Connect with us


Paraná

Quatro meses após retomada, camping do Pico do Marumbi já reuniu quase 150 aventureiros

Publicado em

A reabertura do espaço de camping para pernoite no Parque Estadual Pico do Marumbi, entre Morretes, Piraquara e Quatro Barras, completa quatro meses nesta terça-feira (16). Desde então, a Unidade de Conservação (UC) administrada pelo Instituto Água e Terra (IAT) recebeu 146 pessoas que optaram por dormir em meio à mata, com direito à vista do grupo de montanhas do conjunto.

De acordo com a organização do espaço, os aventureiros noturnos equivalem a 2,3% dos visitantes no período – o parque atraiu 6.320 pessoas entre dezembro e abril. “O camping torna a experiência dos visitantes mais rica. O pernoite aproxima o público da natureza e do próprio parque, sempre prezando pelo respeito às normas e a biodiversidade do lugar”, afirma o chefe da Unidade de Conservação, Gabriel Camargo Macedo.

A área de camping foi desativada em 2020 por causa da pandemia de Covid-19. A atividade voltou em 16 de dezembro do ano passado. Neste momento, a estrutura permite até 20 barracas com, no máximo, três pessoas em cada uma.

Regulamentado pela Portaria IAT 489/2023, o camping fica a 4,6 km da base de prainhas, próximo à Estação Marumbi e à base do IAT no local. Conta com banheiros, chuveiros, tomadas (110V) e uma praça de alimentação coberta, com bancos e mesas fixas, além de pias para limpar as louças.

De acordo com o documento, os interessados devem apresentar o termo de Conhecimento de Risco devidamente preenchido e assinado. Além disso, é reservado à administração da Unidade de Conservação o direito de suspensão de reservas e solicitação de desocupação total ou parcial sempre que houver necessidade, visando o desenvolvimento seguro da atividade.

O valor é de R$ 20 por dia e por campista – o pagamento só é feito após a confirmação da abertura da vaga pelo IAT, via WhatsApp, pelo número (41) 99554-3988. Idosos têm direito à meia-entrada. Crianças até 12 anos acompanhadas dos pais estão isentas.

O atendimento e entrada no camping é das 8h às 15h, sempre de quarta-feira a segunda. O horário limite para saída do camping é 12h.

Leia mais:  Paraná tem 55 premiados no Mundial do Queijo; Melhor Queijeiro também é do Estado

ATRATIVOS – O Parque Estadual Pico do Marumbi tem 8,7 mil hectares de área e é classificado como Unidade de Conservação da Natureza de Proteção Integral, ou seja, um complexo ambiental com objetivo principal de conservar a rica biodiversidade local.

Entre os principais atrativos, destaque para parte da histórica Ferrovia Paranaguá-Curitiba, com diversas construções antigas como as Estações do Marumbi e Engenheiro Lange. Vale a visita também ao Salto dos Macacos; Caminho do Itupava; Conjunto do Marumbi, formado por diversos Picos que superam mil metros de altitude, como a Ponta do Tigre (1.400 m); e as trilhas Noroeste, Frontal e Morro do Rochedinho.

Saiba como proceder para acampar no Parque Estadual Pico do Marumbi e quais dados informar:

– Entrar em contato com sete dias de antecedência da data desejada para acampar, via WhatsApp do camping (41) 99554-3988, para verificar o número de vagas e demais esclarecimentos;

– Data de entrada e data de saída do camping;

– Cópia do documento daqueles que irão acampar;

– Nome completo, data de nascimento, cidade em que reside e telefone para contato de todos os campistas;

– Pagamento da taxa via depósito na conta do IAT deve ser feito somente após a confirmação da abertura da vaga via Whatsapp;

– Envio do comprovante de pagamento via WhatsApp do camping: (41) 99554-3988;

– Apresentação dos documentos pessoais e termo de conhecimento de risco na portaria do Parque Estadual Pico do Marumbi.

Para mais informações acesse AQUI.

