Paraná
Uma das estrelas do Verão Maior, Ana Castela tem o Paraná como berço da ascensão musical
Com apenas 22 anos, Ana Castela consolidou-se como um dos maiores fenômenos da música brasileira da atualidade. Nesta sexta-feira (30), às 22h, em Matinhos, a cantora vai levar a força do agro para o litoral paranaense em um show gratuito na areia da Praia Brava. Além da cantora, o final de semana será marcado por apresentações lotadas dos artistas Fernandinho, Léo & Raphael, Murilo Huff, Gian & Giovani, Paralamas do Sucesso e Inner Circle.
Ana Castela iniciou a carreira profissional em 2021, com o lançamento de “Boiadeira”, música que não apenas apresentou a cantora ao grande público, como também definiu a identidade que a acompanharia dali em diante. A canção, feita em parceria com o duo Us Agroboy, rendeu o apelido que se tornaria marca registrada e abriu caminho para uma ascensão rápida no cenário sertanejo.
A projeção nacional veio no ano seguinte, impulsionada pelo sucesso de “Pipoco”, parceria com Melody e DJ Chris no Beat. A música ampliou o alcance da artista para além do público tradicional do sertanejo. O sucesso foi tanto que Ana Castela iniciou uma constante liderança no topo das paradas de sucesso. Hoje, ela é a artista que mais liderou o ranking da Billboard no Brasil, com 45 semanas em primeiro lugar entre os nomes mais ouvidos nas plataformas digitais.
Reconhecida como um dos principais nomes do chamado agronejo, a artista acumulou prêmios e recordes desde então. Foi eleita Revelação do Ano em premiações nacionais ligadas à música e às redes sociais e, em 2024, conquistou o Grammy Latino pelo álbum “Boiadeira Internacional”.
A continuação do bom resultado é fruto do intenso trabalho realizado. No mês de maio de 2025, a cantora lançou o álbum “Let’s Go Rodeo”, em parceria com o DJ Diplo, que tem o hit “Olha Onde eu Tô”. A produção ampliou a projeção internacional da cantora com mais uma indicação ao Grammy de melhor disco de sertanejo do ano de 2025.
Para se ter noção da ascensão meteórica no meio digital, no primeiro ano de sua carreira, quando ficou conhecida nacionalmente com os hits “Boiadeira” e “Nóis é da roça bebê”, o canal da Ana no YouTube tinha 17 milhões de visualizações. Agora, cinco anos depois, no primeiro mês de 2026, o número cresceu mais de 140 vezes: são mais de 2,4 bilhões de visualizações no total.
Com mais de 16 milhões de ouvintes mensais no Spotify, e 23 milhões de seguidores no Instagram, Ana Castela integra o primeiro escalão do sertanejo na atualidade. Seu principal sucesso, “Solteiro Forçado”, ultrapassa 700 milhões de reproduções nas plataformas musicais.
CONEXÃO COM O PARANÁ – Antes de ser nacionalmente famosa como Ana Castela, a jovem Ana Flávia se mudou para Campo Mourão, no Centro-Oeste paranaense, e fez cursinho para prestar vestibular de Medicina. Contudo, sua passagem pela cidade, que é força nacional do agro, durou apenas dois meses. Com o início da pandemia da Covid-19 no Brasil no início de 2020, Ana voltou para Sete Quedas, no Mato Grosso do Sul, para morar na fazenda dos pais.
Foi no estado mato-grossense que a jovem iniciou a fama. Ela, que não gostava de cantar e nem de gravar vídeos, fez exatamente o oposto. De bota, chapéu e montada no cavalo, Ana postou um vídeo no Twitter/X cantando a música “Vaqueiro Apaixonado”, do Loubet, cantor que não saía de seus ouvidos na época.
Com carisma inegável, o vídeo viralizou. Foi nessa oportunidade que a cantora começou a postar mais vídeos de sua rotina na roça. Em 2021, com o lançamento do primeiro hit, “Boiadeira”, a cantora se mudou para Londrina, onde passou a gravar com a AgroPlay, produtora musical sediada na cidade.
Cinco anos depois, a cantora ainda reside na quinta cidade mais populosa do Sul do País. O lugar é conhecido como Rancho Agroplay, que serve como centro criativo de produção musical e onde também mora com a família. Neste lugar que também é a sua casa, Ana mantém uma impressionante coleção com mais de 100 chapéus e botas, além de uma variedade de bonecas Barbie e cartas de seus fãs.
