Connect with us


Paraná

Tecpar amplia estratégias para abordagem que integra saúde humana, animal e ambiental

Publicado em

Oferecer soluções inovadoras para a saúde pública brasileira é uma das missões do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) desde a sua fundação, em 1940. Porém, nos últimos anos, o instituto ampliou sua visão estratégica e modernizou seu modelo de gestão para a abordagem em Saúde Única (One Health), que foca na integração entre a saúde humana, animal e ambiental.

Na prática, a Saúde Única consiste em adotar uma visão ampla dos cuidados com a saúde, reconhecendo a conexão e a interdependência entre essas três áreas. Segundo o conceito, é impossível separar a saúde humana e animal, que são vinculadas à saúde do meio ambiente e dos ecossistemas. Isso significa que situações de risco em alguma destas áreas exigem soluções focadas no cuidado à saúde de forma integrada.

O diretor-presidente do Instituto, Eduardo Marafon, destaca que o Tecpar adotou a abordagem em Saúde Única na gestão de projetos visando fortalecer a saúde pública brasileira de forma global, e reforçando seu papel como laboratório público oficial.

“Com uma trajetória histórica no desenvolvimento de soluções para a saúde humana e animal, o Tecpar tem trabalhado de forma estratégica para a consolidação do conceito de Saúde Única no Paraná e no Brasil. Para isso, investimos em pesquisa, ampliamos a nossa estrutura laboratorial e iniciamos novas parcerias alinhadas ao conceito, dando maior ênfase nas conexões entre saúde humana, animal e o meio ambiente”, diz Marafon.

CONCEITO – O conceito de Saúde Única não é recente, mas começou a se consolidar a partir da conferência internacional “One World, One Health” (Um mundo, uma saúde), realizada em 2004, nos Estados Unidos. O evento gerou um documento conhecido como Princípios de Manhattan, que estruturou as bases da Saúde Única, estabelecendo 12 prioridades no enfrentamento de ameaças à saúde.

A gerente do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde do Tecpar, Meila Bastos de Almeida, conta que uma das ações estratégicas voltadas à Saúde Única foi a criação de duas unidades dedicadas na Diretoria Industrial da Saúde: o Centro de Desenvolvimento Ambiental para Saúde e o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde. Também foi implantado um programa de bolsas com o objetivo de difundir o conceito de Saúde Única, que já está na fase 4.

“Como laboratório público, o Tecpar sempre abordou a saúde única, mesmo sem perceber, e talvez agora esse seja o nosso maior desafio: difundir esse conceito para praticá-lo com consciência. Para isso, temos projetos com diversas áreas de conhecimento trabalhando juntas para essa multidisciplinaridade, como a medicina veterinária, biologia, biomedicina, farmácia, química, engenharia e agronomia”, destaca.

Leia mais:  Governador destaca a força do agro paranaense na abertura da Expoingá

SAÚDE HUMANA E ANIMAL – O mais conhecido elo de conexão entre a saúde humana e animal é a zoonose, doença infecciosa transmitida entre animais e seres humanos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as zoonoses representam 60% das doenças infecciosas conhecidas e 75% das doenças novas ou emergentes.

A boa notícia é que algumas zoonoses, como a raiva animal, podem ser prevenidas por meio da vacinação. Neste contexto, o Tecpar exerce um papel fundamental no Brasil, sendo o único laboratório público que fornece a vacina antirrábica animal ao Ministério da Saúde, com 28 milhões de doses fornecidas anualmente.

Com o imunizante entregue pelo Tecpar, o Brasil conseguiu controlar os casos de raiva em animais e, por consequência, as taxas de mortalidade por raiva humana.

Outra forma de controlar zoonoses é o diagnóstico precoce, fundamental para interromper a transmissão entre os animais, proteger a saúde humana e tratar a infecção. Para isso, o Tecpar trabalha na implantação do Centro de Pesquisa e Produção de Insumos para Diagnósticos Veterinários (CIV) que está sendo construído em Curitiba. A unidade vai abastecer o mercado nacional com insumos para o diagnóstico da brucelose, tuberculose e leucose bovinas.

O Tecpar também é o responsável pelo primeiro banco brasileiro de antígenos e vacinas contra febre aftosa, um estoque estratégico de insumos para a formulação rápida de vacinas em eventuais casos de surto da doença.

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO – Para fortalecer o cuidado com a saúde animal, o Tecpar coordena três projetos voltados ao desenvolvimento de novos produtos. Um deles visa desenvolver, validar e registrar um teste nacional para diagnóstico de leucose enzoótica bovina (LEB). A intenção é que o Tecpar produza e comercialize o kit do método conhecido como Elisa – Ensaio de Imunoabsorção Enzimática. O estudo é conduzido em parceria com o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP).

A segunda pesquisa é voltada ao cultivo de cepas da bactéria Brucella Spp., utilizada como insumo para o diagnóstico de brucelose bovina. O estudo contribuirá para aprimorar os métodos de diagnóstico e controle da doença, trazendo avanços à sanidade animal e à produtividade pecuária em todo o País.

Em outra frente, pesquisadores trabalham para criar uma vacina inédita para combater a esporotricose felina, um tipo grave de micose que acomete gatos e pode ser transmitida para humanos. Atualmente não existe vacina (para humanos ou animais) contra a doença.

Leia mais:  Pessoas privadas de liberdade participam de aulão preparatório para o Encceja

Em relação à saúde humana, a atuação do Tecpar abrange programas estratégicos junto ao Ministério da Saúde. O instituto será o único laboratório público fornecedor de vacinas contra a raiva humana e varicela para o Sistema Único de Saúde (SUS), dentro do programa de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP).

