Paraná
Torneio de Golf-7 para pessoas com deficiência inaugura campo revitalizado pelo Proesporte
O 1º Torneio de Golf-7, realizado nesta quarta-feira (13), marcou a inauguração do campo para a prática deste esporte no Paraná. Ele foi criado exclusivamente para a prática de pessoas com deficiência, pertence à Federação Paranaense de Golf-7 e fica na sede da Secretaria estadual do Esporte (Sees), em Curitiba. O campo foi revitalizado pela Federação, com apoio do Governo do Estado, por meio do Programa de Fomento e Incentivo ao Esporte – Proesporte.
Organizado pela Federação Brasileira de Golf 7 (CBGOLF-7), o torneio recebeu 60 alunos de dez escolas que ofertam educação especial. A equipe Thomaz Edson, de Curitiba, venceu a competição. Também participaram as escolas municipais Primavera, Mercedes Stresser, Fênix, Menino Jesus e Alternativa, todas de Curitiba; a Apae de Rio Negro; a Escola Joana Valache, de Quatro Barras; além das Apaes de Itaiópolis e Monte Castelo, de Santa Catarina.
“O paradesporto é uma prioridade do governo estadual. Potencializamos todos os trabalhos, em todas as modalidades, ao mesmo tempo em que fortalecemos grandes projetos que já estavam em andamento”, disse o gestor público do Paradesporto da Sees, Moisés Batista.
O presidente da CBGOLF-7, Sakae Tamura, destacou o apoio do Governo do Estado. “Foi nosso primeiro torneio da modalidade, reinaugurando o campo que existe desde 2014. Quem permitiu que ele fosse reformado e ficasse bonito foi o Proesporte”, disse.
“É muito importante ver alcance do Programa de Fomento e Incentivo ao Esporte. Os projetos têm alcance muito grande”, disse o coordenador do programa, Vinícius Taguchi.
- Com Proesporte, Estado ajuda a formar equipe paranaense de patinação artística no gelo
- Com mil vagas, Estado abre inscrições para iniciação esportiva no Ginásio do Tarumã
SOBRE MODALIDADE – O Golf-7 foi criado exclusivamente para a prática de pessoas com necessidades especiais e já faz parte da vida de milhares de crianças. A modalidade foi criada pela professora de educação física Fátima Alves da Cruz, que enxergou nas características do golfe um caminho para o desenvolvimento de seus alunos. Diferente do Golf tradicional, com 18 buracos e sem uma distância padrão, o Golf-7 conta com apenas sete buracos, com distância de sete metros entre eles.
PROESPORTE – O último edital do programa Proesporte destinou R$ 50 milhões para a execução de projetos esportivos em 2024 e 2025, o maior fomento e incentivo da história do esporte do Paraná. Além disso, o edital busca promover a inclusão social por meio da prática esportiva.
Fonte: Governo PR
Paraná
Copel realiza mutirão de regularização de cabos de telecom em Cambé e em Arapongas
A Copel, em parceria com a prefeitura e as operadoras de internet e telefonia, promove nesta segunda-feira, dia 22 de junho, um mutirão de regularização de cabeamento de telecomunicações em situação irregular na região do Jardim Ana Rosa, em Cambé, Norte do Paraná. Já na terça-feira (23), o mutirão será realizado em Arapongas.
De acordo com o gerente de Compartilhamento de Estruturas da companhia, Fabrício Salmazo, “a Copel notificou 19 operadoras de telecomunicações e dados que atuam em Cambé a participar do mutirão. A escolha do local foi definida em conjunto com a prefeitura”.
As intervenções contemplam 58 postes na Avenida Antônio Raminelli, ao longo de oito quarteirões, do trecho da PR-445 até a Rua Antônio Mantovani, rotatória do Ginásio de Esportes. O trabalho será executado das 9h às 16h e conta com o apoio da prefeitura na organização do trânsito. A atividade será efetuada somente com boas condições climáticas.
De janeiro a maio deste ano, em mutirões semelhantes em Cambé, foram removidas mais de uma tonelada de cabos em desacordo com as normas de instalação e segurança, em atividades realizadas na área central e no Jardim Novo Bandeirantes.
A Copel ressalta que a manutenção da fiação telefônica e de internet dentro das normas de instalação e de padrões de segurança é de responsabilidade das operadoras de telecomunicações, conforme determinam normas legais que regem o tema, em resoluções conjuntas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), relativas ao compartilhamento de postes.
Cabe às distribuidoras de energia elétrica fiscalizar a correção dessas instalações e notificar as empresas responsáveis, em caso de desacordo, para que os serviços de recomposição do cabeamento nos postes sejam feitos dentro dessas normas.
A Copel alerta que, por segurança, a população nunca deve encostar em fios soltos. Situações de instalações em desacordo ou que ofereçam riscos às pessoas devem ser comunicadas à Copel via telefone 0800 51 00 116.
ARAPONGAS – Uma equipe da Copel vai fazer fiscalização de cabos de telefonia e internet na terça-feira (23), na Avenida Maracanã, em Arapongas. Todas as 13 operadoras que atuam na via foram notificadas. Os fios que estiverem em desacordo com as normas técnicas e de segurança serão removidos. O serviço, das 9h às 16h, conta com o apoio da prefeitura, por meio da Guarda Municipal, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), por se tratar do trecho urbano da BR-369, e da Defesa Civil Municipal. A atividade será iniciada a partir do trecho com a Rua Pica Pau Velho e seguirá sentido centro da cidade.
Fonte: Governo PR
-
Esportes7 dias agoAlemanha revive placar histórico e atropela Curaçao na estreia da Copa do Mundo
-
Esportes7 dias agoHolanda e Japão empatam em duelo eletrizante na Copa
-
Entretenimento6 dias agoAndréa Sorvetão investe em estética após perder 20 quilos e mudar estilo de vida
-
Esportes7 dias agoCosta do Marfim vence o Equador no fim e estreia com força na Copa do Mundo
-
Paraná4 dias agoMPPR empossa dois Procuradores de Justiça nesta sexta-feira (19)
-
Esportes7 dias agoAustrália bate a Turquia na estreia e larga bem no Grupo D da Copa do Mundo
-
Agro5 dias agoBrasil amplia promoção do agronegócio durante a África Food Show 2026
-
Agro6 dias agoBrasil, Guiana e IICA fortalecem cooperação regional no Caribe