BOAS CONDUTAS – Para garantir uma estadia harmoniosa a todos, o Instituto Água e Terra possui a Portaria IAT 489/2023 que dispõe as normas e proibições na área de pernoite.

– Não é permitido fazer fogueiras;

– Uso de fogareiro fora de área estabelecida;

– Jogar lixo, nem mesmo orgânico, e enterrar restos de alimentos;

– Não lavar nada no rio, somente utilizar as pias. Não utilizar nenhum produto químico no rio. Exemplo: sabonetes, shampoos, pasta de dentes, protetor solar;

– Escovar dentes, se lavar e fazer necessidades fisiológicas fora das instalações sanitárias;

– Acampar somente nas vagas de barraca demarcadas;

– Não é permitido cavar, abrir valetas de drenagem, nivelar, retirar vegetação ou abrir novas áreas de barraca;

Leia mais:  Polícia Militar apreende 685 quilos de drogas em ação na Região Metropolitana de Curitiba

– Respeitar o horário de silêncio, das 21h às 7h;

– Respeitar os horários de visitação aos atrativos e as normas do Parque;

– Não é permitida a realização de atividades noturnas;

– É proibido fumar, em virtude do risco de incêndio;

– É proibido o consumo de bebidas alcoólicas e drogas ilícitas;

– Proibido alimentar, importunar ou maltratar animais silvestres;

– Proibido fazer varais improvisados ou utilizar as cercas para secar roupas, toalhas, etc. Caso necessário, secá-las sobre a barraca;

– O visitante deverá informar e assinar o cadastro para cada atividade no parque no dia da atividade;

A não obediência das regras estabelecidas resultará em penalidades nas esferas administrativa, cível e penal. Dependendo do caso, acarretará na proibição da entrada do visitante no Parque Estadual do Marumbi por um período de cinco anos.

COMO CHEGAR – A principal forma de acesso é por trem, que sai diariamente, às 8h15, da Rodoferroviária de Curitiba, e leva duas horas para chegar até a sede do Parque Estadual Pico do Marumbi, em Morretes. O visitante também pode ir de ônibus, saindo de Curitiba até a rodoviária de Morretes, onde uma linha municipal vai até o vilarejo de Porto de Cima.

Quem vai de carro de passeio pode pegar a BR-116 e entrar na Estrada da Graciosa (PR-410), seguindo até o vilarejo de Porto de Cima (PR-411), base do receptivo do IAT de Prainhas. Este trajeto também pode ser feito pela BR-277, virando na PR-408 (acesso a Morretes), seguindo pela PR-411 e chegando no receptivo do IAT de Prainhas.

Partindo do receptivo de Prainhas até a Estação Marumbi, existe um trecho de 4,6 km que devem ser percorrido a pé, de bicicleta ou de carro com tração 4×4.

Serviço:

Reservas pelo WhatsApp – (41) 9-9554-3988

Horário de funcionamento camping: 8h às 15h

O limite máximo para a saída dos visitantes: 12h

De quarta-feira à segunda-feira. O camping não funciona às terças-feiras

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

TV Paraná Turismo vai transmitir a segunda divisão do Campeonato Paranaense

Published

on

Pelo segundo ano consecutivo, a TV Paraná Turismo vai transmitir os principais jogos da divisão de acesso do Campeonato Paranaense de Futebol. A renovação do acordo foi assinada nesta sexta-feira (3) pelo vice-governador Darci Piana e o presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF), Hélio Cury Filho, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. O acordo marca uma ampliação da parceria para fortalecimento do futebol paranaense, que neste ano também já contou com a cobertura televisa da 1ª divisão estadual.

Os jogos que terão transmissão ao vivo ocorrem sempre às 16h de sábado e às 11h de domingo. Na primeira rodada, os torcedores poderão acompanhar a disputa entre Paraná Clube e Nacional, que se enfrentam às 16h deste sábado (4) em Curitiba. No domingo (5), será a vez de Rio Branco e Paranavaí, às 11h, em jogo marcado para Paranaguá. A cobertura esportiva da TV Paraná Turismo começa sempre 15 minutos antes da bola rolar.

