Connect with us


Paraná

Viajantes + Seguras: oficinas qualificam profissionais em Foz do Iguaçu e Cascavel

Publicado em

Os municípios de Foz do Iguaçu e Cascavel, no Oeste do Estado, recebem nesta quarta (24) e quinta-feira (25) as oficinas do programa Viajantes + Seguras. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado do Turismo (Setu), é voltada à capacitação de empreendedores, profissionais do turismo, gestores públicos e representantes do comércio, e tem como objetivo fortalecer a segurança e o acolhimento de mulheres viajantes, promovendo boas práticas de hospitalidade, inclusão e respeito.

De acordo com o secretário de Estado do Turismo, Leonaldo Paranhos, a ação reforça o compromisso do Paraná em ser referência nacional em hospitalidade e turismo inclusivo. “Investir na qualificação de profissionais é fundamental para consolidar o Paraná como destino seguro e acolhedor, especialmente para as mulheres. As oficinas Viajantes + Seguras oferecem ferramentas práticas e conhecimento estratégico que transformam a experiência das turistas, fortalecem a economia local e promovem uma cultura de respeito”, destacou.

A ação é resultado de uma ampla rede de cooperação formada pela Setu, Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), Sebrae/PR, Visit Iguassu, Adetur Cataratas e Caminhos, Secretarias Municipais da Mulher e de Turismo de Foz do Iguaçu, Adetur Riquezas do Oeste, Visite Cascavel, AMIC/PR, Conselho Municipal de Turismo de Cascavel (Comtur), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Cascavel (Semdec) e o Programa Por Elas Cascavel, da Secretaria de Cidadania, Proteção à Mulher e Políticas sobre Drogas (Sesd).

“Nosso objetivo é que todas as mulheres se sintam seguras e respeitadas em qualquer ambiente. O selo Viajantes + Seguras reconhece os estabelecimentos que assumem esse compromisso. Com essa iniciativa, mostramos que é possível transformar realidades e construir um turismo mais igualitário e acolhedor para todas”, disse a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte

Leia mais:  Juiz de São João do Ivaí Arquiva Ação Contra Jornalista Otávio Alves em Reconhecimento ao Jornalismo Sério e Transparente

As capacitações serão conduzidas por Larissa Hack, do Instituto Batom, especialista em atendimento e acolhimento feminino no setor. O conteúdo abrange metodologias práticas, estudos de caso e ferramentas aplicáveis a diferentes segmentos do turismo, como meios de hospedagem, restaurantes, agências de viagem, transporte, atrativos turísticos e bares.

Além do conteúdo técnico, os encontros estimulam a troca de experiências entre os participantes e o fortalecimento do networking regional, apresentando boas práticas já adotadas em destinos nacionais e internacionais. A proposta é elevar o padrão dos serviços oferecidos e ampliar a competitividade do Paraná no cenário turístico.

VIAJANTES + SEGURAS – O programa tem como eixo central a igualdade de gênero no turismo, buscando preparar os ambientes turísticos para receber com segurança as mulheres que viajam, especialmente as que se deslocam sozinhas. Ele contempla hotéis, pousadas, restaurantes, atrativos turísticos, bares, empresas de entretenimento, cultura e agências de turismo.

Os estabelecimentos que participam da capacitação e adotam um Código de Conduta podem solicitar o Selo Viajantes + Seguras Paraná, que sinaliza ao público que o local conta com equipe preparada para identificar sinais de violência de gênero, acolher a vítima e acionar os canais de suporte, sempre respeitando a autonomia da mulher.

Leia mais:  Rio Branco do Sul vai construir Armazém da Família com aporte de R$ 1,3 milhão do Estado

Atualmente, o programa já reúne 151 estabelecimentos credenciados em diferentes regiões do Estado. A meta é ampliar gradualmente o número de parceiros, por meio de novas oficinas presenciais e de cursos online gratuitos disponíveis na plataforma Trilha do Conhecimento do Sebrae/PR.

Cada negócio participante pode adotar estratégias próprias alinhadas às diretrizes do programa. Alguns criaram códigos discretos para alertar a equipe sobre situações de risco, como bebidas específicas que funcionam como sinal de socorro. Outros afixaram adesivos em banheiros femininos com informações de apoio e canais de denúncia.

