Paraná
Sanepar enviará caminhões-pipa para ajudar Rio Grande do Sul com abastecimento
O Paraná continua a se mobilizar em diferentes frentes para ajudar o povo gaúcho atingido pelas fortes chuvas dos últimos dias. Após o encaminhamento de mais de 190 toneladas de donativos enviados pela população e entidades na manhã desta segunda-feira (6), a Sanepar, a pedido do Governo do Estado, prepara o envio de caminhões-pipa para auxiliar no reabastecimento da cidade de Porto Alegre e região. A ação integra a campanha SOS RS, coordenada pelo Gabinete da Primeira-Dama e a Defesa Civil Estadual.
Pela articulação conjunta, que contou também com o apoio da Prefeitura de Curitiba, ficou combinado que a Sanepar enviará na manhã desta terça-feira (7) cinco caminhões-pipa, cada um com capacidade para até 12 mil litros de água. Dois veículos partirão de Curitiba, enquanto os demais sairão de Ponta Grossa, Pato Branco e Foz do Iguaçu. Eles vão pegar água em estações preservadas no Rio Grande do Sul.
A companhia de saneamento também colocou à disposição do governo gaúcho três reservatórios modulares com capacidade para armazenamento de 70 mil litros de água cada. Os contêineres são equipados com um sistema de pressurização que torna mais ágil e fácil o reabastecimento. Além disso, um engenheiro mecânico, três eletricistas e motoristas da Sanepar viajarão ao Rio Grande do Sul para operar os equipamentos e veículos até que o abastecimento de água dos municípios gaúchos seja normalizado.
“A Sanepar tem sido parceira da sociedade nos momentos de dificuldades. Foi assim na pandemia de Covid-19, quando viabilizamos álcool em gel, fizemos a desinfecção de unidades de saúde e mantivemos o fornecimento de água para os inadimplentes. Também ajudamos as comunidades nas enchentes de cidades paranaenses no ano passado. E, agora, não poderíamos deixar de ajudar nossos irmãos do Rio Grande do Sul”, afirma o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile.
MAIS DONATIVOS – Além das 190 toneladas já encaminhadas, a Defesa Civil estima que outras 300 toneladas que estão em separação sejam enviadas ao Rio Grande do Sul ao longo desta semana. Os quartéis do Corpo de Bombeiros e sedes das Brigadas Comunitárias continuam a receber alimentos não perecíveis. Nesta segunda-feira as unidades do Instituto Água e Terra também passaram a receber doações.
Assim como outras entidades, a Central de Abastecimento do Paraná (Ceasa-PR) também está se mobilizando junto ao Sindicato dos Permissionários (Sindaruc) para organizar a doação de alimentos secos e água.
AJUDA PROFISSIONAL – A ajuda do Governo do Paraná iniciou em 1º de maio com o envio de uma equipe de integrantes do Corpo de Bombeiros do Paraná e policiais militares. Até a manhã desta segunda-feira, os profissionais já haviam atuado no resgate de 786 pessoas que estavam ilhadas pelas enchentes.
Uma aeronave do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas também foi mobilizada para auxiliar nesse trabalho, enquanto um avião da Casa Militar transportou bolsas de nutrição parental (NPT) a crianças internadas em hospitais de Santa Maria e Santiago.
SITUAÇÃO – Até o momento, o governo do Rio Grande do Sul já confirmou 83 mortes em razão dos temporais. Ainda há 111 desaparecidos. Outras 149 mil pessoas estão fora de suas casas, sendo 20 mil em abrigos e 129 mil desalojadas, que recebem abrigo nas casas de familiares ou amigos.
Fonte: Governo PR
Paraná
Secretário municipal de Ampére denunciado pelo Ministério Público do Paraná por importunação sexual e corrupção passiva é condenado a cinco anos de reclusão
O secretário de Planejamento de Ampére, no Sudoeste do estado, foi condenado a cinco anos de reclusão em regime inicial semiaberto por importunação sexual e corrupção passiva. Ele havia sido denunciado pelo Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça da comarca, após o órgão receber informações sobre os crimes sexuais.
Áudio do Promotor de Justiça Murilo Euller Catuzo
Os fatos teriam ocorrido em 2025, quando o denunciado era presidente da Câmara Municipal. No curso das investigações, foram apurados fatos que levaram ao oferecimento da denúncia, em 15 de junho de 2025, por dois crimes de importunação sexual e um de corrupção passiva, pois o secretário, valendo-se do cargo, teria solicitado favor sexual a uma candidata a estágio em troca da vaga.
A sentença condenatória reconheceu a prática de corrupção e um crime de importunação sexual em continuidade delitiva. Ainda cabe recurso da decisão, e o MPPR deverá recorrer buscando o aumento da pena e a determinação da perda do cargo público do condenado.
O réu responde também a ação civil pública que questiona a validade de sua nomeação para o cargo.
Processo 0000029-82.2025.8.16.0186
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4249
Fonte: Ministério Público PR
-
Paraná6 dias agoMPPR oferece denúncia criminal contra três pessoas investigadas por crimes de fraude fiscal e lavagem de dinheiro apurados na Operação Enxágue
-
Brasil6 dias agoPortaria regulamenta o trabalho no comércio durante os feriados
-
Esportes6 dias agoAtlético-MG e Bahia ficam no empate pela 19ª rodada do Brasileirão
-
Esportes4 dias agoGrêmio perde para o Bolívar na altitude de La Paz e terá de reverter desvantagem na Arena
-
Política Nacional6 dias agoJustiças do Trabalho e Federal poderão receber R$ 21,5 milhões em crédito
-
Agro6 dias agoTecnologia avança no campo, mas qualificação profissional vira desafio
-
Educação5 dias agoProrrogado prazo para submissão em edital de projetos de extensão
-
Agro6 dias agoFenaBio coloca transição energética e novos combustíveis no centro do debate
