Paraná
Reunião da Rede de Parcerias troca experiências sobre gestão de projetos públicos
Representantes de todos os estados participam nesta quinta-feira (13) da reunião que integra o 18º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias – Etapa Paraná, dando sequência ao lançamento, pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, do programa Conecta399, na quarta-feira. A Reunião Conjunta Elos Municípios e Estados, que incentiva compartilhamento de experiências em gestão de projetos, é passo importante nessa rede, que conecta estados, municípios e União.
“Esta reunião de trabalho já aponta uma série de ações, como a avaliação de obras da União que, no processo de transição, ficaram paralisadas, por diversas razões”, disse o secretário estadual do Planejamento (SEPL), Guto Silva. Ele disse que a retomada desse diagnóstico visa entregar obras à população com eficiência e boa gestão.
A Rede de Parcerias tem por objetivo promover maior integração estados, municípios e governo federal para fortalecer a governança, o diálogo e a gestão e dar maior efetividade das políticas públicas implementadas com recursos das transferências da União.
O alinhamento do Governo Federal com os 27 estados é um dos principais focos dessa reunião, como explica o diretor de Projetos da SEPL, Marcos Marini. “A grande participação no Fórum mostra a importância da rede, principalmente dos municípios, pois é nela que se aprende sobre boas práticas e se assimila conhecimentos que ampliam a capacidade de melhorar tanto a captação de recursos quanto a questão da prestação de contas ao fim do projeto”, disse ele.
INTEGRAÇÃO NECESSÁRIA – A gestora de convênios e projetos da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina, Indianara Tavares, ressaltou a importância da integração entre estados e municípios proporcionada pela rede. “A troca de experiências é o importante, acompanhar o que cada estado tem feito relacionado à gestão de projetos, como as iniciativas do Paraná, que agora tem o Conecta399”, lembrou ela, que é coordenadora do Elo Municipal do estado vizinho.
Indianara compartilhou que a prática de destaque em Santa Catarina é a existência de escritórios de projetos em todas as macrorregiões do estado, visto que nem todos os municípios podem ter estruturas próprias com esse objetivo.
Luis Carlos Morente, assessor especial de gabinete da Secretaria de Governo do Mato Grosso do Sul, que coordena a Rede de Parcerias junto ao Ministério da Gestão e Inovação, cita que em seu estado a gestão pública também é voltada ao municipalismo, assim como no Paraná, e que a reunião fomenta a troca de expertises.
“Creio que além de tratarmos da captação de recursos da União, seja por emenda parlamentar, seja por proposta voluntária, seja por edital de chamada pública, o foco acaba sendo, precisamente, o de alcançar mais e melhores entregas à população, não só otimizando recursos públicos do estado, mas também trazendo novos recursos da União”, diz ele.
PEQUENOS VÃO GANHAR – Trabalhar em rede gera ganhos a todos acredita Alexander Moreira, diretor de Apoio à Gestão Educacional do Ministério da Educação. “O Fórum fortalece o processo de transferências governamentais, mas também amplia o acesso à informação e estimula mais cooperação, inclusive do ponto de vista do próprio ministério“, afirma Moreira, que vê na Rede de Parcerias a oportunidade de melhora da assistência técnica do Ministério da Educação tanto para estados quanto para municípios, e principalmente para os menores.
“Na visão municipalista, o encontro é fundamental, por incentivar a disseminação de conhecimentos que possam ajudar as cidades a trazerem recursos e a fazerem as prestações de conta da forma correta – e aqui com o apoio do Programa Conecta399, que traz a expectativa de um futuro melhor”, disse Francine Frederico, advogada da Associação dos Municípios do Paraná e coordenadora do Elo Municipal da Rede de Parcerias no Paraná.
CONECTA399 – O Governo do Paraná lançou na última quarta-feira (12) o Programa Conecta399, durante o 18º Fórum de Fortalecimento da Rede de Parceria – Etapa Paraná, que tem como objetivo aprimorar a capacidade de todos os 399 municípios paranaenses para tirarem do papel e levarem à frente projetos importantes para o desenvolvimento local.
O Conecta399 é uma iniciativa do Governo do Estado para apoio técnico, político e gerencial aos munícipios paranaenses.
Conduzido pela Secretaria de Estado do Planejamento, o apoio de agentes públicos ocorrerá no processo de obtenção de recursos federais desde a preparação, projeto e execução até à prestação de contas.
Haverá apoio também na elaboração de projetos para concorrência em editais nacionais e internacionais, visando a obtenção de recursos pelos municípios.
