Connect with us


Paraná

1,5 mil trabalhadores portuários e usuários participam do Abril Verde da Portos do Paraná

Publicado em

A Portos do Paraná realizou nesta quinta-feira (25) o Abril Verde 2024, que busca conscientizar o trabalhador portuário sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho. O evento, na entrada do Palácio Dom Pedro II, sede administrativa da Portos do Paraná, reuniu mais de 1,5 mil trabalhadores e usuários do porto.

A iniciativa é uma parceria com o OGMO (Órgão de Gestão de Mão de Obra), Paraná Medicina Empresarial, Sest/Senat e Prefeitura de Paranaguá.

Os visitantes receberam orientações de saúde, segurança e meio ambiente, puderam aferir a pressão arterial, fazer teste de glicemia e receber vacinas contra a gripe gratuitamente. Também foram entregues cremes para proteção solar e outros brindes.

“Este é o terceiro ano consecutivo que a Portos do Paraná realiza o evento, que traz uma agenda muito rica em atividades e serviços aos trabalhadores. Nosso principal objetivo é conscientizar a comunidade portuária da necessidade de seguir as orientações de segurança para evitar acidentes”, enfatizou o diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Santana.

Leia mais:  Matemática gamificada estimula alunos da rede pública na aprendizagem da disciplina

A diretora executiva do OGMO, Shana Bertol, destacou os resultados positivos do Abril Verde. “Encerramos o ano de 2023 com um decréscimo de 13% no número de acidentes de trabalho envolvendo trabalhadores portuários avulsos. É um resultado importante, pois demonstra que todas as ações realizadas pelo OGMO e pela Portos do Paraná vêm garantindo a segurança dos nossos trabalhadores”, destacou.

De acordo com o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho, José Sbravatti, a adesão dos portuários foi grande e mostra que a cultura de prevenção tem sido bem assimilada no Porto de Paranaguá.

“São informações úteis que eles levam para o dia a dia e que realmente fazem diferença na rotina do trabalho. Ao longo do ano, já trabalhamos com essas informações preventivas, mas como estamos no mês alusivo à saúde e segurança, realizamos este evento para reforçar e concentrar esse atendimento aos trabalhadores”, destacou.

De acordo com a engenheira de Segurança do Trabalho do OGMO, Karla Alves, a adesão foi extraordinária. “Todo mundo que passava aqui estava curioso sobre o que era o evento, queria participar, também e passou em pelo menos uma ação que montamos. Isso é muito bom porque trouxemos medições, vacina, dinâmica de segurança para aprender a identificar risco e perigo, promovendo a cultura de segurança”, apontou.

Leia mais:  Município de Quitandinha se destaca na produção de água mineral no Paraná

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Avião da Casa Militar leva alimento especial para crianças internadas no Rio Grande do Sul

Published

on

A aeronave King Air 350, da Casa Militar do Governo do Paraná, decolou na manhã deste domingo (5) do Aeroporto do Bacacheri, em Curitiba, com uma missão: entregar oito bolsas de nutrição parental (NPT), uma alimentação especial em formato de soro, para serem administradas em três crianças que estão internadas em hospitais de Santa Maria, além de uma na cidade de Santiago, no Rio Grande do Sul. O avião partiu às 9h15 da Capital com destino a Cascavel, para buscar os suplementos que serão levados até Santa Maria, com previsão de chegada na cidade entre 12h e 12h30.

A operação emergencial foi necessária porque o laboratório gaúcho que fornece o suplemento aos hospitais teve suas instalações comprometidas pelas chuvas intensas que atingem o estado. Os produtos foram então disponibilizados pela Essencial Fármacos e Nutrição, laboratório de Cascavel, no Oeste do Paraná, especializado na produção de nutrição não parental, fornecendo para diversos hospitais do Paraná.

“Estamos atendendo a um pedido do próprio governador Carlos Massa Ratinho Junior, que foi contatado por uma pessoa no Rio Grande do Sul que relatou a dificuldade em conseguir esse alimento. Os pacientes estão aguardando esse medicamento, que deve ser administrado ainda hoje”, explicou o chefe da Casa Militar do Paraná, tenente-coronel Marcos Tordoro. “Então disponibilizamos a aeronave, os pilotos e a equipe para fazer essa entrega o mais rápido possível”.

Leia mais:  Ministério Público do Paraná em Araucária denuncia por feminicídio homem investigado por asfixiar e matar mulher durante briga motivada por ciúmes

O NPT é personalizado para cada paciente e necessita de um rigoroso controle de produção, armazenamento, transporte e administração, que é feita por via venosa, e cada bolsa tem validade de apenas 48 horas. Por isso a mobilização da aeronave do Departamento de Transporte Aéreo da Casa Militar, que já tem experiência no transporte de emergência de órgãos para transplante, por exemplo.

O chefe da Divisão de Transporte Aéreo, tenente-coronel Márcio Valim de Souza, explicou que a equipe fica à disposição para atendimentos emergenciais como este. “Atendemos diuturnamente as demandas da nossa Central de Transplantes, em trabalho que é referência em todo o Brasil. Temos experiência em atender emergências e as necessidades dos paranaenses, e agora auxiliando nossos irmãos gaúchos”, disse.

“Temos essa vocação em ajudar. As aeronaves do Estado já atenderam emergências como em Brumadinho, Rio de Janeiro e Itajaí. Sempre que é solicitado o Paraná sai em apoio a outros estados”, salientou o tenente-coronel Valim. “É um alimento personalizado, que precisa ser administrado rapidamente nos pacientes. Por isso a aeronave faz a diferença”.

Serão atendidos de forma emergencial quatro pacientes infantis, internados no Hospital Geral Unimed de Santa Maria, no Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo, no Hospital Universitário de Santa Maria, além de um que faz uso em domicílio da cidade de Santiago.

Leia mais:  Entrevista explica dúvidas comuns relacionadas a herança, como inventário, testamento e até o que ocorre com dívidas do falecido

SOS RS – O Governo do Paraná está mobilizado no auxílio à população afetada pelos desastres climáticos no Rio Grande do Sul. Na quarta-feira (1), logo no início dos eventos, uma equipe com 32 integrantes do Corpo de Bombeiros do Paraná foi deslocada para auxiliar nos resgates às vítimas, principalmente as que estão ilhadas pelas enchentes. Uma aeronave do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas também foi mobilizada para auxiliar nesse trabalho.

Nesta segunda-feira (6), quatro caminhões da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do Paraná partem para o Rio Grande do Sul levando colchões e kits dormitório. O órgão também vai auxiliar na logística para o envio de 144 mil copos de água doados pela Sanepar e de seis toneladas de alimentos disponibilizadas pela Ceasa/PR.

O Estado faz também a campanha SOS RS. Até quarta-feira (8), a população pode fazer doações em qualquer quartel do Corpo de Bombeiros do Paraná. São necessários alimentos não perecíveis, água, produtos de higiene e limpeza, bem como colchões, colchonetes e cobertas.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana