Educação
Webinário de dois anos da Pneerq aborda resposta ao racismo
Para comemorar os dois anos da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq), o Ministério da Educação (MEC) realizará um webinário em que serão apresentados os “Protocolos de Identificação e Resposta ao Racismo” da Pneerq e lançadas diversas iniciativas voltadas à equidade. O evento ocorrerá na quinta-feira, 14 de maio, às 15h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo canal do MEC no YouTube e pelo Conviva Educação. O webinário buscará sensibilizar gestores, educadores e técnicos sobre a implementação dos protocolos em suas redes.
No evento, a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) apresentará os protocolos, que buscam contribuir para evitar a omissão ou insegurança na tomada de decisões diante de casos de racismo, criando condições institucionais para que a resposta seja consistente, responsável e orientada por diretrizes comuns. Serão abordados o escopo e os princípios dos protocolos, da educação infantil ao ensino superior.
Ao incorporar e operacionalizar esse protocolo, as redes e as instituições de ensino do país poderão ter uma ferramenta eficaz, com linguagem simples, que pode ser compreendida por todos os atores que compõem a comunidade escolar e que, de fato, contribua na tomada de decisão em casos de racismo.
Ao longo do webinário, serão apresentados outros lançamentos da Pneerq para o mês de maio, como o “Curso de Formação em Práticas de Ensino para a Equidade na Educação Básica”. A formação oferece recursos pedagógicos para que professores analisem criticamente as desigualdades produzidas pelo racismo, utilizem a equidade como princípio estruturante de suas escolhas curriculares e avaliativas, e desenvolvam práticas que valorizem a diversidade e promovam interações equitativas entre os estudantes.
Participam do curso os Articuladores de Formação e Agentes de Formação Local da Pneerq, grupo de agentes responsáveis por formar docentes das 1.294 redes de ensino que não reduziram a desigualdade racial, conforme prevê a Condicionalidade III do Valor Aluno Ano Resultado (VAAR), do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) 2026.
A Secadi divulgará, ainda, as Devolutivas de Equidade Racial e os Referenciais de Implementação de Equidade na Educação. As devolutivas trazem diagnósticos individualizados das redes municipais, com dados sobre desempenho na Condicionalidade III do VAAR, recursos recebidos e desigualdades educacionais. Além de apresentar os principais desafios, os materiais indicam recomendações práticas para promover a equidade racial, apoiando a tomada de decisão dos gestores. Já os Referenciais de Implementação de Equidade na Educação apoiam redes de ensino na qualificação da gestão educacional, com foco na redução de desigualdades e na garantia do direito à educação. Voltados a secretarias estaduais, municipais e distrital, os documentos oferecem orientações práticas, com indicadores, autodiagnóstico e rotas de progressão que ajudam a aprimorar políticas públicas de forma concreta. Os referenciais estão sendo publicados na página “Gestão Educacional para a Equidade”, que reúne uma série de materiais com a finalidade de promover o avanço da equidade nas redes públicas de ensino e, consequentemente, ampliar o acesso a direitos educacionais e a equalização de oportunidades.
Também será lançado o Diagnóstico de Equidade 2026, um mapeamento do MEC, realizado por meio da Pneerq para avaliar a implementação da Lei nº 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica, pública e privada.
Em sua primeira edição, ocorrida no ano de 2024, 100% das redes estaduais e 98% das redes municipais responderam. Agora, em 2026, será disponibilizado um novo questionário para atualizar o monitoramento e analisar o avanço das políticas.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi)
Fonte: Ministério da Educação
Educação
PND: webinário apresenta Guia do Participante a professores
O Ministério da Educação (MEC) promoveu, nesta terça-feira, 30 de junho, um webinário para orientar professores sobre a Prova Nacional Docente (PND), cujas inscrições se encerram na sexta-feira, 3 de julho, no Sistema PND. O encontro foi realizado em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para promover a divulgação das principais redes que vão utilizar o exame para selecionar novos docentes e do Guia do Participante PND, que traz informações sobre a inscrição, a estrutura da prova e o uso dos resultados pelos professores. O webinário pode ser conferido pelo canal do MEC no Youtube.
“A PND fortalece a docência em todo o país, e o Ministério da Educação entende a importância de apoiar os professores em todo esse processo. Por isso, realizar um evento voltado para a orientação de quem está participando reafirma o nosso compromisso com a formação docente”, afirmou o secretário-executivo do MEC, Rodolfo Cabral.