SAÚDE AMBIENTAL – A Saúde Única considera que a maneira como lidamos com a biodiversidade impacta diretamente na saúde ambiental, humana e animal. Neste sentido, o Tecpar investe em projetos que estimulam as boas práticas de produção e de manejo, que são essenciais para prevenir e mitigar doenças em plantas e animais.

Um deles é o Solo Vivo Paraná, primeiro rastreamento microbiológico do solo realizado em escala estadual. Inédito no Brasil, o estudo é baseado na tecnologia que analisa o DNA e a composição do solo para mapear a diversidade de microrganismos e nutrientes em determinada área. A iniciativa contribui para a adoção de práticas agrícolas mais eficientes e sustentáveis, e auxiliará na construção de um Mapa Genético dos Solos Paranaenses.

O instituto também coordenou uma pesquisa para testar e validar um produto inovador de controle biológico no Brasil. Trata-se do SteriClean, um complemento agrícola de tecnologia húngara, que ajuda a limpar e proteger as plantas contra fungos e bactérias, além de estimular o crescimento natural em diferentes cultivos.

Para prevenir a escassez de água doce – uma grave ameaça à saúde humana, animal e ambiental – o Tecpar estuda as possibilidades de adoção de uma tecnologia israelense de purificação e dessalinização de água no Brasil. A pesquisa, feita em parceria com a empresa importadora da tecnologia, busca validar um equipamento de filtragem de água que atenda às exigências do Ministério da Saúde para atender situações de emergência e vulnerabilidade hídrica.

PRODUÇÃO CIENTÍFICA – O fortalecimento da Saúde Única também passa pelo incentivo à produção científica. Para estimular a formação de profissionais qualificados para este segmento, o Tecpar convidou pesquisadores brasileiros que trabalham com a temática para publicarem seus estudos na edição especial da revista científica Brazilian Archives of Biology and Technology (BABT). A publicação editada pelo instituto completa 80 anos em 2026 e comemora seu aniversário com a inclusão de uma nova seção intitulada Saúde Única (One Health).

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Governo entrega óculos, kits maternidade e equipamentos a entidades em 11 cidades

Published

on

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), realizou nesta semana uma série de entregas integradas dos programas Bons Olhos Paraná, Nascer Bem Paraná e Fortalece Paraná no Centro-Sul e Sudoeste do Estado. Ao todo, foram entregues 1.035 óculos, 192 kits de maternidade e 11 kits do Fortalece Paraná, totalizando 1.238 benefícios destinados a crianças, gestantes, famílias em situação de vulnerabilidade e organizações da sociedade civil de 12 municípios paranaenses.

Ao longo da semana, os programas atenderam cidades das duas regiões, ampliando o acesso da população a políticas públicas voltadas à infância, à assistência social e ao fortalecimento das organizações que atuam diretamente com pessoas em situação de vulnerabilidade.

O Programa Bons Olhos Paraná garante consultas oftalmológicas, exames especializados e a entrega gratuita de óculos para estudantes da rede pública, contribuindo para a aprendizagem, a saúde visual e a qualidade de vida.

Já o Nascer Bem Paraná distribui kits de maternidade com itens essenciais para gestantes em situação de vulnerabilidade social, oferecendo mais segurança e dignidade nos primeiros dias de vida dos bebês. O Fortalece Paraná, por sua vez, apoia organizações da sociedade civil com equipamentos que contribuem para ampliar e qualificar o atendimento prestado à população.

Leia mais:  Paraná em Ação faz 7,2 mil atendimentos em Tapejara e chega a 50 mil em 2026

As entregas começaram na quarta-feira (10) em Turvo, com a distribuição de 178 óculos do Bons Olhos Paraná. Em seguida, Santa Maria do Oeste recebeu 38 kits do Nascer Bem Paraná e um kit do Fortalece Paraná.

Nova Laranjeiras foi contemplada com 108 óculos e 35 kits de maternidade, enquanto Porto Barreiro recebeu 35 óculos, cinco kits do Nascer Bem Paraná e dois kits do Fortalece Paraná. Encerrando o primeiro dia de agenda, Virmond recebeu 40 óculos, 14 kits do Nascer Bem Paraná e dois kits do Fortalece Paraná.

Na quinta-feira (11), as ações seguiram em Marquinho, com a entrega de 47 óculos, 28 kits do Nascer Bem Paraná e um kit do Fortalece Paraná. Em Candói, foram distribuídos 200 óculos e um kit do Fortalece Paraná. Foz do Jordão recebeu 91 óculos, 23 kits de maternidade e um kit do Fortalece Paraná, enquanto Reserva do Iguaçu foi contemplada com 143 óculos, 20 kits do Nascer Bem Paraná e dois kits do Fortalece Paraná.

Leia mais:  Ministério Público do Paraná garante proteção imediata a mulher vítima de importunação sexual com base em nova lei

A programação foi encerrada nesta sexta-feira (12) em Planalto, com a entrega de 151 óculos, 29 kits do Nascer Bem Paraná e um kit do Fortalece Paraná. Em Bela Vista da Caroba, outros 42 estudantes receberam gratuitamente seus óculos.

De acordo com a secretária de Estado do Desenvolvimento Social e Família em exercício, Luiza Simonelli, a integração dos programas demonstra o compromisso do Governo do Paraná em levar políticas públicas de forma eficiente às famílias paranaenses.

“Encerramos uma semana muito importante, levando ações que transformam vidas em diferentes áreas. Cada óculos entregue representa mais oportunidades de aprendizagem para nossas crianças; cada kit de maternidade garante acolhimento às gestantes e aos recém-nascidos; e cada equipamento destinado às entidades fortalece a rede de proteção social. É dessa forma, com programas integrados e presença nos municípios, que seguimos promovendo inclusão, dignidade e desenvolvimento para quem mais precisa”, destacou, Luiza.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262