INTERLOCUTORES – Já na semana que vem, a SEPL irá encaminhar um ofício para todos os prefeitos do Paraná solicitando a indicação de interlocutores, para iniciar o treinamento no início de maio, com duração de um mês. Esse curso de capacitação é obrigatório para ingressar no Conecta399, e nele a Secretaria ajudará os municípios a fazerem o seu diagnóstico municipal e a organizarem as demandas que serão apresentadas ao Estado. O curso será na modalidade de ensino a distância.
Na segunda quinzena de junho haverá um evento do Governo do Estado para entregar os certificados de conclusão, marcando o ingresso do município ao Programa e início da segunda etapa do Conecta399, que tratará da identificação das oportunidades de recursos para fomentar os projetos.
Fonte: Governo PR
Paraná
Governador Ratinho Junior sanciona lei que prevê auxílio para famílias de Rio Bonito do Iguaçu
O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou na noite deste domingo (9) a lei ( ) que altera o Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap) e agora prevê auxílio mais célere às famílias das cidades atingidas pelo tornado de sexta-feira (7). A Assembleia Legislativa aprovou o texto de maneira unânime em duas sessões extraordinárias neste domingo (9) em um esforço coordenado para auxiliar as vítimas.
Até então a lei permitia apenas repasse fundo a fundo com municípios e a mudança vai permitir o repasse direto de recursos financeiros às famílias que tiveram as casas destruídas, especialmente no município de Rio Bonito do Iguaçu. Os critérios serão estabelecidos por decreto, mas a ideia é liberar até R$ 50 mil por família. O investimento inicial deve ser de R$ 50 milhões.
“O objetivo era ser rápido e concluímos essa etapa com apoio fundamental dos nossos deputados estaduais. Esse esforço coletivo mostra que a união ajudará a reconstruir Rio Bonito do Iguaçu e outras localidades atingidas pelo tornado e os temporais dos últimos dias”, afirmou Ratinho Junior.
- Histórias comoventes: moradores de Rio Bonito do Iguaçu começam a reconstruir a vida
- Copel e Sanepar avançam na reconstrução dos serviços essenciais em Rio Bonito do Iguaçu
O Estado já iniciou o planejamento para a reconstrução de casas, da sede da Apae e das escolas de Rio Bonito do Iguaçu, na região Centro-Sul. A reconstrução vai iniciar assim que as equipes de engenharia finalizarem os diagnóstico técnico e estrutural das residências. Cerca de 200 engenheiros da Cohapar e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA/PR) iniciaram já neste domingo a avaliação dos prejuízos e também da condição estrutural das construções.
Em paralelo, a Cohapar também está elaborando um programa para a construção de novas casas na cidade, que teve 90% de sua estrutura comprometida, incluindo residências, comércio e prédios públicos.
O Governo do Estado do Paraná também está mobilizando um grande aparato de maquinários e equipes para o trabalho de limpeza e remoção de entulhos em Rio Bonito do Iguaçu. Desde a madrugada de sábado (8), mais de trinta equipamentos, entre escavadeiras, pás-carregadeiras, caminhões, pantaneiras e tratores, estão sendo utilizados para desobstruir vias, remover destroços e reorganizar os espaços públicos. Os maquinários foram cedidos pela Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu, por municípios vizinhos e também por órgãos do Governo do Estado, como o DER-PR e a Defesa Civil Estadual.
CALAMIDADE – A Assembleia Legislativa também homologou o decreto estadual reconhecendo a situação de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu, o que vai agilizar a reconstrução das moradias e garantir apoio imediato à população afetada.
Fonte: Governo PR
-
Polícial6 dias agoPCPR divulga foto de homem foragido por furto qualificado e associação criminosa em Curitiba
-
Entretenimento6 dias agoVirginia Fonseca curte dia de parque com as filhas em Madri: ‘Minhas princesinhas’
-
Economia7 dias agoSeminário reforça papel estratégico da gestão de riscos na modernização do comércio exterior
-
Agro6 dias agoMesmo com corte da Petrobras, gasolina sobe em outubro e etanol recua levemente, aponta Edenred Ticket Log
-
Brasil6 dias agoSecretaria Nacional de Aquicultura realiza oitiva da cadeia de peixes nativos e visita projeto de piscicultura sustentável em Rondônia
-
Polícial2 dias agoMissão Paraná: Guarapuava encerra ciclo de ações integradas das forças de segurança nos Campos Gerais
-
Paraná6 dias agoRatinho Junior recebe Troféu Guerreiro do Paraná durante posse de nova diretoria do MPP
-
Entretenimento7 dias agoVirginia Fonseca e Vini Jr. posam agarradinhos: ‘Ele viaja para jogar’
