danificadas. Os trabalhos seguem de forma ininterrupta.
CHEGADA À VENEZUELA – A equipe brasileira desembarcou em Caracas na noite de sexta-feira (26), após uma escala para reabastecimento em Boa Vista (RR). Logo na chegada, os bombeiros passaram pelo Centro de Recepção e Partida (RDC), estrutura utilizada nas missões internacionais coordenadas pelo Grupo Consultivo Internacional de Busca e Resgate (INSARAG), vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU), que agiliza a entrada das equipes estrangeiras, dos cães de busca e dos equipamentos especializados, além de coordenar a distribuição das primeiras áreas de atuação.
Durante a madrugada, os bombeiros montaram a base operacional, incluindo acampamento e toda a estrutura logística necessária para garantir a autonomia da missão. Nas primeiras horas da manhã, a equipe do Paraná foi a primeira da força-tarefa brasileira a ser deslocada para o campo, iniciando os trabalhos na região de La Guaira.
MISSÃO INTERNACIONAL – A mobilização do Paraná teve início poucas horas após o terremoto que atingiu a Venezuela. Na noite de quinta (25), o CBMPR enviou dez bombeiros militares, dois cães de busca e cerca de quatro toneladas de equipamentos especializados. A equipe partiu em dois grupos, com embarques realizados no Aeroporto do Bacacheri, em Curitiba, e em Guarapuava, seguindo para a Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, onde se reuniu aos demais integrantes da missão brasileira.
Nesta sexta (26), a força-tarefa embarcou em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) com destino à Venezuela. A missão reúne bombeiros militares do Paraná, São Paulo e Minas Gerais, além de equipes de apoio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e profissionais da área da saúde, totalizando 44 integrantes.
Os bombeiros paranaenses integram o BRA-01, equipe brasileira especializada em Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC), formada pelos Corpos de Bombeiros Militares do Paraná, São Paulo e Minas Gerais e em processo de certificação internacional junto ao INSARAG, órgão vinculado a ONU.
A preparação para esse padrão internacional é reforçada por treinamentos permanentes da Força-Tarefa de Resposta a Desastres do CBMPR, que inclui também exercícios conjuntos com outros Estados.
O comando do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, em Curitiba, segue acompanhando a missão e a atuação da equipe brasileira conforme avançam as operações de busca e resgate.
Fonte: Governo PR
-
Paraná7 dias agoPolícia Civil do Paraná apreende armas e haxixe na Rodoviária de Curitiba
-
Paraná7 dias agoPrevisão é de tempo bom e ausência de chuva para a 4ª Corrida do Porto
-
Esportes5 dias agoFrança supera paralisação de duas horas e vence Iraque pela Copa do Mundo
-
Educação5 dias agoObmep premia 682 estudantes com medalhas de ouro em cerimônia
-
Política Nacional4 dias agoComissão aprova criação de cadastro no SUS para mulheres vulneráveis com risco de câncer
-
Polícial7 dias agoPCPR prende homem investigado por furto em Marmeleiro
-
Paraná5 dias agoCarreta Saúde da Mulher chega a Rolândia para atender seis municípios da região
-
Brasil7 dias agoMaceió é palco das discussões sobre o futuro da pesca e aquicultura