Segundo Piana, a maior divulgação dos clubes paranaenses ajuda a fortalecer o esporte em todas as regiões do Estado, o que pode se refletir no aumento das torcidas e no fluxo de pessoas nos municípios. “O Governo do Estado entende a necessidade de valorizar o futebol do Paraná porque se a população acompanhar mais os clubes vai fortalecer os times do Interior e ajudar a fomentar o turismo, o que beneficia hotéis, restaurantes e o comércio em geral”, afirmou.

O presidente da FPF seguiu a mesma linha de raciocínio e defendeu a continuidade da parceria para que os times e o próprio campeonato tenham mais visibilidade em todo o Paraná. “Essa parceria com a TV Paraná Turismo nos ajuda muito porque os clubes têm a sua marca e o seu trabalho mais divulgados, o que ajuda na questão de acordos de patrocínios, aproxima os torcedores do time, fomentando inclusive um aumento de público nos próprios estádios”, disse Cury Filho.

Leia mais:  Mais de 4 mil pessoas assistiram aos concertos da Orquestra Sinfônica no fim de semana

Ao citar o exemplo do Paraná Clube, que já vendeu mais de 35 mil ingressos para o jogo de estreia, o secretário estadual do Esporte, Hélio Wirbiski, defendeu o sucesso da parceria para a transmissão da competição, o que de acordo com ele também traz benefícios para a TV Paraná Turismo. “Essa foi uma experiência que deu certo no ano passado e trouxe muita audiência, tanto é que foi renovada. E também se repetiu na transmissão da primeira divisão estadual”, comentou.

“Assim como o Paraná, os clubes do Interior têm investido em contratações e estrutura, o que também se reflete nos municípios, e essa visibilidade maior dos jogos ajuda a trazer novos patrocinadores e investimentos”, acrescentou o secretário da Comunicação, Cleber Mata.

REGULAMENTO – A FPF já definiu o calendário da competição, que começa neste sábado, 4 de maio. O regulamento permanece o mesmo de 2023: serão nove jogos classificatórios em turno único entre os dez times. Neste ano, competem pelo acesso Apucarana, Foz do Iguaçu, Grêmio Maringá, Iguaçu, Laranja Mecânica, Nacional, Paraná Clube, Paranavaí, Patriotas e Rio Branco.

Leia mais:  Em Castro, MPPR denuncia quatro pessoas que participariam de associação criminosa responsável por roubos em fazendas em várias regiões do Paraná

Os quatro maiores pontuadores se enfrentarão nas semifinais em dois jogos de mata-mata com ida e volta marcadas para 6 e 13 de julho. Os vencedores sobem para a divisão principal e disputam as finais nos dias 20 e 27 de julho, quando será definido o campeão. As duas equipes com a menor pontuação na fase classificatória serão rebaixadas para a 3ª divisão.

Os quatro melhores colocados fazem as semifinais, e os finalistas sobem para a primeira divisão. Os dois piores são rebaixados. A fase mata-mata tem partidas de ida e volta. Os times poderão inscrever novos atletas e habilitar os mesmos até 28 de junho, sem limite de inscrições.

TRANSMISSÃO Os jogos podem ser assistidos pelos canais 9.1 UHF na tevê aberta, 509 na Claro/NET e frequência 3985 pela Star One D2. Também há transmissão para todo o Brasil pelo canal 236 da Banda Ku, pelo canal 66 da SKY TVRO e pela frequência 3985 pela Star One D2. A programação ao vivo também está disponível no site da TV Paraná Turismo.

Confira os jogos da 1ª rodada:

Sábado (04/05)

Paraná Clube x Nacional-PR às 16h (transmissão ao vivo na TV Paraná Turismo a partir das 15h45)

Patriotas x Laranja Mecânica, às 18h30

Domingo (05/05)

Rio Branco-PR x Paranavaí, às 11h (transmissão ao vivo na TV Paraná Turismo a partir das 10h45)

Iguaçu x Apucarana, às 16h

Foz do Iguaçu x Grêmio Maringá, às 18h

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana