Paraná
Casos de feminicídio quase dobram em um ano no Paraná
Os casos de feminicídio, assassinatos de mulheres, quase dobraram em um ano no Paraná. Segundo dados da Coordenadoria das Delegacias da Mulher do Paraná (Codem) em 2018 foram registrados 62 ocorrências em todo o Estado. Já o ano passado fechou com 113 casos. Se comparados a 2017, a alta é ainda maior. naquele ano foram 40. No domingo é comemorado o Dia Internacional da Mulher.
O aumento dos casos de feminicídio são um fenômeno nacional, que se intensificar em 2019. Em São Paulo, por exemplo, o número de homicídios caiu, mas os casos de feminicídio subiram 34%, passando de 136 para 182 entre 2018 e 2019.
No Brasil, a mesma situação. Enquanto o número de homicídios dolosos de mulheres teve queda de mais de 14% em 2019, o de feminicídios subiu 7%. Foram 1.314 casos registrados em todos os estados mais o Distrito Federal.
Em Curitiba
Nesta semana, a morte da escrivã da Polícia Civil do Paraná, Maritza Guimarães de Souza, de 41 anos, e sua filha Ana Carolina de Souza, de 16, ocorrido na noite de quarta-feira (4), chocou a Capital. O suspeito de ter atirado contra as duas foi o companheiro de Maritza, o delegado Erik Bussetti.
Um outro caso também de grande repercussão neste ano foi o do bailarina Maria Glória Poltronieri, encontrada morta em Mandaguari, no Norte do Estado, no dia 26 de janeiro. O suspeito de ser autor do assassinato foi encontrado na semana passada.
Delegado foi transferido para Pinhais
O delegado Erik Bussetti foi transferido para o Complexo Médico penal, em Pinhais, nesta quinta-feira (5), pouco depois de ter audiência na Divisão de Homícidios de Curitiba (DHPP), onde ficou calado em seu depoimento. Segundo sua defesa, a sua condição é de profunda depressão. Segundo a polícia, ele não resistiu à prisão e entregou à arma aos policiais assim que eles chegaram até a casa de vizinha,onde acabara de deixar sua filha de 9 anos. O crime aconteceu na noite de quarta-feira. Bussetti teria disparado de 4 a 9 tiros em Maritza e na enteada Ana Carolina.
Na tarde desta quinta, o Sindicato das Classes Policiais Civis do Estado do Paraná (Sinclapol) emitiu uma nota de pesar e repúdio contra o duplo feminício. “Nossa irmã de armas e sua filha foram mortas com tamanha covardia e frieza que espanta qualquer ser humano. As verdadeiras vítimas foram ceifadas de suas vidas na madrugada de hoje (quinta) e morreram abraçadas em sinal de misericórdia, diante de um algoz cruel e calculista’, diz a nota.
Maritza e sua filha seriam veladas em Curitiba a partir da noite de quinta e seus corpos sepultados nesta sexta-feira (6), em Piraí do Sul, nos Campos Gerais, cidade natal da escrivã.
Campanha mostra os sinais da violência
Mulheres vítimas de agressão costumam informar acidentes com frequência; apresentar lesões incompatíveis com os relatos dos acidentes; ter hematomas, queimaduras, contusões e fraturas; sofrer humilhações diante de familiares e amigos; ter a liberdade restringida (ser proibida de trabalhar, estudar ou sair de casa); relatar dores de diversas naturezas; isolamento e mudanças frequentes de emprego ou endereço; baixa autoestima, insônia, medo e sentimento de culpa e depressão, além de transtornos alimentares.
Estes comportamentos fazem parte de uma cartilha de uma campanha lançada, nesta quinta-feira, pela Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho em alusão ao Dia Internacional da Mulher. “A campanha conscientiza a sociedade sobre a importância de denunciar por meio dos telefones 180 (Central de Atendimento a Mulher) e 181 (Disque Denúncia) sobre qualquer tipo de agressão, seja física, psicológica, moral, sexual e patrimonial contra a mulher”, disse o secretário Ney Leprevost.
Paraná
Processo de Avaliação Seriada da UEM tem 23,5 mil inscrições; veja a concorrência dos cursos
A Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio da Comissão do Vestibular Unificado (CVU), divulgou nesta sexta-feira (7) a concorrência da terceira etapa do Processo de Avaliação Seriada (PAS) 2025, que ocorrerá no dia 23 de novembro. Ao todo, foram 4.056 candidatos inscritos na última etapa, sendo 3.769 não cotistas e 287 cotistas. Mais 19,5 mil inscrições foram contabilizadas nas outras etapas do concurso.
O processo de avaliação seriada é a modalidade de ingresso no ensino superior que avalia o candidato ao longo dos três anos do ensino médio, em vez de uma única prova. No PAS, são ofertadas 758 vagas para ingresso no ano letivo de 2026, sendo 471 de ampla concorrência e 287 voltadas a políticas afirmativas.
O curso mais concorrido é Medicina, com 522 inscrições. A concorrência universal é de 104,4 candidatos por vaga e a de cotas sociais é de 83 candidatos por vaga. A segunda maior concorrência é de Biomedicina, pelo sistema de cotas sociais, com 49 candidatos por vaga; seguida por Engenharia de Software (anteriormente chamado de Informática), com 48 candidatos por vaga pelas cotas sociais e 41,4 por ampla concorrência.
O curso de Nutrição, que é novidade neste concurso, teve 140 inscrições. A concorrência é de 41 candidatos por vaga pelo sistemas de cotas sociais e 35 candidatos/vaga para ampla concorrência.
A lista completa de cursos com a quantidade de inscritos, vagas e a concorrência registrada está disponível no site do processo.
As provas do PAS estão marcadas para 23 de novembro, em Maringá e outras dez cidades – Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Goioerê, Ivaiporã, Loanda, Londrina, Paranavaí e Umuarama. As inscrições homologadas e os locais de prova já podem ser consultados no site do concurso, no Menu do Candidato ou no App Vestibular UEM.
Fonte: Governo PR
-
Brasil7 dias agoComitê do Navegue Simples apresenta cronograma de reuniões para 2026
-
Paraná7 dias agoForça-tarefa contra escorpiões mantém mobilização e leva orientação às escolas
-
Educação7 dias agoGoverno do Brasil institui Sistema Nacional de Educação
-
Entretenimento7 dias agoMari Marquini usa fantasia com 11 kg de cristais: ‘Musa da Colorado do Brás
-
Educação7 dias agoEnem 2025: confira o passo a passo para visualizar o local de prova
-
Paraná7 dias agoEstado investirá R$ 16 milhões para fortalecer envelhecimento ativo e Universidade do Idoso
-
Agro7 dias agoAcordo comercial entre EUA e China impulsiona soja e eleva preços em Chicago
-
Paraná7 dias agoParaná, Mato Grosso do Sul e Paraguai alinham calendário de vacinação nas fronteiras