A confiança no potencial comercial do Estado foi tanta que os seus dois álbuns ao vivo foram gravados em cidades do Paraná. O primeiro, com vários hits e sucessos autorais, “Boiadeira Internacional” foi gravado em 2024 em Santa Terezinha de Itaipu, cidade no Oeste paranaense, diante de 70 mil pessoas, e rendeu uma turnê com apresentações em Portugal e nos Estados Unidos.
Também em 2024, Ana Castela gravou em Londrina, no Norte do Paraná, o álbum “Herança Boiadeira”. O projeto é focado no resgate das raízes sertanejas com modões, clássicos e músicas inéditas e contou com participações de artistas consagrados como Rionegro & Solimões, Eduardo Costa e Trio Parada Dura. A produção foi feita justamente na sua residência, no Rancho Agroplay, propriedade que também conta com um campo de futebol, um haras, um hipódromo e uma mansão.
Confira os horários dos shows da semana no Litoral:
Palco Matinhos
29 de janeiro – Fernandinho – 21 horas
30 de janeiro – Ana Castela – 22 horas
31 de janeiro – Paralamas do Sucesso – 20 horas;
31 de janeiro – Inner Circle – 22 horas
Palco Pontal do Paraná
30 de janeiro – Léo & Raphael – 20 horas
30 de janeiro – Murilo Huff – 22 horas
31 de janeiro – Gian & Giovani – 20 horas
31 de janeiro – Teodoro & Sampaio – 22 horas
Fonte: Governo PR
Paraná
Ministério Público do Paraná denuncia 15 pessoas investigadas na “Operação A Rede” por organização criminosa, fraudes bancárias e lavagem de dinheiro
O Ministério Público do Paraná, por meio do Núcleo de Ponta Grossa do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), ofereceu denúncia contra 15 pessoas investigadas por integrarem uma organização criminosa de atuação nacional responsável pela prática de fraudes bancárias eletrônicas e lavagem de dinheiro. Os crimes foram apurados no âmbito da Operação A Rede.
Áudio do Promotor de Justiça Antônio Juliano Souza Albanez
De acordo com a denúncia, que já foi recebida pela Justiça, o grupo criminoso mantinha uma falsa central telefônica instalada em Ponta Grossa, a partir da qual aplicava golpes em correntistas de instituições financeiras de todo o país. Além do contato telefônico com as vítimas, os investigados utilizavam páginas falsas na internet e links maliciosos para obter dados bancários e acessar indevidamente as contas, desviando valores expressivos.
Prejuízo – As investigações identificaram, entre agosto de 2024 e outubro de 2025, ao menos 11 vítimas residentes em diferentes estados da federação, entre eles São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Maranhão e Amazonas. Somente no período investigado, o prejuízo causado ultrapassa R$ 1,4 milhão.
Os denunciados foram acusados pelos crimes de organização criminosa, furto qualificado mediante fraude eletrônica e lavagem de dinheiro. No caso das lideranças do grupo, as penas máximas cominadas aos delitos imputados podem superar 12 anos de reclusão.
Reparação de danos – Na denúncia, o Ministério Público também requereu a fixação de valor mínimo para reparação dos danos causados às vítimas. Como medida para assegurar o ressarcimento dos prejuízos e eventual perdimento de bens, a Justiça já determinou o bloqueio de veículos, imóveis e contas bancárias dos denunciados.
Atualmente, quatro investigados permanecem presos preventivamente e um dos apontados como líder da organização criminosa encontra-se foragido.
Processo 0005586-66.2025.8.16.0019.
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4226
Fonte: Ministério Público PR
-
Esportes6 dias agoFluminense empata com o Bahia e chega ao quinto jogo sem vencer no Brasileirão
-
Política Nacional2 dias agoConselho aprova recomendações para regulação de plataformas de streaming
-
Política Nacional2 dias agoMP reforça crédito e habitação e altera Desenrola e Minha Casa, Minha Vida
-
Esportes1 dia agoPalmeiras inicia preparação para jogo de volta contra o Fortaleza; Gómez treina no gramado e Paulinho vira preocupação
-
Educação2 dias agoUniversidades federais ofertam cursos de idiomas à população
-
Política Nacional2 dias agoBrasil avançou no aleitamento materno, mas enfrenta desafios, dizem especialistas
-
Entretenimento2 dias agoLauana Prado exibe momento mágico em que Dom veio ao mundo: ‘Um sonho lindo’
-
Entretenimento2 dias agoTàmires Assîs se apresenta como Cunhã-Poranga do Boi Garanhão em festival
