Norte do Estado
TRF4 determina demolição de condomínio construído irregularmente no Parque Nacional de Ilha Grande
O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) determinou que um condomínio construído irregularmente na Ilha Baunilha, dentro do Parque Nacional de Ilha Grande, no noroeste do Paraná, seja demolido.
Além da demolição da edificação, a procuradoria exigiu que os réus elaborassem um projeto de recuperação da área degradada. A decisão é de 4 de junho.
A decisão afirmou que o condomínio “é uma grande e nova construção sem qualquer finalidade de servir à população ribeirinha”.
“Trata-se, então, de área adquirida para fins diversos (pesca esportiva e veraneio), que não guarda proteção legal em detrimento da preservação ambiental”, afirmou a desembargadora federal Vânia Hack de Almeida na decisão.
Confirmação da decisão em 1º grau
O Ministério Público Federal (MPF) entrou com a ação contra os responsáveis pelo empreendimento após o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) identificar os imóveis construídos clandestinamente.
A 2ª Vara Federal de Umuarama, no noroeste do estado, julgou a favor da demolição do condomínio e reparação ambiental.
Os réus recorreram, alegando que o imóvel poderia ser considerado histórico e serviria de moradia para pescadores locais.
Porém, o tribunal manteve a decisão, considerando que as alegações não eram pertinentes.
Norte do Estado
Venezuelano morre após cair de 8 metros de altura enquanto trabalhava em telhado de barracão no Paraná
Segundo delegado, homem não usava equipamentos de proteção pessoal durante o trabalho. Ele foi encontrado em parada cardiorrespiratória e com ferimento grave na cabeça. Caso aconteceu em Sarandi.
Um trabalhador venezuelano, de 42 anos, morreu após cair de uma altura de aproximadamente 8 metros em uma obra em Sarandi, no norte do Paraná. O caso aconteceu na tarde desta sexta-feira (6).
Conforme o delegado Willian Araújo Ribeiro, a vítima se chamava Josè Luis Jaramillo Hernandez e estava trabalhando no telhado de um barracão quando se desequilibrou e caiu.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, as equipes de resgate chegaram ao local e encontraram o homem em parada cardiorrespiratória e uma lesão grave na região da cabeça. Ele não resistiu e morreu no local. O corpo dele foi levado para o Instituto Médico-Legal (IML) de Maringá.
A Polícia Civil (PC-PR) instaurou inquérito para investigar as circunstâncias da morte.
Conforme o delegado, uma apuração prévia já indica que o venezuelano não estava usando os equipamentos de proteção pessoal (EPI) no momento da queda.
O delegado também informou que Josè prestava serviço como pedreiro há seis meses para a empresa responsável pela obra. O g1 tenta localizar o contato da empresa.
-
Curitiba7 dias ago
Temporal deste sábado derruba árvores em Curitiba e alaga o Parque Barigui; veja o vídeo
-
Norte do Estado7 dias ago
Venezuelano morre após cair de 8 metros de altura enquanto trabalhava em telhado de barracão no Paraná
-
Curitiba7 dias ago
Trecho de rua importante das Mercês, em Curitiba, terá bloqueio total por 120 dias
-
Curitiba5 dias ago
Curitiba envia 2 mil livros infantis para o Rio Grande do Sul
-
Curitiba4 dias ago
Polêmico até o fim: morre, aos 99 anos, o lendário escritor curitibano Dalton Trevisan
-
Curitiba3 dias ago
Eduardo Pimentel quer resultados do secretariado
-
Curitiba2 dias ago
Qual será o caminho de Herivelto Oliveira para 2025?
-
Paraná7 dias ago
Trecho da BR-277 no Litoral do Paraná é fechado por risco de deslizamento