Brasil
Ratinho Junior lamenta saída de Sergio Moro de Ministério da Justiça e Segurança Pública
O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), lamentou a saída do ex-juiz Sergio Moro do Ministério da Justiça e Segurança Pública, anunciada na manhã desta sexta-feira (24).
Na manifestação publicada nas redes sociais, Ratinho afirmou que Moro é “o maior paranaense da história recente, orgulha o nosso Estado e o Brasil”.
Sergio Moro anunciou que deixa o governo por causa da decisão do presidente Jair Bolsonaro de trocar o diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, indicado para o posto pelo agora ex-ministro. A Polícia Federal é vinculada à pasta da Justiça.
Segundo o governador, Moro “ajudou a combater a corrupção em nosso país” como ministro e como juiz.
“Tenho certeza que ele vai continuar contribuindo com a nação em outros desafios. O Paraná te recebe de braços abertos”, disse Ratinho Junior.
Greca diz que Moro é ‘reserva moral’
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), também se manifestou sobre a saída de Moro.
Segundo Greca, Valeixo e Moro são “reservas morais que o Paraná ofereceu ao Brasil”.
Na postagem que fez nas redes sociais, o prefeito afirmou que “na forma do detestável e antigo costume político brasileiro, Moro e Valeixo fizeram o que deviam e Brasília fez com eles o que costuma”.
Senadores
Em uma rede social, o senador Alvaro Dias (Podemos) afirmou que mais graves que a demissão são os crimes denunciados.
Em nota conjunta do partido, o senador disse ainda que a saída de Moro do governo “representa o afastamento do governo Bolsonaro do sentimento popular e do combate à corrupção. É a derrota da ética”.
O senador Flávio Arns (Rede) classificou a saída de Moro como “mais uma lástima que se acumula em meio a tantas crises que estamos vivenciando em nosso país”.
Arns disse ainda por meio de nota que Moro indicou diversos crimes de responsabilidade e que a atitude do presidente Jair Bolsonaro “fere de morte a confiança dos brasileiros”.
Brasil
Ministro dos Transportes debate avanços em infraestrutura e liderança em agendas no Sudeste e no Sul
O ministro dos Transportes, George Santoro, cumpriu, nesta quarta-feira (29), agendas em São Paulo e no Rio Grande do Sul com foco em infraestrutura, desenvolvimento econômico e gestão pública. Pela manhã, participou do evento “Inteligência em Foco: Brasil, Tendências de um Mercado Dinâmico”, promovido pela S&P Global Market Intelligence, na capital paulista.
“O Brasil está diante de uma janela de oportunidades muito importante. Temos estabilidade institucional, previsibilidade e uma agenda forte de infraestrutura. Construímos hoje a maior carteira de concessões do mundo, tanto em rodovias quanto em ferrovias, com regras estáveis, matriz de risco clara e mecanismos de solução de conflitos que dão segurança ao investidor”, afirmou o ministro.
No encontro, ao tratar dos desafios logísticos, Santoro destacou a integração entre os modais como prioridade para aumentar a eficiência do transporte nacional.
“O país se consolidou como um grande exportador de commodities, mas precisa ganhar produtividade e isso passa por melhorar a logística. Estamos integrando modais, conectando portos, ampliando a malha ferroviária e criando condições para reduzir custos e aumentar a competitividade”, declarou.
Estratégias de liderança
À noite, em Porto Alegre (RS), o ministro participou do evento “Novos Líderes para um Novo Mundo”. Na ocasião, integrou a master class “Negociação, decisão e liderança em cenários complexos”, ao lado de especialistas e representantes de instituições nacionais.
“A experiência na gestão pública mostra que decisões mais eficazes são construídas com diálogo, escuta ativa e confiança entre as instituições. Quando há disposição para ouvir e construir consensos, os resultados chegam de forma mais sólida. No setor público, isso é essencial para transformar projetos em entregas reais para a sociedade”, destacou George Santoro.
Promovido pela CMI Interser Brasil, em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola do Rio Grande do Sul, o encontro reuniu representantes dos setores público e privado para debater estratégias de negociação e tomada de decisão em ambientes desafiadores.
A programação também marcou a abertura da etapa classificatória brasileira da International Negotiation Competition, considerada a maior competição universitária internacional da área. A etapa final será realizada em julho de 2026, no Canadá.
Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes
Fonte: Ministério dos Transportes
-
Esportes4 dias agoInter empata com Botafogo em duelo movimentado no Beira‑Rio
-
Agro5 dias agoPreço do leite sobe em 2026 e pressiona mercado lácteo no Brasil, aponta Cepea
-
Esportes6 dias agoPalmeiras goleia o Jacuipense e encaminha vaga às oitavas da Copa do Brasil
-
Agro5 dias agoPreço do suíno cai no Brasil mesmo com exportações recordes e pressiona margens do produtor
-
Paraná7 dias agoGaeco cumpre mandados de busca e apreensão em Bandeirantes e Cambará na Operação Fim da Trilha, que investiga possíveis crimes cometidos por policial civil
-
Brasil6 dias agoMinistério da Saúde inicia distribuição emergencial de medicamento oncológico em todo o país
-
Agro5 dias agoConsumo de diesel no Brasil deve bater recorde em 2026 com 70,8 milhões de m³, impulsionado pelo agronegócio
-
Política Nacional6 dias agoComissão aprova obrigatoriedade de caixa eletrônico acessível para pessoa com deficiência visual
