Connect with us


Paraná

Véspera do Dia das Mães: Osuel apresenta concerto com Mozart e Beethoven em Londrina

Publicado em

Com um programa dedicado a duas das maiores genialidades da música clássica, Mozart e Beethoven, a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (Osuel) abre a Série Catuaí, da Temporada Ouro Verde 2026, na próxima sexta (8) e sábado (9), às 20 horas.

Os concertos serão apresentados na véspera do Dia das Mães, uma oportunidade especial para presentear aquelas que apreciam a música erudita. O programa reúne três obras de peso do repertório clássico, que serão conduzidas pelo violinista Winston Ramalho, convidado desta série para atuar tanto na direção artística quanto como solista. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente pelo site oficial da Osuel.

A noite começa com a “Abertura ‘A Clemência de Tito’”, de Wolfgang Amadeus Mozart. Composta em 1791, o último ano de vida do compositor, a peça é a abertura de sua derradeira ópera, encomendada às pressas para as festividades de coroação de Leopoldo II em Praga. Conta a lenda que Mozart escreveu a abertura dentro de uma carruagem durante a viagem à cidade, concluindo-a poucas horas antes do primeiro ensaio. O resultado é uma obra brilhante e festiva, que revela a capacidade do compositor de manter altíssimos padrões musicais mesmo sob pressão extrema.

Na sequência, a Orquestra apresenta a grande atração da noite, o “Concerto para Violino em Ré Maior”, de Ludwig van Beethoven. Composto em poucas semanas, no final de 1806, a pedido do violinista Franz Clement, é uma das obras mais admiradas do repertório para violino.

O diálogo entre o solista e a orquestra combina lirismo, grandeza e uma profundidade poética que tornaram o concerto uma referência indispensável nos palcos do mundo, embora, curiosamente, a obra não tenha sido bem recebida na estreia, conquistando seu lugar definitivo no repertório apenas em 1844, quando o jovem Joseph Joachim a executou sob regência de Felix Mendelssohn.

Leia mais:  Tribunal do Júri condena a 42 anos de prisão empresário denunciado pelo MPPR pela morte de jogador de futebol em 2018

Para encerrar a noite, a Osuel interpreta a “Sinfonia nº 36 em Dó Maior ‘Linz’”, de Mozart. Escrita em apenas seis dias, durante uma estadia na cidade austríaca que lhe dá nome, a sinfonia é considerada uma das joias de sua produção. Luminosa, enérgica e elegante, com um primeiro movimento de abertura lento, numa homenagem direta ao estilo de Haydn, que dá à obra um caráter ao mesmo tempo celebrativo e intimista.

VIOLINO – À frente do concerto estará Winston Ramalho, apontado pela crítica especializada como um dos mais destacados violinistas brasileiros de sua geração. Formado no Brasil e no Exterior, Ramalho construiu uma trajetória sólida em competições nacionais e internacionais, conquistando o primeiro prêmio em todas de que participou, entre elas o Shell Competition for Young Musicians em Londres e o Concurso Jovens Solistas da Osesp.

Além de sua carreira como solista, tem uma intensa atuação didática nos principais festivais de música do Brasil e da América do Sul, e atualmente é diretor musical e spalla da Orquestra de Câmara de Curitiba, da Camerata Antiqua de Curitiba e da Orquestra Anima Musicale, além de ser Endorsement Artist da marca de cordas Thomastik Infeld.

Leia mais:  Ratinho Junior sanciona lei que reduz IPVA no Paraná e garante menor alíquota do Brasil

Para o músico, acumular as funções de solista e diretor no palco é um grande desafio, que começa muito antes do concerto. “Vai desde o princípio do estudo. Estudar todas as partes, estudar a música, pensar nos ensaios”, explica. Na hora da apresentação, a tensão se multiplica. “No palco, ela é triplicada, porque não é só a minha parte que eu tenho que estar conectado, mas também com a parte de todos os músicos da orquestra. Apesar disso, é um desafio maravilhoso”, descreve.

Ele destaca uma curiosidade sobre o Concerto para Violino de Beethoven, que está no centro do programa. O músico revela que o seu professor na Áustria, o virtuose Tibor Varga, costumava dizer que se trata do concerto mais difícil do repertório para violino, e que só deveria ser estudado após os 30 anos. “Foi o que eu fiz”, confirma, com a segurança de quem chegou à obra no tempo certo.

Os ingressos para os concertos desta série variam de R$ 20 a R$ 30 a meia-entrada, e de R$ 40 a R$ 60 a entrada inteira, dependendo do setor, e já estão à venda.

Serviço:

Concerto da Orquestra Sinfônica da UEL – Série Catuaí

Datas: 08 (sexta) e 09 (sábado)

Horário: 20 horas

Onde: Cine Teatro Ouro Verde (Rua Maranhão, 85 – Centro)

Ingressos aqui

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Gerente de Recursos Hídricos da Sanepar vence Prêmio Mulher InspirAÇÃO 2026 do Senge-PR

Published

on

A gerente de Recursos Hídricos da Sanepar, Ester Amelia Assis Mendes, conquistou o Prêmio Mulher Inspiração 2026, promovido pelo Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge-PR). O prêmio foi entregue na sede da entidade, terça-feira (23), durante uma cerimônia para celebrar o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia. A premiação entregue para Ester tem foco na promoção da equidade de gênero e valorização das mulheres na profissão. 

Para Ester, ser escolhida como Mulher Inspiração é motivo de celebração e reflexão. “Com mais de 30 anos no exercício da profissão de geóloga, esse é um momento único de grande emoção e profunda gratidão. A premiação é uma resposta institucional à urgência da equidade de gênero e ao reconhecimento de trajetórias que transformam a sociedade e fortalecem o setor técnico”, afirmou a gerente da Sanepar.

30 ANOS DE EXPERIÊNCIA – Ester é geóloga e especialista em geoprocessamento, com mais de 30 anos de experiência em recursos hídricos, atuando na integração da gestão ambiental, recursos hídricos e saúde. Trabalha para a segurança da água focada na rastreabilidade, inovação, eficiência operacional e articulação interinstitucional, unindo sustentabilidade e visão corporativa para agregar valor aos negócios e à sociedade.

Leia mais:  Doce e resistente, goiaba projeta Carlópolis com cultivo inovador e união de produtores

Profissional de Gestão de Riscos em Mananciais de Abastecimento Público da Sanepar, lidera atualmente a implementação da estratégia do Plano de Segurança da Água com o Programa Água Segura nos 344 municípios atendidos pela Companhia. Em 2022 recebeu o prêmio Ecologia e Ambientalismo da Câmara Municipal de Curitiba pelo destaque alcançado através de ações em defesa da natureza, do meio ambiente e dos interesses ecológicos.

OUTRO TROFÉU – Além do Prêmio Mulher Inspiração, Ester também concorre, neste ano, ao 5º Prêmio Engenheira Enedina Alves Marques, promovido pelo Conselho de Mulheres do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR).

Assim como no caso do Senge-PR, o prêmio busca reconhecer profissionais com trajetórias de destaque nas Engenharias, Agronomia e Geociências. O troféu leva o nome da primeira mulher formada em Engenharia Civil no Paraná, em 1945, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Paraná, e que se tornou a primeira Engenheira Civil negra do Brasil. As vencedoras serão conhecidas no dia 6 de julho.

Leia mais:  Renault e Geely se unem para investir R$ 3,8 bilhões em novo ciclo automotivo no Paraná

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262