Paraná
Regionalização da saúde: estão em andamento quase 800 obras em todas as regiões do Paraná
O Governo do Estado tem 793 obras em andamento no Paraná para reforçar a regionalização do atendimento à saúde. São 569 reformas e ampliações e 224 novas construções de unidades para atendimento à saúde, somando mais de R$ 884 milhões em investimentos. Além disso, desde 2019, o governo estadual, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), já concluiu e entregou 350 obras, num investimento de R$ 150,5 milhões.
Uma das prioridades está nas novas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Nos últimos quatro anos foram entregues construções, reformas e ampliações de 300 UBS. Ainda seguem em andamento 679 obras nesse tipo de unidade, sendo 498 reformas e ampliações e 181 construções.
A Sesa também possui mais de 100 obras em hospitais do Estado, entre os quais sete são novos. As novas unidades são em Guaratuba, Colombo, Rio Branco do Sul, Guarapuava, São Mateus do Sul, Salto do Lontra e Pinhais, num investimento de mais de R$ 200 milhões. Algumas têm parceria com as prefeituras municipais ou com outras entidades públicas, como o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
“Estamos seguindo a estratégia da atual gestão do Estado, determinada pelo governador Ratinho Junior, de regionalizar a saúde do Paraná, investindo especialmente em obras. Por muitas vezes essas unidades são a porta de entrada do cidadão no Sistema Único de Saúde e, por isso, a melhoria nas estruturas impacta diretamente na qualidade do atendimento dos paranaenses”, afirma o secretário Beto Preto.
- Com equipamentos e novos veículos, Governo do Estado reforça saúde de Umuarama
-
Operação com aeronave do Estado garante transporte de órgãos à RMC e Distrito Federal
Há ainda, 55 obras para outras estruturas: construções de 12 Ambulatórios Médico de Especialidades (AMEs); 18 obras em Pronto Atendimento Municipal (PAM) – sendo 8 construções e 10 reformas e ampliações; quatro Unidades Mistas de Saúde (UMS); oito reformas de Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes); construção de duas clínicas de fisioterapia; reforma de um consórcio regional da saúde; construção de quatro bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), uma base de vigilância sanitária municipal e estruturas de saúde em universidades.
Em Maringá, uma das obras de maior relevância é o Hospital da Criança. O Governo do Estado, por meio da Sesa, formalizou o repasse de R$ 124,2 milhões para a construção do hospital e R$ 6,5 milhões para a compra de equipamentos. Além disso, a Sesa deverá repassar R$ 1,5 milhão ao mês, a partir da data de abertura do hospital, para manutenção do espaço. A unidade está pronta e conta com 24 mil metros quadrados, podendo atingir 200 leitos.
“Temos um acompanhamento diário para organizar esse grande volume de obras, sempre buscando o aperfeiçoamento das unidades e a consolidação do SUS no Paraná. Esse trabalho é de grande importância para a melhoria e desenvolvimento do atendimento prestado aos paranaenses”, disse o diretor de Obras da Sesa, Adilson Silva Lino.
- Governador autoriza Ambulatório de Especialidades para reforçar saúde em Irati
- De julho a dezembro, cadastro de medula óssea originou seis transplantes bem-sucedidos
AMES – Dentro da proposta de regionalização da saúde, o Governo investe mais de R$ 230 milhões nos Ambulatórios Médicos de Especialidade, que possibilitam atendimento multiprofissional, com consultas e exames de média complexidade, aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná. As estruturas serão localizadas nos municípios de Almirante Tamandaré, Cornélio Procópio, Campo Mourão, Jacarezinho, Paranavaí, Irati, Cianorte, Ivaiporã, União da Vitória e São José dos Pinhais, além da unidade universitária de Ponta Grossa e a do Litoral, em Paranaguá.