Ao todo, o exame registrou a adesão de 2.031 entes federativos em todo o país, o que representa a participação de 96% das capitais e de 85% dos estados brasileiros. Os estados do Acre, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia e Roraima já apresentam mobilização institucional com o uso da PND nos processos de seleção. Além dessas, sete capitais já divulgaram nas redes sociais a intenção de utilizar a PND (Rio Branco, Belo Horizonte, Belém, Recife, Porto Velho, Florianópolis e São Paulo). Veja a lista completa das redes municipais que já divulgaram institucionalmente que pretendem utilizar a PND:
|
Estado |
Município |
|
Acre |
Rio Branco |
|
Espírito Santo |
Santa Leopoldina |
|
Espírito Santo |
Serra |
|
Espírito Santo |
Colatina |
|
Goiás |
Porangatu |
|
Minas Gerais |
Araxá |
|
Minas Gerais |
Belo Horizonte |
|
Minas Gerais |
João Monlevade |
|
Minas Gerais |
Itabira |
|
Minas Gerais |
Jaíba |
|
Minas Gerais |
Cláudio |
|
Minas Gerais |
Pimenta |
|
Minas Gerais |
Prata |
|
Minas Gerais |
Reduto |
|
Minas Gerais |
São Roque de Minas |
|
Minas Gerais |
Veredinha |
|
Mato Grosso do Sul |
Miranda |
|
Mato Grosso do Sul |
Bonito |
|
Mato Grosso do Sul |
Ribas do Rio Pardo |
|
Mato Grosso do Sul |
Sonora |
|
Mato Grosso |
Porto Esperidião |
|
Mato Grosso |
Rio Branco |
|
Pará |
Belém |
|
Pará |
Altamira |
|
Pará |
Canaã dos Carajás |
|
Pernambuco |
Recife |
|
Pernambuco |
São Bento do Una |
|
Paraná |
Corbélia |
|
Paraná |
Guaratuba |
|
Paraná |
Mandaguaçu |
|
Paraná |
Manfrinópolis |
|
Paraná |
Ubiratã |
|
Rio de Janeiro |
Queimados |
|
Rio de Janeiro |
São Pedro da Aldeia |
|
Rio de Janeiro |
Miracema |
|
Rondônia |
Ariquemes |
|
Rondônia |
Porto Velho |
|
Rio Grande do Sul |
Arroio dos Ratos |
|
Santa Catarina |
Florianópolis |
|
São Paulo |
Fernandópolis |
|
São Paulo |
Pirangi |
|
São Paulo |
Bertioga |
|
São Paulo |
São Paulo |
O participante interessado em pleitear uma vaga deve realizar a inscrição na PND e se inscrever no processo seletivo específico da rede de ensino onde deseja trabalhar, seguindo as regras do edital local.
Cronograma da Prova Nacional Docente 2026:
- Inscrições: 22 de junho a 3 de julho.
- Solicitação de atendimento especializado e uso do nome social: 22 de junho a 3 de julho.
- Pagamento da taxa de inscrição: 22 de junho a 8 de julho.
- Aplicação da prova: 20 de setembro.
- Divulgação do resultado final: 15 de dezembro.
PND – A avaliação é composta por duas partes. A primeira é focada na Formação Geral Docente e conta com 30 questões objetivas e uma questão discursiva, que visa analisar aspectos como clareza, coerência, coesão, argumentação e domínio da norma-padrão da língua portuguesa. Já a parte de Componente Específico tem 50 questões de múltipla escolha voltadas para as situações-problema e estudos de caso da área de formação do participante. Serão avaliadas 21 áreas de licenciatura.
Por meio da prova teórica do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade das Licenciaturas), a PND tem como objetivo avaliar a formação de concluintes das licenciaturas. A avaliação também subsidia parte dos processos seletivos e concursos públicos realizados nos âmbitos federal, estadual e municipal para ingresso na carreira docente da educação básica pública.
Mais Professores – A PND faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que foi instituído em 2025 para reunir ações de reconhecimento ao papel central dos docentes no processo de aprendizagem dos estudantes e no sucesso das políticas educacionais. A iniciativa busca fortalecer a formação docente, incentivar o ingresso de professores no ensino público e valorizar os profissionais do magistério, proporcionando-lhes recursos e oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo. Além disso, estima-se que o programa atenda 2,3 milhões de docentes em todo o país, com as seguintes políticas: Bolsa Mais Professores, Pé-de-Meia Licenciaturas e Portal de Formação, bem como ações de valorização em parceria com bancos públicos e outros ministérios.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria Executiva (SE)
Fonte: Ministério da Educação
-
Educação7 dias agoPND: 58 municípios de Pernambuco aderiram ao exame
-
Agro5 dias agoPlano Safra 2026/27 será lançado terça e deve ficar entre R$ 570 e R$ 652 bi
-
Política Nacional6 dias agoUso responsável do plástico favorece desenvolvimento, afirmam debatedores
-
Brasil6 dias agoEmprego formal alcança 57,2% dos jovens ocupados no Brasil, aponta estudo do MTE
-
Educação7 dias agoPrazo para preencher Diagnóstico Equidade 2026 acaba em 30/6
-
Brasil5 dias agoMinistério da Saúde inaugura primeira UTI inteligente do SUS no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (RJ)
-
Educação6 dias agoMEC lança curso de IA para professores do ensino fundamental
-
Educação7 dias agoPND: 60 municípios do Rio de Janeiro aderiram ao exame
