Connect with us


Economia

Vendas do varejo paranaense têm alta de 6,29% em maio

Publicado em

Bem Paraná

As vendas do varejo paranaense cresceram 6,29% em maio, conforme a Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio PR). O resultado compara os dados com o mesmo mês do ano passado. Destaque para o setor de óticas, cine-foto-som (54,30%), em função da diversificação de produtos, bem como para as lojas de departamentos (27,50%), autopeças (13,99%), concessionárias de veículos (12,13%) e livrarias e papelarias (11,54%).

Na comparação com o mês de abril, as vendas foram 4,87% superiores. No acumulado do ano, o varejo do estado registra alta de 3,35%. Os setores mais desenvolvidos no período de janeiro a maio foram óticas, cine-foto-som, com elevação de 41,36%, e lojas de departamentos, com 31,30%.

A região Sudoeste, cujas vendas vinham em movimento ascendente nos últimos meses, teve aumento de 10,18% na comparação com maio de 2018. Essa recuperação foi motivada pelas lojas de óticas, cine-foto-som (37,15%), materiais de construção (30,03%), concessionárias de veículos (17,31%) e autopeças (16,58%).

O comércio da capital e região também teve alta de 7,65% com relação a maio do ano passado. Na sequência ficou a região Oeste (6,04%), Ponta Grossa (4,85%), Maringá (4,59%) e Londrina (4,01%).

Leia mais:  MDIC e Coalizão Indústria debatem expansão do comércio internacional e acesso a mercados

Perdas
Apesar do bom resultado de maio, os lojistas da região Sudoeste acumulam perdas de 9,51% na comparação com igual período do ano passado, da mesma forma que os londrinenses, com redução de 1,55% no faturamento. A região Oeste apresenta o melhor indicador do varejo acumulado, com alta de 5,57%, seguida por Curitiba (5,06%), Maringá (3,26%) e Ponta Grossa (2,59%).

Comentários Facebook

Economia

Empresas brasileiras e chinesas debatem parcerias em soluções de Inteligência Artificial

Published

on

Empresas brasileiras e chinesas intensificaram conversas para cooperação e parcerias em aplicações de Inteligência Artificial, durante evento realizado na semana passada na sede do Serpro, em Brasília, a partir de articulação entre Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC); Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Ministério das Relações Exteriores (MRE); e Casa Civil da Presidência da República.

O encontro aconteceu no contexto de implementação de políticas públicas que promovem a soberania tecnológica e tecnológico em Inteligência Artificial, e tem como origem um acordo de cooperação bilateral entre Brasil e China nessa área.

Intitulado China-Brazil Application Cooperation Centre on Artificial Intelligence (Centro de Cooperação em Aplicações de Inteligência Artificial Brasil-China), o encontro deu continuidade a diálogo iniciado no ano passado, durante a presidência brasileira do BRICS.

Durante o evento, o secretário Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC, Uallace Moreira, destacou o interesse do Brasil em promover parcerias estratégicas para desenvolver, no país, tecnologias de ponta ligadas à indústria 4.0, no escopo das missões da Nova Indústria Brasil (NIB), especialmente a Missão 4 (Transformação Digital).

Leia mais:  Exportações brasileiras alcançam US$ 349 bi em 2025 e batem recorde histórico

“Essas parcerias com empresas nacionais e multinacionais são importantes, desde que o Brasil ganhe com isso”, frisou. Ele falou também sobre a importância do programa Redata para a construção de datacenters no Brasil, com critérios de sustentabilidade e focado do desenvolvimento de cadeias produtivas no país.

Oportunidades

Os temas discutidos nessa no evento foram “infraestrutura computacional em IA” e “modelos de IA”. 

As empresas chinesas no evento situam-se na vanguarda tecnológica mundial, trazendo oportunidades potenciais às empresas brasileiras em áreas como infraestrutura tecnológica e conectividade, soluções de IA para eficiência operacional e melhoria de serviços, soluções para uso e compartilhamento de dados, incluindo o desenvolvimento de espaço de dados.

Participaram dos debates de das rodadas de negócios: Huawei, Iflytek, Petrobras, Magalu, Ceia, Cimatec, Widelabs, CPQD, Eldorado, Positivo e SoberanIA.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262