Connect with us


Brasil

Taxa de residência para migrantes que querem trabalhar e investir no País ganha novas formas de pagamento: Pix e cartão

Publicado em

Brasília, 31/3/2026 – A partir de abril, os migrantes que solicitarem residência para trabalho ou investimento e precisarem pagar a taxa poderão efetuar o pagamento também por Pix ou cartão de crédito, o que reduz barreiras e amplia o acesso ao serviço. As informações sobre o processo, para acessar o sistema MigranteWeb e realizar o pagamento, estão disponíveis no Portal da Imigração Laboral (LINK), gerido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Justiça (Senajus).

A novidade facilita a vida de quem quer trabalhar ou investir no País, pois antes o pagamento era feito apenas via boleto bancário, por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU), integrada ao PagTesouro.

Além de serem formas de pagamento mais modernas e seguras, os novos meios de pagamento permitem o uso de cartões de crédito internacionais e agilizam a compensação, o que reduz a burocracia. O valor da taxa, de R$ 168,13, não sofreu alterações.

Atualmente, a taxa de autorização de residência é paga por migrantes que moram no Brasil ou por empresas e instituições universitárias que recebem estudantes e profissionais de fora para trabalhar no País. Refugiados ou migrantes em situação de vulnerabilidade são isentos do pagamento.

Leia mais:  MPor amplia inclusão feminina na aviação com formação de pilotas e mecânicas

A mudança também ajuda a reduzir obstáculos enfrentados por estrangeiros, como barreiras linguísticas e eventuais dificuldades de acesso à internet.

Para acessar o boleto, o interessado deve acessar o Portal de Imigração Laboral ou o site do PagTesouro.

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública

Comentários Facebook

Brasil

PRF apreende 25 fuzis em maior ação da história da corporação

Published

on


Brasília, 17/6/2026
– A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, na tarde desta quarta-feira (17), a maior apreensão de fuzis da história da corporação. A ação ocorreu na BR-277, em Santa Terezinha do Iguaçu (PR), próximo à fronteira entre Brasil e Paraguai, e integra o Programa Brasil Contra o Crime Organizado, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Durante a operação, os policiais encontraram 25 fuzis e 16 pistolas escondidos em um caminhão carregado com insumos para ração animal. Até então, a maior apreensão de fuzis da PRF havia sido registrada no Rio de Janeiro, em agosto de 2020.

O veículo era conduzido por um homem de 28 anos e transportava uma carga de insumos para ração animal que seguia da Argentina para Minas Gerais. Durante a abordagem, o motorista demonstrou nervosismo e informou aos policiais que transportava armas. Na vistoria, foram localizados armamentos e peças ocultos na cabine do caminhão.

Após a retirada e a montagem do material apreendido, foram contabilizados:

• 25 fuzis (22 calibre 5,56 mm e três calibre 7,65 mm);
• 898 munições de calibre 7,62 mm;
• 16 pistolas (14 calibre 9 mm e duas calibre .40);
• 4.150 munições calibre 9 mm;
• 127 carregadores.

Leia mais:  Macapá (AP): verão, cultura e ancestralidade na linha do equador

Entre as armas apreendidas, destacam-se dois fuzis AK-47, armamento de infantaria utilizado por grupos guerrilheiros, forças paramilitares e organizações criminosas. Em razão da confiabilidade e do baixo custo de produção, esse modelo se tornou uma das armas militares mais difundidas no mundo e também uma das mais utilizadas pelo crime organizado.

Diante dos fatos, o motorista foi preso e encaminhado à Polícia Federal em Foz do Iguaçu (PR), onde foi registrada a ocorrência por tráfico internacional de arma de fogo, crime cuja pena pode chegar a 16 anos de reclusão.

O Programa Brasil Contra o Crime Organizado é uma estratégia federal voltada ao enfraquecimento financeiro e operacional das facções criminosas, por meio de ações integradas de controle, investigação e combate destinadas a desarticular a logística dessas organizações.

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262