Os AMEs serão gerenciados pelos Consórcios Intermunicipais de Saúde e a proposta é atender à necessidade regional nos problemas de saúde que, devido à complexidade, não podem ser inteiramente diagnosticados ou orientados na rede básica, mas que não precisam de internação hospitalar ou atendimento emergencial.
Confira o vídeo da Secretaria de Saúde sobre as obras:
Fonte: Governo PR
Paraná
IAT adquire novos aparelhos de navegação por satélite para agilizar georreferenciamento
O Instituto Água e Terra (IAT) adquiriu seis novos aparelhos de navegação por satélite para agilizar o trabalho de georreferenciamento em campo desenvolvido pela Diretoria de Gestão Territorial. Chamados de Global Navigation Satellite System (GNSS), os equipamentos, de origem suíça, foram entregues nesta terça-feira (9) e vão dar mais celeridade às ações de regularização fundiária e medição de terras devolutas. O investimento total é R$ 542 mil.
De acordo com o gerente de Geociências do órgão ambiental, Carlos Roberto Fernandes Pinto, a nova tecnologia vai capturar todas as frequências de satélites disponíveis no mercado, vinculadas a 550 canais – a aparelhagem antiga usada pelo IAT possibilitava apenas 120 canais.
O sistema é utilizado para determinação de coordenadas, na qual uma constelação de satélites permite determinar o posicionamento e localização de um ponto, esteja ele em qualquer parte do mundo, sob condições climáticas diversas. “As medições de áreas urbanas e rurais ganham fluidez, precisão e rapidez. Uma coordenada que antes levava cinco segundos para ser marcada, agora poderá ser feita em segundo. A performance em campo será muito melhor”, explica.
- Com entrega de mudas, Semana do Meio Ambiente ajuda a regenerar 4,8 hectares no Paraná
- Voluntários cadastrados no IAT podem cuidar de espécies silvestres do Paraná
Os aparelhos terão impacto significativo na regulamentação de imóveis desenvolvida pelo IAT. Técnicos do Instituto, em parceria com prefeituras locais, atuam na identificação de áreas sem registro, no cadastramento dos beneficiários e georreferenciamento dessas propriedades seguindo os moldes da legislação federal.
O trabalho de georreferenciamento consiste no mapa e memorial descritivo do imóvel para que sejam estabelecidos os limites da propriedade. No caso das terras devolutas, áreas remanescentes de sesmarias não colonizadas em domínio do Estado, o trâmite ocorre internamente no IAT via ação discriminatória para transferência do imóvel ao possuidor do local.
A partir da regularização fundiária, o cidadão passa a ter segurança jurídica sobre o imóvel que ocupa. Com o documento em mãos, ele consegue financiamentos bancários e ter acesso a políticas públicas e recursos dos programas de governo, especialmente o acesso ao crédito, garantindo estabilidade, segurança jurídica e conquistas sociais. “Com esses novos aparelhos as medições serão rápidas, com a coordenada precisa dos pontos, agilizando consideravelmente os trabalhos dos técnicos de campo”, afirma Pinto.
Fonte: Governo PR
-
Educação7 dias agoPDDE Equidade: prazo de adesão é ampliado até 10 de junho
-
Paraná7 dias agoSanepar mantém o Triplo A, topo da escala da Fitch Ratings
-
Política Nacional6 dias agoRelatório final do grupo de trabalho sobre combate à misoginia será apresentado na próxima quarta-feira
-
Política Nacional7 dias agoTecnologias ameaçam proteção de vítimas e testemunhas, alertam debatedores
-
Política Nacional6 dias agoDeputado prevê rápida aprovação de controle sanitário para suplementos alimentares
-
Agro7 dias agoEconomia brasileira volta a crescer em 2026, mas inflação elevada e juros altos mantêm desafios para o agronegócio
-
Paraná6 dias agoFeriado de Corpus Christi altera horários de museus, parques e órgãos estaduais
-
Educação7 dias agoMEC inaugura sede do Campus Catalão do IF Goiano