Durante as oficinas, os profissionais são orientados a agir com discrição, explicar os procedimentos com clareza e oferecer alternativas de acolhimento, garantindo que a mulher se sinta protegida e respeitada.

Para a coordenadora de Gestão e Sustentabilidade do Turismo da Setu, Anna Vargas, a iniciativa também reforça a corresponsabilidade de todo o setor. “Convidamos empreendedores e profissionais do turismo a conhecer e a se envolver nesta iniciativa, porque a segurança é responsabilidade de todas e todos. Juntos, construímos destinos melhores e experiências mais ricas para receber nossas viajantes mulheres.”

Oficinas desta semana:

Foz do Iguaçu: 24 de setembro, das 14h às 18h, no Sebrae/PR (Rua das Guianas, 151 – Jardim América).

Cascavel: 25 de setembro, das 14h às 18h, na AMIC Paraná (Rua Maranhão, 92 – Centro).

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Estado institui repasse fundo a fundo para fortalecer políticas de inovação nos municípios

Published

on

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial, anunciou nesta sexta-feira (31) o novo modelo de repasses fundo a fundo do programa Pacto pela Inovação. A iniciativa simplifica os processos de transferência de recursos, fortalece a autonomia municipal e estimula o desenvolvimento de políticas locais de inovação em todo o Estado.

O modelo de repasse fundo a fundo integra a estratégia do Governo do Paraná de construir uma governança estadual de inovação, fortalecendo a cooperação entre Estado e municípios. A iniciativa regulamenta a aplicação da Lei nº 22.107/2024, que assegura a destinação de parte dos recursos do Fundo Paraná para apoiar projetos de modernização, ciência, tecnologia e inovação nos municípios.

Com o novo formato, os valores serão transferidos diretamente aos fundos municipais de inovação, sem necessidade de convênios, tornando o processo mais ágil e acessível.

O secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, que assinou a resolução do novo modelo de repasse, afirmou que o objetivo é descentralizar os investimentos e ampliar a capacidade dos municípios de desenvolver políticas públicas voltadas à inovação.

Leia mais:  Educação digital para evitar crimes virtuais é o tema desta semana

“Essa é uma mudança estrutural no modo como o Estado apoia a inovação nos municípios. Agora, as cidades terão mais autonomia e agilidade para investir em infraestrutura tecnológica, formação e projetos locais que impulsionem o desenvolvimento regional. O objetivo é atender o maior número possível de cidades, especialmente aquelas que têm menos condições hoje do que os grandes centros, que já possuem uma estrutura melhor”, destacou.

As transferências fundo a fundo serão destinadas a municípios que aderirem ao Pacto pela Inovação. No total, mais de 150 municípios já aderiram ao projeto. Para estarem habilitados, os municípios precisarão ter uma série de critérios para ter acesso aos recursos, como uma Política Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, um Conselho Municipal de CT&I e um Fundo Municipal de Inovação. A resolução será publicada nos próximos dias no Diário Oficial do Estado e no site da SEIA. 

A Prefeitura de Porecatu é um dos municípios que já aderiu ao Pacto da Inovação para iniciar investimentos no setor. “A iniciativa do Governo do Estado de repassar os recursos diretamente para as prefeituras é fundamental. Isso garante que o dinheiro chegue mais rápido, com base nas diretrizes e normas do Estado, e seja utilizado de forma correta e eficiente. Essa é a grande importância do repasse fundo a fundo: permitir a aplicação direta dos recursos em ações concretas de inovação”, afirma o prefeito Agamenon Paduan. 

Leia mais:  Cuidados na menopausa: SUS oferece consultas e apoio à saúde da mulher no Paraná

O Pacto pela Inovação é uma iniciativa da SEIA, que tem como objetivo incentivar o desenvolvimento tecnológico e a disseminação da cultura da inovação nos municípios. A adesão possibilita que as cidades avancem em estratégias para transformar suas gestões, fortalecer o ecossistema local de inovação e qualificar jovens em áreas como programação, robótica e informática.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262