Connect with us


Educação

Webinário do MEC discute IA na educação básica

Publicado em

O Ministério da Educação (MEC) promoveu o webinário “IA na educação básica: caminhos para o currículo e a prática docente” na quarta-feira, 8 de abril, às 15h, com transmissão ao vivo pelo canal do MEC no YouTube. Durante a agenda será apresentado o documento orientador “Inteligência Artificial na Educação Básica”, que aborda caminhos curriculares e práticas éticas de uso de IA nas escolas. Também haverá o lançamento do curso “IA na prática docente: uso ético, criativo e pedagógico”, voltado a professores do ensino médio, que será disponibilizado na plataforma Mais Professores. As ações integram a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec)

O webinário será realizado em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O objetivo é apresentar e debater as diretrizes do MEC para o uso e o ensino da inteligência artificial nas escolas brasileiras de educação básica, com ênfase na abordagem ética, crítica e pedagógica. A agenda é voltada aos gestores estaduais e municipais, às equipes técnicas das secretarias, aos professores, à comunidade escolar, à imprensa, aos parceiros institucionais e à sociedade civil. 

Entre as autoridades, participam a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, e a coordenadora do Setor de Educação da Unesco no Brasil, Maria Rebeca Gomes, além de docentes e pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade de São Paulo (USP), do Instituto Federal Farroupilha (IFFae) e da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). 

Leia mais:  MEC investiu mais de R$ 44,4 milhões em EPT na Paraíba

Escolas Conectadas – A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), do MEC, promove a educação digital e midiática como pilar para a transformação das escolas públicas. A Enec articula políticas públicas para universalizar a conectividade com qualidade e garantir o uso pedagógico intencional das tecnologias e está estruturada em seis eixos interligados. Na dimensão pedagógica, além das ações mencionadas, a Enec busca fortalecer o uso da tecnologia de forma consciente e segura a partir de diversas ações, como: 

  • apoio direto às redes de ensino: assessoria técnica para atualização curricular e formação docente, com oferta de especialização, alcançando mais de 4.700 municípios e 6.400 profissionais, em parceria com universidades públicas; 
  • publicação do Guia de Educação Digital e Midiática e do Referencial de Saberes Digitais Docentes, com mais de 186 mil respostas na ferramenta de autodiagnóstico nacional de professores; 
  • formação continuada de professores: ampliação da oferta no Portal Mais Professores, com 83 cursos disponíveis sobre educação digital e midiática e mais de 471 mil certificados emitidos; 
  • disponibilização da plataforma MECRED, com mais de 36 mil recursos educacionais digitais disponíveis para uso pedagógico; 
  • entrega dos primeiros livros didáticos de educação digital e midiática, em 2026, a todas as escolas de ensino médio, por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). 
Leia mais:  Goiás teve 5,6 mil aprovados no Sisu 2026

Essas ações impulsionam a inovação pedagógica, fortalecem a formação docente e promovem a equidade no letramento digital e midiático da comunidade escolar. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB) 

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook

Educação

MEC promove encontro de experiências inspiradoras em ETI

Published

on

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), realiza, nos dias 9 e 10 de junho, o Encontro Nacional de Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral, no Campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O evento ocorre em parceria com a universidade, representada pelo grupo Teia Territórios, Educação Integral e Cidadania. A abertura e a conferência inicial serão transmitidas ao vivo pelo canal do MEC no YouTube, a partir das 8h45, horário de Brasília.  

O evento dá continuidade às estratégias de divulgação de políticas e práticas de ampliação da jornada escolar e das dimensões educativas das redes selecionadas por meio do Edital nº 2/2025, cujo resultado final pode ser acessado por meio da página da iniciativa. 

Na seleção, foram submetidas 893 inscrições, das quais 140 foram selecionadas para o encontro. A iniciativa tem por objetivo ampliar o diálogo sobre políticas e práticas de educação integral e propiciar um espaço de reflexão e diálogo. O público estimado para o encontro é de 500 pessoas, incluindo secretários de educação, prefeitos, além de representantes de equipes técnicas e organizações parceiras. 

Leia mais:  Caravana Pé-de-Meia atende 1.400 estudantes em Roraima

A programação completa pode ser conferida na página do evento. 

EditalRealizado em parceria com a UFMG, por meio do grupo Teia, o edital é uma iniciativa do programa Escola em Tempo Integral e tem como objetivo identificar, mapear e divulgar experiências inspiradoras de gestão pública e de projetos pedagógicos de educação integral em tempo integral.  

Em maio deste ano, o edital selecionou 26 estados, o Distrito Federal e 1.008 municípios, sendo 20 capitais. Todas as iniciativas farão parte do Mapa de Experiências Inspiradoras, cujo lançamento está previsto para o mês de novembro. Além do mapa, 25 redes terão suas experiências sistematizadas em um caderno de narrativas e 76 secretarias participarão da rede de trocas.   

Escola em tempo integralO programa Escola em Tempo Integral fomenta a criação de matrículas em tempo integral (igual ou superior a 7 horas diárias ou 35 horas semanais) em todas as etapas e modalidades da educação básica. A medida proporciona a ampliação da jornada de tempo na perspectiva da educação integral e a priorização das escolas que atendem estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica. O governo federal fornece assistência técnica e financeira considerando propostas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).        

Leia mais:  Ministro Camilo Santana visita escola em Crateús (CE)

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB 

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262