Paraná
Viaje Paraná mostra potencial turístico do Estado a mais de 70 agentes no Europlus
O Viaje Paraná, órgão de promoção turística do Governo do Estado, apresentou ao longo desta semana o potencial do turismo a um total de 73 agentes de viagens e profissionais do turismo em diferentes municípios do Brasil. As ações aconteceram por meio de Roadshows da operadora Abreu e durante palestra em evento da Europlus.
Os públicos impactados pelo turismo paranaense têm como foco as vendas para diferentes perfis de clientes. Os Roadshows da Abreu no estado de São Paulo, em São José do Rio Preto (dia 16) e Campinas (dia 18), somaram cerca de 40 profissionais. Tais agentes têm como foco de atuação o atendimento e a venda de pacotes turísticos ao público dos dois municípios paulistas.
Já o encontro da operadora Europlus reuniu, na noite desta quinta-feira (18), 33 agentes de viagens em Porto Alegre (RS). Os profissionais trabalham de maneira centralizada com turistas da capital gaúcha e arredores, outro público de interesse ao Paraná.
“O que temos feito desde a criação do Viaje Paraná é incentivar agentes de viagens a conhecerem o turismo paranaense, suas opções qualificadas, os bons hotéis e a gastronomia única do nosso Estado. Com as grandes convenções nós trazemos agentes ao Paraná, enquanto com os eventos itinerantes impactamos o público que, por vezes, não tem a oportunidade de vir até o Estado”, explica o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes.
MODALIDADE ITINERANTE – Um Roadshow é um evento itinerante, onde uma série de apresentações ou exposições de produtos, serviços e marcas é feita de maneira constante, passando com esse mesmo formato por diferentes cidades e locais em sequência. A principal marca apresentada aos agentes durante os encontros foi o turismo do Paraná.
“Com as ações localizadas, em municípios estratégicos, conseguimos centralizar alguns públicos-alvo importantes ao turismo do Estado. É nessas ocasiões que captamos as agências de viagens que mais produzem para a operadora dentro do destino, gerando resultado”, disse Eduy Azevedo, gerente de Relações com o Mercado do Viaje Paraná.
BALANÇO – Os Roadshows integram a estratégia do Viaje Paraná de promoção do turismo estadual. Também fazem parte dessa ação os famtours, as grandes convenções e apresentações em eventos ao redor do Brasil. Ao todo, o Estado tem a marca de mais de 20,3 mil empresários e profissionais do turismo impactados pelo órgão de promoção, desde janeiro de 2024.
Fonte: Governo PR
Paraná
Ministério Público denuncia vereadora de Curitiba por prática de discriminação por procedência nacional ao dizer que colega deveria “voltar para o Ceará”
O Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos de Curitiba, ofereceu denúncia criminal contra uma vereadora da capital pela suposta prática de discriminação ou preconceito em razão da procedência nacional. O crime está previsto no artigo 20 da Lei 7.716/1989.
Conforme a denúncia, durante sessão da Câmara Municipal de Curitiba, realizada em 5 de agosto de 2026, a parlamentar teria dirigido à outra vereadora expressões relacionadas à sua origem no Estado do Ceará, incluindo as frases: “Por que a senhora não volta pro Ceará? Por que a senhora veio pra cá? A senhora nasceu lá mas vem encher o saco aqui”.
Segundo o Ministério Público, as manifestações teriam sido proferidas com a intenção de ofender e humilhar a vítima, além de menosprezar e discriminar, de forma mais ampla, pessoas de origem cearense, configurando, em tese, discriminação por procedência nacional.
Responsabilização criminal e indenização – Na denúncia, o MPPR requer, além da responsabilização criminal, a fixação de valor mínimo de indenização à vítima pelos danos causados, inclusive morais, no montante correspondente a 20 salários mínimos, atualmente equivalente a R$ 32.420,00, a ser atualizado pelos índices oficiais.
Também foi requerido o arbitramento de indenização por dano moral coletivo no valor correspondente a 40 salários mínimos, no momento equivalente a R$ 64.840,00, em razão de ofensa a valores fundamentais relacionados à igualdade, à dignidade da pessoa humana e ao combate à discriminação. O MPPR solicita que, se deferido, o valor seja destinado ao Fundo Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e utilizado para financiamento de políticas públicas voltadas à promoção da igualdade racial no Paraná.
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4226
Fonte: Ministério Público PR
-
Esportes4 dias agoPalmeiras inicia preparação para jogo de volta contra o Fortaleza; Gómez treina no gramado e Paulinho vira preocupação
-
Política Nacional4 dias agoConselho aprova recomendações para regulação de plataformas de streaming
-
Entretenimento5 dias agoLauana Prado exibe momento mágico em que Dom veio ao mundo: ‘Um sonho lindo’
-
Brasil5 dias agoTurismo na Caatinga destaca a diversidade do único bioma exclusivamente brasileiro
-
Política Nacional4 dias agoBrasil avançou no aleitamento materno, mas enfrenta desafios, dizem especialistas
-
Agro3 dias agoAbertura de mercados para produtos brasileiros na Malásia e em Cuba
-
Brasil4 dias agoMinistério da Saúde incia curso nacional para ampliar o diagnóstico de doenças raras no SUS
-
Política Nacional4 dias agoMP reforça crédito e habitação e altera Desenrola e Minha Casa, Minha Vida
