conecte-se conosco

Região Oeste

Sobe para 15 o número de mortes por gripe em Foz do Iguaçu

Publicado

G1 PR

A Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, confirmou nesta quinta-feira (13) que o município já soma 15 mortes por gripe desde o início do ano. O levantamento divulgado na semana passava havia registrado nove mortes no período.

Em todo o estado, o boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na quarta-feira (12) havia registrado 51 óbitos pela doença.

As novas mortes confirmadas em uma semana foram registradas em Foz do Iguaçu, Maringá, Curitiba e Cambé.

Os dados da secretaria mostram também que a faixa etária com maior número de casos confirmados de gripe é o público com mais de 60 anos, seguido pelas crianças com menos de seis anos.

Como prevenir

A Secretaria de Saúde ressalta que, principalmente com a chegada do inverno, as atitudes de prevenção à gripe devem ser reforçadas. Os principais sintomas da doença são febre, tosse seca, mal-estar, dores no corpo e na garganta, fadiga e calafrios.

Para se prevenir, além da vacinação, são importantes atitudes como lavar frequentemente as mãos (ou usar álcool gel), cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir e não compartilhar objetos como talheres e copos, além de procurar manter os ambientes bem ventilados.

Leia mais:  TJ-PR anula cassação de mandato de vereadora, em Foz do Iguaçu

Comentários Facebook

Região Oeste

Prefeitura e Câmara debatem início das atividades do programa Foz Conhecendo Foz

Publicado

O Executivo e o Legislativo municipal debateram a efetivação do programa Foz Conhecendo Foz, uma ação estratégica que visa fortalecer o turismo, gerar renda e emprego para centenas de trabalhadores afetados pela pandemia da Covid-19.

A reunião foi realizada na tarde de quarta-feira, 6 de janeiro, com a presença do vice-prefeito, Delegado Francisco Sampaio e da vereadora Anice Gazzaoui, presidente da Comissão de Turismo da Câmara e idealizadora do programa.

Também participaram da reunião o Secretário de Turismo, Paulo Angeli; a diretora de gabinete, Elaine Anderli; o presidente da LIGUIA (Liga Independente dos Guias de Turismo de Foz do Iguaçu), Carlos Alberto; o presidente da COOTRAFOZ, Vitalino Capeletto; e o presidente do SINPROVET (Sindicato dos Motoristas de Vans Escolares) Eudes Maurício Guiotto.

“Definimos alguns encaminhamentos de como será a parte operacional. O Programa terá início no dia 16 de janeiro às 09h da manhã com o primeiro start. Houve o cadastramento e com essas definições o programa entrará em operação”, explicou a vereadora.

“Essa iniciativa da Câmara, acatada pelo prefeito Chico Brasileiro, vai ajudar estes profissionais que tanto sofreram com a pandemia. Nosso objetivo é auxiliar essas pessoas, gerando emprego e renda e contribuindo com a retomada do turismo”, afirmou o vice-prefeito, Francisco Sampaio.

Leia mais:  Após abertura de CPI, Prefeitura de Foz do Iguaçu suspende instalação de lâmpadas de LED

Inscrições

As inscrições para os profissionais seguem abertas e podem ser feitas na sede da Prefeitura, na Praça Getúlio Vargas, nº 280, Centro, no horário das 8h30 às 14h. Até o momento 116 profissionais do transporte escolar e 167 guias de turismo estão cadastrados.

O programa tem o objetivo de proporcionar, exclusivamente aos moradores de Foz do Iguaçu, visita aos atrativos turísticos. A ideia é contemplar quase mil profissionais do turismo e do transporte escolar que farão os passeios com a população local. A ação conta com auxílio da Secretaria Municipal de Turismo, responsável pela implantação do programa.

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana